segunda-feira, 12 de outubro de 2015

A imbecilidade em seus limites máximos

Como eu já disse aqui várias vezes, eu não me limito a ler e ouvir gente que está do meu lado. E muito menos considero quem está do meu lado politicamente como parâmetros de moral e ética, vide essa nojeira que andam fazendo ao apoiar Eduardo Cunha, desconsiderando seu prontuário na justiça, elevando-o ao patamar de salvador da Pátria apenas e por ter lá suas pinimbas com o PT e ocupar com um discutível dinamismo um cargo importante nessa gandaia que é a nossa política.

Eu também leio e ouço o outro lado político, hoje já não por ter esperanças de poder discutir ideias, mas sim para me divertir com tanta imbecilidade e, como eu sou um socialista, no sentido sádico da palavra (há outro?), faço questão que de compartilhar a merda abaixo com a meia dúzia de amigos que me acompanham.

Carta aberta à Presidenta Dilma - Artur Scavone

Querida companheira Dilma:

Eu imagino como anda difícil sua vida aí no Planalto. Mas é possível que você não tenha ideia de como anda a nossa aqui na planície. Não, eu não falo da carestia, do desemprego. Nós todos sabíamos que, quando o cobertor ficasse curto, a briga pela coberta ia ser feia. E eles, da elite, têm muita mais força que nós, apoiados pela grande mídia. Sabíamos, sim.

Nossa angústia aqui é outra. É ver que você tomou para si a bandeira da luta contra a corrupção e deixou todos eles, da elite, fulos de raiva. Eles não conseguem te associar à corrupção, por mais que façam. E olha que não fazem pouco. A martelação é todo dia, nos rádios, nas TVs, em todo canto. Chega a encher o saco.

Pois é. Mas esse é o problema. Nós estamos sentindo que você está achando que teu principal legado vai ser o combate à corrupção. Duela a quién duela. Daí que você não quer nem ver perto de você qualquer um que tenha respingos de Lava Jato. Tem razão, é complicado. Você chegou a se isolar por causa disso. E não fala com ninguém. “Meu governo não impedirá a apuração dos mal-feitos”, você tem repetido. E o teu ministro da Justiça segue nesse rumo.

O problema é que a justiça em nosso país tem olhos, ouvidos e enxerga bem demais por baixo daquele paninho nos olhos. Ela só apura o que interessa para seus patrões. Não, não, não estou sendo exagerado. Ela só apura se for contra o PT. Com o resto, ela é complacente. Você, obviamente, já reparou isso.

Sabe aquele poema do Brecht, que a gente falava tanto nos nossos tempos de luta contra a ditadura? “Primeiro levaram os negros. Mas não me importei com isso. Eu não era negro…” Lembra? Pois é. A agressão está crescendo cada vez mais, já estão hostilizando nossos companheiros nos bares e restaurantes.

Agora, companheira Dilma, um Presidente da Câmara, que está enrolado até os cabelos com corrupção, está à frente para te pegar por – é incrível – improbidade administrativa! E conta com os votos de ministros do TCU, que também estão enrolados com malfeitos.

Mas você não está. Incrível!E vai ser impedida por causa de quê?

Porque a elite quer, porque eles não aturam mais os investimentos sociais que tiram deles margens de lucro. E já está claro que não adianta ter um Levy para amansar essa gente. Você sabe disso, eu não preciso dizer. Veja o desespero deles, hipócritas, com a decisão do STF sobre financiamento de campanha.

Mas o que eu queria falar, que me dói no peito, é que não dá pra ficar calada, aí, no Planalto. Nós não ficamos calados no tempo da ditadura. Você foi à luta. E agora?

Você vai deixar teu ministro da Justiça quieto enquanto eles vão tomando os espaços, um a um, acusando todo mundo de corrupção como se fossem todos eles vestais da honestidade?

Vai deixar que o cobertor descubra os mais humildes?

Nós sabemos a hipocrisia da política. Basta olhar o tratamento dado ao Cunha. Ou ao Nardes. É estarrecedor.

Mas, companheira Dilma, não se deixe abater em pleno voo. Vá às massas. Mostre que teu compromisso é com quem precisa. Na dúvida, opte pelos oprimidos e radicalize a disputa para deixar claro o que está em jogo.

Se for para cair, caia atirando. Mas diga aos quatro ventos a que você veio, pra que tua vida serviu. Vá à batalha defendendo o que acreditas. Essa é nossa angústia. Ver você quieta, sendo torturada no Planalto calada, amortecida, como se aí dentro não batesse mais um coração tão valente. Você não imagina a quantidade de gente que espera por um aceno teu, para ir junto, e te ajudar a enfrentar o inferno atual.



5 comentários:

  1. (argento) ... perdão, Fróes, o título é seu mas tá errado. "A IMBECILIZAÇÃO em seus limites máximos" deveria ser o título, embora desconfie eu que o limite máximo da IMBECILIZAÇÃO ainda não chegou ao máximo (a psicologia de massa tem muitos outros recursos) ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argento) ... azeitonas "laite", são "laite" porque tem menos sal ...

      Excluir
  2. Então tá!!! Hitler não foi um assassino sanguinário porque não matou ninguém... eram os outros quem matavam.

    ResponderExcluir
  3. Santa periquita! Vamos por partes, como diria Jack, the Ripper:
    1º, agradecer a divisão da merda (rs)
    2º, perguntar, se alguém souber dizer, o que esse quadrúpede, como outros que existem, vai fazer se a anta for apeada do poder por um remédio constitucional?

    ResponderExcluir
  4. (argento) ... ia fazer um copy-paste do publicado por Jader Ribeiro; faço melhor, deixo LINK

    http://blogdojaderpaixao.blogspot.com.br/2015/10/o-parecer-do-tcu-pode-fundamentar-o.html#gpluscomments

    ResponderExcluir