quarta-feira, 20 de novembro de 2013

O recado de Mandela no dia do Zumbi

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da sua pele, por sua origem ou por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.”
Nelson Mandela.

Esse recado não foi dado por um preto para os brancos, por um pobre para os ricos ou por um metodista para os demais adeptos de outras religiões, e sim por um homem que queria e pregava a igualdade, não a burra, socialista, onde uns são “mais iguais” que outros, mas uma igualdade que tem por princípio fundamental a liberdade individual do ser humano.

5 comentários:

  1. É deveras complicado.
    O apartheid na Africa do Sul pode ter sido banido, mas nem os negros sul africanos tiraram o seu povo da miseria, eles continuam lá vivendo em favelas na vertical, sem luz. água ou qualquer outro beneficio. Sequer o Mandela conseguiu fazer muita coisa, nao que nao tenha querido, certamente quis fazer,as coisas na pratica nao funcionam como na poesia.
    Quando da Copa na Africa do Sul, os negros sul-africanos apareciam embrulhados em mantas vendo uma tv de mais de 30 anos em cima de um caixote, apenas com uma lampada pendurada em algo parecido com um teto. Tinham sorte, pois havia luz eletrica naquele lugar, outros nem isso tem.
    O que aconteceu foi que os academicos do país deixaram a Africa do Sul e foram para Australia, Nova Zelandia e Canada, o país afundou no caos, a corrupcao é impossivel ser medida,a violencia é altissima. Eles nao se amam entre eles e tambem nao amam os outros.
    A mensagem é muito bonita, Ghandi tambem tem mensagens maravilhosas, o povo dele tambem ainda vive entre o horizonte e a miséria.
    Os recados bonitos tem o seu valor, infelizmente sao somente palavras.
    Como escreveu o Ricardo, o recado nao foi escrito especificamente para um grupo.

    ResponderExcluir
  2. Os problemas da África, o continente, são insolúveis. Desde que o europeu invadiu tudo e estabeleceu fronteiras, ninguém mais se entendeu por lá, já que a sociedade, de uma maneira geral, é tribal, e essas noções, digamos, civilizadas, estão muito distantes da capacidade de compreensão do povo africano.

    Guardadas as devidas proporções, a mesma coisa se pode dizer dos povos do Oriente Médio, também divididos em tribos - judeus, inclusive.

    Não há solução para nenhum dos casos porque os males já foram feitos pelo furor civilizatório e colonialista dos ocidentais, e essa mistura foi e continua sendo altamente explosiva.

    ResponderExcluir
  3. Digamos que os "europeus voltaram à casa", quando redescobriram o continente africano.
    Bem, mesmo antes do furor colonialista do seculo XVI e XVII, tanto os gregos como os romanos já estiveram por lá, nao podemos esquecer Julio Cesar e Cleopatra, os romanos deixaram marcas profundasno nosso planeta, para mim a maior civilizacao e ainda hoje nos atinge profundamente nao somennte atraves das palavras.
    Tribais, todos somos, os suecos viviam em tribos, os ingleses tambem, os germanos os terriveis barbaros eram divididos em muitas tribos, somos todos tribais, a base de qualquer sociedade é tribal. Os aborigenes australianos tambem vivem marginalizados, o espirito progressista dos protestantes aplasta qualquer um que nao tenha alicerces para suportar.
    Digo espiirito progressista e nao religioso, visto que há muitos secularistas que sequer entram em uma igreja, no entanto a educacao o modo como encaram a vida é baseado em Luthero: levantar cedo, trabalhar de sol a sol, progredir, plantar para colher amanha e tambem depois de amanha e muitas outras coisas.
    Nao é necessario ler a Biblia ou ir a missa, eles sequer percebem que a heranca esta viva.

    Eu nao culpo os europeus, os trilhoes de euros que voam para todos os lados, solidariedade sem fundo que geralmente vai parar nos bolsos dos ditadores que vestem pele de jaguar nas solenidades como o Mugabe que ordena o povo a matar e incendiar as poucas fazendas que produzem e exportam, fazendas dos brancos, descendentes de ingleses que nasceram em Zimbabwe-
    Por ser Israel a única democracia no caldeirao do diabo, merecem todo o meu respeito.
    A Africa esta sofrendo uma transformacao, lenta, mas parece que esta acordando, vai demorar muito, primeiro os ditadores teriam que desaparecer, há uma duzia deles que entram e saem. Nao conseguem pensar e agir como uma republica.
    O ditador angolano que esta ha mais de 28 anos no poder, tem um vaso sanitario de ouro no aviao particular, o povo ainda vive em uma plena e completa miseria, ha muitos jovens portugueses voluntarios que ensinam as criancas angolanas no meio do nada. O país é riquissimo, alguns angolanos tambem, o resto vive na miséria. Os zimbabueses (?) fogem para a Africa do Sul e sao mortos a pauladas. Tribais? Sim. os europeus tambem sao tribais e no entanto se suportam, veem no final do tunel a mesma luz, os mesmos propositos, claro, há divergencias, isso é saudável, já se mataram em muitas guerras, a EU nasceu com um belissmo proposito entre outros: paz na Europa.
    A guerra nos balcans foi ontem, tambem foi uma guerra tribal, religiao diversa, povo diverso, tribo diversa, valores diversos.
    Penso que agora ja nao poderia haver uma guerra no continente europeu, por isso penso que as pretencoes da Turquia em fazer parte da familia europeia esta sempre mais e mais distante. Hurra!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, Theresa, o assunto é interessante e vou voltar a ele depois, com calma, porque estou com a casa do lado do avesso por conta de pinturas - de paredes e portas. O pior é que quem está pintando sou eu...

      Excluir
  4. Olhe o video Ricardo, eu nao sei se é realmente verdade, se foi o primeiro contacto com um homem branco, vi cachorros no video, nao sei se os cachorros pertencem ao acampamento do homem branco e da comitiva que fez o video, isso nao sei. Assim como os cavalos penso que os caes tambem faziam parte das expedicoes dos homens brancos, posso estar totalmente errada.
    Interessante o video, como sou piegas até chorei, pois é emocionante e mais ainda se for verdadeiro.
    Seria algo assim como voltar no tempo, uma maquina do tempo.
    Falamos sobre tribos e no mesmo dia fiquei sabendo deste encontro entre nós e o passado.

    Como sou muito má, nao pude deixar de associar o video na hora do "espelhinho", vi no homem branco um militante petista comprando votos ahahahahahahhahah

    Chorei de emocao e tambem ri muito da minha maldade.

    Gostoso pintar Ricardo, muito gostoso eu adoro, pintar paredes, é cansativo, mas quando é nossa casa é muito gostoso, depoiis de pronto é só apreciar.
    ****** Olha, quer que seja tua secretaria e te lembre de ir ler os mails ao menos uma vez por semana????? Nao sou electronica, mas funciono e é de graca.

    http://www.tabonito.pt/a-impressionante-reaccao-de-uma-tribo-ao-ver-um-homem-branco-pela-primeira-vez/?fb_comment_id=fbc_10150755872180971_29676431_10151976385010971#f20879d16

    ResponderExcluir