quarta-feira, 28 de maio de 2014

Site americano recomenda: no Brasil, nade com fezes

Do JB online, mas quem quiser pode ler direto da matriz clicando aqui.

O site americano Global Post não poupou críticas ao Rio de Janeiro, cidade mais famosa do Brasil internacionalmente, às vésperas da Copa do Mundo. “Venha para o Mundial, nade com fezes”, estampou o veículo em uma notícia sobre a cidade que receberá a final da competição, na qual critica e aponta os problemas severos do saneamento básico da capital carioca.

Abrindo o artigo com dados de que apenas 40% do esgoto fluminense são tratados, o Global Post entrevistou o biólogo Mário Moscatelli, que chamou a Baía de Guanabara de latrina pela séria degradação ambiental do local nas últimas duas décadas. Sobre o mar com peixes deformados, sofás flutuantes e tartarugas mortas dentro de pneus, a publicação destacou o fato de 12 localidades da região sul da cidade – a mais rica – estarem impróprias para banho ao final de maio.

Sobre as regiões mais humildes da capital carioca, o site evidenciou que a situação é ainda pior e o governo local está mais interessado em investir em um bonde milionário na Rocinha em vez melhorar o saneamento da região.

O Global Post concluiu a parcela crítica da notícia falando dos riscos do esgoto não tratado, especialmente nas praias do Rio de Janeiro. Diarreia, infecções de parasitas, leptospirose (consequência da presença de ratos) e problemas de pele estão entre as doenças que a população local e turistas estarão vulneráveis durante a Copa do Mundo.


A publicação ainda abordou o fato de que o governo local não se importa com esta questão “invisível”, de impacto discreto em uma corrida eleitoral. Como exemplo é citado o corte de investimentos para o saneamento previstos para os Jogos Olímpicos de 2016, que eram de US$ 1 bilhão e caíram para US$ 51 milhões.

7 comentários:

  1. É mentira? - Quem, nesses desgovernos do ERJ investiu em Saneamento?. Alguns, em busca de votos, fizeram obras de superfície - estas dão IBOPE - na verdade Eleitoreiras, Superfaturadas e de qualidade duvidosa. Desde sempre foi assim; todos, com Discurso Afiado! - Se auditar fudeu!, não fica um. Quem, mancomunado, controlado, fez valer seus Salários á custa dos Impostos?

    Panis et Corcensis!!! - ah! queremos a copa!. Queremos Quem, cara pálida?
    Agora, bota a puliçada pra conter um bando de insatisfeitos, sem Saúde, sem Segurança, sem Merenda, sem professores, ... e haja pressão!, tem um monte deles com os nervos em frangalhos em busca de auxílio - tem não!, ... só a Propaganda veiculada diz que tem, gastam Impostos pra cacete em Propaganda ... só eu, conheço umas cinco completamente Zumbizadas à Rivotril,

    Vão TNC!!! - deveriam estar na cadeia, ops, ia faltar cadeia.
    (argento - do pendrive)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ... queria ilustrar com um vídeo onde Cabral, um canalha de carreira, e Lula, tripudiando de um popular, não achei - quem se habilita a fornecer o LINK?

      (argento - do pendrive)

      Excluir
    2. (...) só eu conheço umas cinco Professoras da rede pública, Zumbizadas à Rivotril
      (argento - do pendrive)

      Excluir
    3. http://www.youtube.com/watch?v=kfnhm_n-tg0

      Excluir
    4. O que é que menino disse? No final do video ele diz que "esta no oitavo, que é o nono ano?" Eu não entendi, por favor alguém me explique.

      Excluir
  2. Theresa, o que ele diz tá meio embolado mesmo, talvez devido ao nervosismo: "(...) do oitavo po - para o - nono é (...)"

    ResponderExcluir
  3. Grato! - descontada a troca do Pezão por Cabral, politico de carreirinha, dá no mesmo.

    he he he - viu só a preocupação do "estadista" com o Prejuízo Político se a imprensa vê a piiscina (onde o tubarao coloca os peixinhos) fechada?

    "OPS!" (escorregão "lulistico", de leve) ao comentar que Tênis é esporte de Burguês.
    Por acaso os Puros" e Johnnie Walker, consumidos à balde pelo "prisidente luvináfio", são vendidos nos butecos de favela?

    ResponderExcluir