terça-feira, 20 de outubro de 2015

Pense bem: você gostaria de ter sido colonizado por holandeses, ingleses, quem sabe franceses?

João Pereira Coutinho: Chega de desculpas.

A herança ibérica é causa dos problemas do Brasil? A pergunta é teórica. E recorrente. Mas se tornou bem prática nos últimos dias: a convite da associação Estudantes pela Liberdade, estive em São Paulo para uma conversa sobre o assunto.

Não foi fácil: entrei no auditório, e estavam talvez umas 300 pessoas para escutar e, quem sabe, pedir o meu escalpe. No fim, saí ileso e ninguém comprou a ideia de que os portugueses são responsáveis pelo estado do Brasil. É verdade. O país pode estar a caminho do abismo, mas as novas gerações enchem o meu coração de otimismo.

Mas, como alguém diria, vamos ao que interessa: a colonização foi coisa boa ou coisa má? A pergunta, pelo seu maniqueísmo, já vem coxa. Nenhuma colonização é totalmente boa ou totalmente má. Houve bons legados e maus legados.

Começo pelos bons: a ausência de uma “superioridade de raça”. Sérgio Buarque de Holanda sabia do que falava. Gilberto Freyre também. Como dizem ambos, os portugueses que chegaram em 1500 já eram um povo “mestiço” - uma salada de latinos, africanos, árabes e o diabo a quatro. Isso é importante?

É. Porque não foram apenas os portugueses a colonizar o Brasil. Os nativos também colonizaram os portugueses - e essa “plasticidade”, para usar um termo caro tanto a Sérgio Buarque quanto a Gilberto Freyre, impediu a rigidez cultural, social, até sexual, que outros colonizadores espalharam por seus domínios.

Sim, sei: você gostaria de ter sido colonizado por holandeses, ingleses, quem sabe franceses.

Coisa chique. O que significa que você não se importaria se o Brasil tivesse virado uma África do Sul (tudo gente pacífica), uma Índia (ou um Paquistão), ou talvez uma Argélia (o lugar mais próximo do paraíso - quando há bombas).

Está no seu direito. Mas, como diz um amigo meu, você consegue mesmo imaginar a “Garota de Ipanema” cantada em holandês? A “musicalidade” dos brasileiros (no sentido amplo da palavra) precisou de semente mestiça para florescer.

Pena que nem tudo tenha florescido - e aqui mergulho no lado lunar. Sérgio Buarque de Holanda, uma vez mais, é um bom guia. Os portugueses não foram exemplares na educação da colônia.

No século 18, afirma Sérgio, milhares de livros eram publicados no México. Ao mesmo tempo, a Coroa portuguesa fechava as tipografias dos trópicos por temer que ideias “subversivas” pudessem corromper a estabilidade do Brasil.

E quem fala em livros fala em educação: Sérgio Buarque relembra que, entre os anos de 1775 e 1821, 7850 bacharéis e 473 doutores e licenciados saíram com diploma da Universidade do México. Em igual período, só 720 brasileiros conseguiram a proeza (pela Universidade de Coimbra, claro).

Finalmente, existe uma herança pesada da colonização portuguesa: esse patrimonialismo que atribui ao Estado o papel de “baby-sitter” do cidadão. Isso significa que homem começa a ganhar a mentalidade de uma criança, que tudo espera do Estado, desde o berço até a sepultura.

Mas, se me permite, também pergunto: poderia ter sido de outra forma? Ou a criação de uma nova nação - corrijo: de um continente inteiro - precisa de um pouco de centralização política para garantir a unidade territorial e administrativa? Ler Fernando Henrique Cardoso nesse quesito é altamente instrutivo.

Ponto de ordem: os portugueses deixaram o Brasil há quase 200 anos. Uma criança talvez acredite que um povo que deixou o país há dois séculos é culpado pelo “mensalão”, pelo “petrolão”, pelo trio elétrico Dilma-Lula-Cunha e, sei lá, pelo próprio aquecimento global.

Qualquer pessoa adulta sabe que o presente do Brasil é um produto das escolhas dos brasileiros. Até porque lançar as culpas para o antigo colonizador também serve para o próprio colonizador.

Os portugueses poderiam tranquilamente dizer que eles não têm culpa de nada; a culpa é de Castela, ou seja, da Espanha, que existiu antes de nós. Ou talvez tenha sido dos árabes, que existiram antes da Espanha. Ou talvez tenha sido dos visigodos, que existiram antes dos árabes. Ou talvez tenha sido de Roma, que existiu antes dos visigodos. Ou talvez tenha sido dos gregos, que existiram antes dos romanos. Ou talvez tenha sido do segundo macaco, que subjugou o primeiro macaco nos alvores da Humanidade.

Chega de culpas. E, em 2015, chega de desculpas.

Um comentário:

  1. (argento) ... sem culpas e sem papo furado: o BraZiu foi "descobertos" e colonizados por Portugal. Fim de Papo!!!

    ResponderExcluir