quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Arena ou Estádio?

Milton Valdameri, nosso consultor jurídico, mandou um comentário por eu ter me manifestado contra o uso do termo “arena” em vez de “estádio”.

Meu amigo Ricardo, fiquei surpreso ao perceber que você não sabe a diferença entre Arena e Estádio, então vou lhe explicar de forma acadêmica:

Segundo a Wikipedia:
Arena:
Uma arena é uma área fechada, quase sempre de forma circular ou oval, desenhada para apresentações musicais, teatrais ou eventos esportivos. É composta de um grande espaço aberto ao centro, rodeado por corredores e acentos para os espectadores. A característica chave de uma arena é que o lugar onde se realiza o evento, fica no ponto mais baixo, permitindo uma grande visibilidade. Teoricamente uma arena é projetada para acomodar um grande número de espectadores.
Estádio:
Estádio é uma construção que permite a prática de esportes que requerem grandes espaços, como futebol, beisebol ou atletismo. Em um estádio também são realizados grandes eventos, como espetáculos de música e cerimônias de abertura ou encerramento de eventos esportivos como as Olimpíadas, uma vez que seu tamanho permite a concentração de um grande público.

As principais diferenças são:
Arena é uma área fechada, estádio também.
Estádio é uma construção que permite a prática de esportes, arena também.
Arena realiza o evento no ponto mais baixo, estádio também.
Estádio permite a concentração de um grande público, arena também.
Arena permite outros eventos além dos esportivos, estádio também.

Respondendo à óbvia gozação do Milton e aproveitando para dar as devidas explicações aos "inventores" de bobagens:

O problema é que você procurou a definição dos dois no lugar errado. A Wikipedia não é e nem se propõe a ser um lugar confiável.

Arena vem do latim e significa, literalmente, areia. Mais especificamente, era parte central dos anfiteatros romanos, coberta de areia, onde se realizavam combates entre gladiadores e feras; por extensão passou a ser usado para definir o espaço circular, fechado, para touradas e outros espetáculos, a área central do circo onde se dão as exibições (picadeiro), estrado onde lutam os boxeadores e local de debate, de desafio, de luta.

Estádio vem do grego gr. stádion, é uma antiga medida de distância grega, equivalente a 125 pés geométricos, ou seja, 206,25 metros e também designa a corrida na extensão de um estádio, local onde se praticava essa corrida. Sua atual definição é um “campo para jogos e provas esportivas, circundado por arquibancadas ou outras instalações destinadas ao público”.

Portanto, além de arena não ser a definição adequada para um estádio de futebol, se a intenção de adotá-la como tal é alguma jogada de marketing para “internacionalizar” e facilitar sua identificação no mundo inteiro também é furada, porque estádio ou stadium é muito mais difundido e identificado como um local próprio para os esportes.

De mais a mais, para que mudar? Já pensou se algum engraçadinho purista como o Aldo Rebelo resolve que futebol - termo importado - vai ter que passar a ser chamado de balípodo ou ludopédio?

11 comentários:

  1. Parece que não me expressei muito bem, minha intenção foi exatamente IRONIZAR a substituição da palavra estádio pela palavra arena, que pelo significado popular são exatamente a mesma coisa, no entanto a imprensa apresenta noticias assim: O Grêmio vai substituir o Estádio Olímpico pela Arena do Grêmio; o Estádio Fonte Nova vai se transforma na Arena Fonte Nova.
    Pergunto eu com minha humilde arrogância: em que momento um Estádio passa a ser uma Arena (ou vice versa)?
    Apenas para esclarecer o significado original das palavras Estádio e Arena: estádio é o local onde os indivíduos ficam para assistir aquilo que acontece na arena (areia). Na melhor das hipóteses, arena seria o campo de futebol onde a partida é disputada, se fosse areia e não gramado, jamais o local onde ficam os torcedores.
    Eu também gostaria de saber gostaria de saber por que resolveram mudar, duvido que alguém saiba dizer por que mudaram, mas o primeiro caso que eu conheço foi com o Atlético Paranaense, que realizou uma grande reforma no estádio, tornado-se o mais moderno do Brasil naquela ocasião. Os jornais noticiaram que a Arena da Baixada se tornou o estádio mais moderno do Brasil, depois disso surgiu a "ideia" de que arena é mais moderno que estádio.
    Acontece que o nome Arena da Baixada sempre foi utilizado para se referir ao campo de futebol do Atlético, mesmo antes de existir qualquer estádio ao redor. Seria aceitável dizer que o jogo será realizado na arena do Maracanã, mas a torcida ficará no estádio Maracanã. Também é aceitável dizer que o jogo será realizado no estádio, pois a arena fica dentro do estádio.
    Como estão utilizando a palavra arena para dar nome ao estádio, então também pode ser utilizada a palavra CAMPO, ou seja, o nome do Estádio Fonte Nova, que se transformou em Arena Fonte Nova, poderia ter se transformado em Campo Fonte Nova, mas NÃO ficaria “fashion”. Talvez esta seja a resposta para a sua pergunta, Arena no nome do estádio não faz sentido, aquilo que é fashion não faz sentido, então os idiotas começaram a usar a palavra arena por que é fashion.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi muito bem, sim, e talvez eu é que não tenha dado a devida explicação sobre isso. Vou dar uma guaribada no texto, para que isso fique mais claro.

      Excluir
  2. No meu entender Estádio é local de movimentos esportivos musicais. E arena são locais de combates de gladiadores e touradas. Simples assim sem precisar de textos imensos cheios de bla bla bla....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse-o bem, no seu entender.

      Mas, no meu entender, eu discuto aqui o que eu bem entender, com textos imensos ou sucintos.

      Excluir
  3. Quem é que obriga o Anonimo a ler os textos aqui colocados? Que falta de educação, parece que esta em casa.

    ResponderExcluir
  4. Rapaz! - agora me dei conta que Ludopédio pode virar um "popular" LULOPÉDIO, como pode virar, para nosso desespero, um LULOPEIDO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih! - melhor esquecer, pode pintar um Lunático e criar um "novo" esporte nos moldes das arenas romanas, só que, "à Bala", já se vê nas ruas, basta um "empurrãozinho" ...

      Excluir
  5. Já sei - me intrometendo no assunto alheio: Nos estádios, se joga com bolas redondas. nas Arenas poderiam ser jogadas com volas quadradas, melhor ainda: numeradas como um dado - de 1 a 6. Quando no "ato do gol", o juiz imediatamente verifica em que face caiu o cubo dentro das traves, e a pontuação iria para o time. Exemplo prático: em um estádio, um jogo pode terminar empatado com um gol para cada lado, mas em uma arena, algum time poderia ganhar por 6X1, com apenas também, um gol para cada lado. Terei que postar isso como anônimo, senão correrei sérios riscos de vida. Independente do nome ou de qualquer coisa, desejo a todos um forte abraço. Claro, tudo isso é uma enorme brincadeira !

    ResponderExcluir
  6. Alexandre Figueiredo3 de agosto de 2015 às 22:53

    Estádio tem um campo de grama e arena tem um campo de terra. É simples assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então os estádios que viraram arenas não terão grama no campo?

      Excluir