terça-feira, 27 de outubro de 2015

Piada suja: Poça d’água que chamam de lago em Brasília tem sete mil pescadores registrados

Antonio Adelino Pina Furtado

Por que o Ministério da Pesca registrou 850 mil pescadores se só havia 413 mil no Brasil? Em Brasília, onde não há mar, mas um lago, nada menos que 7 mil pescadores registrados recebem benefícios da pasta. O Censo de 2010 encontrou 413.551 pescadores em atividades no Brasil, mas, naquele ano, o finado Ministério da Pesca possuía 853.231 pescadores registrados. Por quê? A resposta pode trazer à luz o mais novo escândalo dos governos petistas, justo na pasta de existência mais questionada por seus críticos.

Os pescadores brasileiros recebem o “seguro-defeso”, uma renda para repor as perdas da categoria quando a lei proíbe a pesca em determinadas épocas do ano. Antes por período maior, agora limita-se a quatro meses por ano com um único salário-mínimo. O custo do benefício? Nada menos que R$ 3,5 bilhões para cerca de um milhão de “pescadores”.

Sim, “pescadores” entre aspas. A suspeita é de que haja muito registro falso apenas para receber a mamata. Quão grande seria a fraude? Os resultados da categoria podem preparar o leitor para o baque ainda a ser descoberto: com um terço do litoral brasileiro, o vizinho Peru é a segunda indústria pesqueira do mundo, deixando o Brasil 20 posições atrás.


2 comentários:

  1. Pelas informações apresentadas, suponho que o número de pescadores existentes é metade dos cadastrados, portanto o desvio de dinheiro é 50%, um pichulé de 1,75 bilhões.

    PS. tem 7 mil peixes no Lago Paranoá?

    ResponderExcluir
  2. (argento) ... agora é verdade porque deu na Globo - senadores e deputados poderão andar armados ... mais 360 assaltantes na praça

    ResponderExcluir