quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Quem será o semianalfabeto?

Na sentença proferida no dia 16 de dezembro de 2015, a Juíza Melissa Pinheiro Costa Lage Giovanardi, da 9ª Vara Criminal de Belo Horizonte, concluiu que “diante de todo o conjunto probatório que fora exposto, não restam dúvidas de que o acusado EDUARDO BRANDÃO DE AZEREDO, para disputar a reeleição ao cargo de Governador do Estado de Minas Gerais, no ano de 1998, criou uma estrutura político-financeira a fim de legitimar, lavar, os vultuosos recursos que seriam utilizados durante a campanha. Criou se uma organização criminosa complexa, com divisão de tarefas aprofundada, de forma metódica e duradoura”.

Pois é. Agora fiquei na dúvida sobre quem é o semianalfabeto da história, se a juíza ou se o autor do artigo no temerário blog Brasil247, Jeferson Miola, que entre outras coisas foi coordenador-executivo do 5º Fórum Social Mundial (por aí vocês imaginem o nível). Provavelmente ambos, já que Miola não acusou o erro. Mas pedir correção, mesmo que seja gramatical, é pedir muito para um comuna.

Só para esclarecer, o termo vultuoso existe e significa “acometido de vultuosidade” que é a “condição ou estado do rosto quando as faces e os lábios estão vermelhos e inchados, e os olhos salientes”. Já vultoso, que é o certo no caso, significa “muito grande, considerável”, como todo mundo sabe.

2 comentários:

  1. (argento) ... poiZé, de tanto que "cultos" ou pelo público avaliados (acreditados) como tal, inventam expressões como "assistir AO programa", ou "vultuosos" recursos ou "vultuosas" somas, o público alvo das balas perdidas os acaba repetindo, por "crença" - o exemplo vindo de cima acaba incorporado nos "de baixo" - de tanto repetirem o errado, este (errado, mentira), acaba virando certo ...

    ResponderExcluir