quarta-feira, 21 de maio de 2014

Politicômetro. Você é de direita ou esquerda? Liberal ou antiliberal?

Para quem gosta de testes, há um muito interessante chamado “politicômetro”, na Veja. Segundo a revista, “o politicômetro é um teste de opinião que o situa no campo das liberdades individuais e da relação entre o estado e a economia. É um questionário com vinte perguntas. Assim que terminar de respondê-las, você saberá a sua posição política em um quadrante que tem como eixos os extremos esquerda-direita e liberal-antiliberal”.

Eu acho que há muito tempo publiquei isso no TMU. Em todo caso, acesse aqui.

P.S.: Sou da direita moderada liberal. Deu certo.

4 comentários:

  1. Comigo não funciona, não me enquadro nessa de direita e esquerda. Sou liberal e não existem respostas pré definidas para saber se alguém é ou não liberal. Liberais não partem de conclusões, mas de princípios, portanto nenhum teste baseado em conclusões pode definir se alguém é ou não é liberal. Por exemplo, ser a favor do aborto não significa ser liberal, ser contra o aborto não significa não ser liberal. Ser liberal é aceitar o debate sobre o aborto e estar disposto a mudar de posição caso mostre-se que a posição atual está equivocada.

    ResponderExcluir
  2. Só pra vocês entenderem:

    Bonequinho no quadrante antiliberal-esquerda: socialismo. Regimes como o chavismo e bolivarianismo. Venezuela, Bolívia, Equador e de forma mais moderada a Argentina. No extremo desse quadrante teríamos Cuba, e Coréia do Norte e o comunismo de antigamente (União Soviética e o leste europeu até 1989).

    Bonequinho no quadrante liberal-esquerda: social-democracia. Regimes como a esquerda européia. A França é um belo exemplo moderado. No extremo desse quadrante teríamos os países de bem-estar social, ou seja, os escandinavos, como Suécia e Noruega. Tanto o PT quanto o PSDB no Brasil estão neste quadrante (O PT mais para a esquerda e o PSDB mais para o centro).

    Bonequinho no quadrante liberal-direita: liberalismo. Exemplo clássico é os EUA. Tanto a esquerda como a direita americana estão nesse quadrante (a esquerda dos EUA mais para o centro e a direita mais para o extremo). Outros países como Alemanha e Japão também ficam aqui. No extremo temos regimes neoliberais, como Coréia do Sul, Cingapura, Chile (único na Am. do Sul) e Austrália.

    Bonequinho no quadrante antiliberal-direita: capitalismo de estado. A China está nesse quadrante, a Rússia também, e o Brasil na época da ditadura também ficava aqui. No extremo só temos exemplos históricos, como a maioria dos impérios militares de antigamente: Império Romano, Antigo Egito, Império Persa, etc... Quando você joga "Civilization", você controla a sua nação como se estivesse neste quadrante.

    Abçs.

    ResponderExcluir
  3. (argento) ... o problema é ser ou estar enquadrado ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argento) ... quanto ao "teste" já apareceu aqui e no falecido OP - memória de velho "is fohder", não lembro quem publicou

      Excluir