segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Mais uma: Síndrome do Pensamento Acelerado

Sei não, mas conheço muita gente que pode ser enquadrada perfeitamente nesse perfil.

No fim do ano, a lista de afazeres é longa. E o tempo para dar conta dos preparativos para as festas, curto. A sobrecarga de tarefas e a necessidade de resolver tudo ao mesmo tempo podem favorecer o surgimento da Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA), chamada de “mal do século”. O distúrbio, cada vez mais comum devido ao ritmo de vida atual, ainda não é considerado uma doença, mas um sintoma de ansiedade.

Pessoas com SPA ficam com a mente hiperpensante - ou seja, funcionando com várias ideias simultaneamente, sobretudo projetos de trabalho, e em velocidade intensa.

- O excesso de informações, o encurtamento de prazos e as novas tecnologias, que tornam os indivíduos escravos do trabalho, provocam essa aceleração do pensamento - diz o psiquiatra Sérgio Lima, diretor da Clínica Spatium.

De acordo com o clínico geral Jamiro Wanderley, consultor do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Educação Continuada (CPDEC) na área de qualidade de vida, o problema leva à perda de autonomia para priorizar afazeres e ao desgaste físico e mental.

- A pessoa fica com dificuldade para descansar, porque vai dormir e continua pensando em várias coisas, e passa a não prestar atenção nem ao que está falando - explica o médico. - Na primeira fase da SPA, o indivíduo se sente superprodutivo, fazendo mil tarefas. Depois, começa a cometer deslizes.

Irritabilidade com quem age de maneira mais lenta, intolerância a contrariedades, diminuição da produtividade e esquecimento são outros sintomas da SPA. Entre os sinais físicos, estão insônia, fadiga, aumento da pressão, taquicardia e falta de ar.

Crianças também estão sujeitas a sofrer do distúrbio, principalmente aquelas que têm muitas atividades extracurriculares. Segundo o psicólogo e coach João Alexandre Borba, a melhor forma de prevenção é repensar a agenda e desacelerar a mente com técnicas de relaxamento, como meditação, que também ajuda no tratamento do problema.

- Ter um hobbie e fazer atividade física também são excelentes. É preciso voltar a olhar para dentro de si. A pessoa com SPA parece alguém muito comprometido, mas, na verdade, está desgovernado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário