quinta-feira, 29 de maio de 2014

A pré-história ameaça voltar ao Brasil do PT

Meu pai trabalhava na Standard Eletric lá pelos anos 1960 e foi designado para receber aqui no Rio um dos chefões da matriz americana, que ficaria uma semana. Muito simpático, Kennedy (não lembro o primeiro nome) não sabia nada de Brasil. Ou por outra, tinha uma ideia totalmente distorcida do que fosse uma cidade como o Rio de Janeiro, que imaginava ser uma grande taba cheia de índios no meio da floresta. Papai, um tremendo gozador, resolveu então curtir com a ignorância do gringo.

Uma das primeiras perguntas de Kennedy a meu pai foi se era seguro andar sozinho a pé, dar umas voltinhas por Copacabana, onde estava hospedado. O velho respondeu que sim, desde que ele se mantivesse afastado dos meios-fios, onde se escondiam as cobras... Claro que depois ele disse que era brincadeira.

Aqui cabe uma observação: até o final da década de 1970, o Rio era um paraíso, sem trânsito e sem assaltos. Era realmente muito seguro andar pelas ruas daqui a qualquer hora do dia ou da noite.

Na época ainda não havia ainda a febre das churrascarias rodízio, mas havia aqui em Ipanema uma churrascaria maravilhosa chamada Carreta, que não ficava nada a dever às modernas. E lá foram eles e eu, de contrapeso. Sentamos e, quase imediatamente, veio um garçom nos servir a deliciosa lingüiça-aperitivo (na época lingüiça tinha trema). Ato contínuo, o americano perguntou o que era “aquilo”, no que papai recomendou para que ele experimentasse primeiro, o que foi feito. Tendo gostado - “it’s delicious” - o gringo perguntou de novo do que se tratava a iguaria. E meu pai: “Cobra cascavel na brasa”.

Foi o bastante para Kennedy sair correndo para o banheiro, presumo que para botar para fora a “cobra” que estava comendo. E lá foi meu pai atrás do cara, rindo aos magotes, para desfazer a brincadeira. Sorte que o americano era bem humorado e levava tudo na boa.

Mas a pior maldade estava reservada para o Maracanã, justo em um Fla-Flu, com o estádio entupido de gente. Ao ver aquilo, umas 150 mil pessoas berrando, pulando e cantando, Kennedy mandou um indefectivel “is it safe?”, no que meu pai respondeu que sim, até certo ponto, quando as tribos rivais (as torcidas) começariam a guerrear entre si. O gringo quase teve um infarto e quis ir embora. Só que o velho, em vez de desmentir, pedia-lhe calma e ponderava que ainda não estava na hora da batalha. Com pena, eu mesmo acabei desmentindo a coisa, mostrando ao gringo meu pai às gargalhadas, o que valeu um “son of a bitch” vindo lá das entranhas.

No final das contas Kennedy saiu daqui muito bem impressionado, tanto que voltou com a mulher e a filha para férias.

Resolvi escrever isso em alusão às palhaçadas protagonizadas anteontem pelos “índios” de Havaianas e bermudas Nike em Brasília. Se juntarmos a ignorância dos estrangeiros em relação ao Brasil às imagens dos safados de arco e flecha mirando policiais e palácios, divulgadas no mundo inteiro, dá para imaginar o mal que isso faz para o turismo em particular, para o País e para os brasileiros, de uma maneira geral. Quantos milhões de Kennedys terão se apavorado com isso e riscado o Brasil do mapa? Quem ousaria investir um centavo em um país onde a pré-história ameaça voltar com toda força?

Nenhum comentário:

Postar um comentário