quarta-feira, 28 de maio de 2014

Olavo de Carvalho, a Dercy Gonçalves da Filosofia

Há uma semana resolvi adicionar Olavo de Carvalho no meu feicebuqui. Não que eu o admire por completo, mas mais por causa dos seus “de vez em quando”, onde a sua cultura e inteligência tomam o lugar da sua arrogância e falta de educação.

O problema é que cheguei à triste conclusão que Olavo pirou de vez. Suas inserções no feice limitam-se a frases soltas, desconexas e cheias de palavrões. Não há nada, mas nada mesmo que preste. Parece um guri de dez anos querendo se exibir. Vejam só:

“Inspiração é como merda: ou vem de dentro, ou não vem de jeito nenhum.”

“Socialismo é a propriedade pública de todos os cus a partir dos três anos de idade.”

Pirou ou não pirou?

Detalhe: não é perfil falso. As olavetes estão lá em massa!

21 comentários:

  1. Olavo de Carvalho é um mistificador, não importa quantos milhares de livros ele leu, nada do que ele fala pode ser levado a sério, pois ele deturpa tudo. Se você não for conferir aquilo que Olavo disse, corre o risco de ser enganado, se for para conferir tudo o que uma pessoa fala, então não qualquer motivo para ler ou ouvir o que ela diz, é melhor pesquisar tudo diretamente.
    Existe uma grande diferença em cometer um equívoco e deturpar deliberadamente, equívocos ocorrem aleatoriamente, são meros atos falhos, mas Olavo deturpa deliberadamente e com prática predominante, a exceção é justamente quando ele não deturpa. Os olavettes são pessoas com preguiça mental que idolatram um mistificador e qualquer porcaria que ele disser será considerada uma revelação divina.

    ResponderExcluir
  2. Brinca não!!! - não tenho "feicebuque"
    (argento - do pendrive)

    ResponderExcluir
  3. sugiro a vc ler o Minimo que se deve saber para não ser um idiota, ou jardim das aflições, e vc vera quem realmente é Olavo de Carvalho, as frases "desconexas" tem um sentido, se vc o acompanhasse a mais tempo, e visse o nivel de ataques que a ele são desferidos, vc entenderia pra quem são essas frases!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro a você ler minha análise de O Mínimo que Você...
      https://dl.dropboxusercontent.com/u/94552853/Analise_do_Livro_do_Olavo.pdf

      Excluir
    2. Meu caro Humberto:

      Acompanho Olavo faz muito tempo e, como disse no post, de vez em quando encontro alguma coisa que preste.

      De mais a mais, eu já sei o mínimo que eu devo saber para não ser um idiota: não seguir cegamente ninguém, muito menos o Olavo!

      Excluir
    3. Meu caro Froes,
      é preciso muita idiotice para criticar alguem sem saber o contexto, se vc analisa frases soltas o maximo que vc vai ter é um amontoado de palavrões, se vc realmente acompanha deve conhecer o punheteu eoutros tantos que denigrem o olavo. Vc faz a mesma critica dos que assitiam o true outspeak, qdo ele achincalhava os idiotas que queram ataca-lo . Não tenho autorização pra falar em nome dele, e tambem não o sigo cegamente como vc disse, mas procuro antes de segui-lo, no minimo, informar me melhor sobre para depois discordar ou atacar.

      Excluir
  4. Uma Olavette aqui , te mandando TOMAR NO CU no seu FEICEBUQUI !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belo nível. Mostra bem que é tão mal educada quanto o seu mestre.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Além de tudo, é feia adoidado. Deve ser esse o seu problema: feia e desbocada só vai arranjar homem na cadeia e a perigo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cachopa além de mal educada é desnivelada, certamente faz parte do bando das "vadias", não há nada mais rasteiro que uma mulher desclassificada e vulgar.
      Certamente não tem vocabulário suficiente para polemizar com voce e usou palavrões desvelando o nível a qual pertence.

      Excluir
  7. Intrigante crítica, típica da superficialidade cultural que vivemos, balizada em valores estéticos simplórios , óh ele xinga, ó ele fala palavrão, que horror ,que baixeza!!! Que crime intelectual hein, afinal verdadeiros eruditos e filósofos não esbravejam!
    Não satisfeito com a profundidade de sua análise, o psiquiatra Dr. Froes Hans Chucrute ainda dá o veredito - O velho pirou!!! O velho pirou!!!

    Mais tragicômico que isso tudo, é um trecho da crítica que fez ao mínimo, se eu fosse neurocientista certamente recrutaria o dono do blog para uma verificação das fendas sinápticas, que parecem ser exageradamente grandes no dito cujo, pois me parece impossível tão grande deficiência cognitiva ser simples consequência do meio. Infelizmente tal passagem aberrante impede o prosseguimento da leitura, mesmo não possuindo nenhum, repito nenhum palavrão!!!

    Na apresentação o Olavo diz que “A canalhice é a ciência mais avançada do
    mundo atual” (p.16). Depois afirma que não está chamando o leitor de idiota:
    “Se estou chamando você de idiota? Claro que não. Estou convidando você a
    escapar desse estado, ainda que futuro...” (p. 17).
     É preciso ser muito idiota para não saber que canalhice não é uma ciência,
    é falta de caráter, portanto a afirmação do Olavo, como orientação moral,
    não passa de uma aberração.

    Qualquer mentecapto sabe de antemão que a canalhice é uma orientação moral isso é o óbvio ululante, mas só um mentecapto não percebe que a canalhice atual dos detentores do poder é justificada por um discurso ideológico que sendo praticado incessantemente vai se aprimorando, mas para um anti-petista sem rumo, tudo é conspiração e insanidade.

    Infelizmente não esperarei nem retornarei a esse simpático blog, para ver se meu comentário foi aceito e se ao ser aceito recebeu alguma resposta do elegante autor.

    Boa tarde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só uma correção, só agora que percebi que a tal análise do Mínimo não foi feita pelo Froes, infelizmente isso o desqualifica ainda mais, pois crítica a nenhum livro do Olavo, esforço que deve ser reconhecido no caso do Milton, mesmo que beire a completa falta de capacidade cognitiva.

      Excluir
  8. Você deveria saber que não é no facebook que você irá encontrar filosofia. O Olavo é um homem simples, que aprecia e honra suas origens caipiras e não vê porque adotar uma postura deslocada da realidade brasileira. As piadas, os palavrões e esse tom rude podem incomodar, mas temos de conceder que um homem que procede de tal modo é no mínimo autêntico e não está preocupado em convencer ou agradar quem quer que seja.

    Quem conhece a história do Olavo sabe que ele perdeu inúmeros empregos e abriu mão do prestígio para defender o que acreditava ser verdade e para permanecer fiel aquilo que ele é, por imperfeito que seja.

    Portanto, se você quer conhecer a Filosofia do Olavo, comece por buscá-la onde ela está mais visível. Leia os livros Aristóteles em Nova Perspectiva, o Jardim das Aflições, A Filosofia e o Seu Inverso, Maquiavel ou a Confusão Demoníaca, Visões de Descartes e tantos outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro:

      Parece que vocês todos padecem do mesmo mal: analfabetismo funcional.

      Eu não fui buscar filosofia no Face; julguei apenas o comportamento do Olavo; não neguei méritos do Olavo, a quem considero culto e inteligente; costumo publicar artigos do Olavo em meu outro blog (http://obrasildopt.blogspot.com.br/); já falei em comentários e posts anteriores que leio Olavo há pelo menos 15 anos e continuo lendo através do Midia Sem Mascara e tenho um acervo bem razoável de artigos do Olavo em meus arquivos.

      Portanto, saibam separar as coisas. Uma coisa é considerar que o cara é infantil, imaturo emocionalmente,desbocado e sem educação. Outra é considerar sua a inteligência, que é o que me leva a conhecer razoavelmente a sua obra. É como se fossem dois Olavos, mas é pena que não dá para ficar só com o equilibrado.

      Excluir
    2. ô mas sempre tem um chato né?

      Excluir
    3. Espero que não seja eu, Marcela.

      Excluir
  9. Olavetes te problemas mentais seríssimos.

    ResponderExcluir
  10. Olavetes te problemas mentais seríssimos.

    ResponderExcluir