terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Veado, Guaçuí e Suécia

Sai preguiça! Dois dias sem escrever deu cãibra no cérebro.

Bom, antes de mais nada eu queria dizer que me lembrei de um amigo que nasceu na cidade capixaba de Veado. Isso mesmo, Veado. É lógico que com o passar do tempo e com a assimilação nacional da palavra como designação de pederasta passivo - foi criada no Rio -, seus habitantes foram ficando indignados, até o ponto de proporem a mudança de nome. Tudo bom, tudo bem, ficou resolvido pela Câmara dos Vereadores, com a aprovação do então prefeito, que Veado passaria a se chamar Guaçuí. Beleza! Só que guaçuí - pasmem - é veado em tupi.

Voltando às coisas mais ou menos sérias, postei aqui, no sábado, sobre o suborno que a empresa sueca Skanska abriu investigação interna sobre o pagamento de propina a funcionários e autoridades brasileiros para viabilizar projetos com a Petrobras no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro.

Nos comentários, eu afirmei que “O homem é susceptível à corrupção em qualquer canto. Os suecos não são honestos à toa - nem mais nem menos que qualquer outro povo - e nem nascem diferentes de nós. Suecos e tantos outros são ‘honestos’ por saber que se caírem em tentação a lei funciona em seus países”, enquanto Theresa e Milton apressaram-se em defender os suecos, de uma certa forma, me contestando, dizendo que é educação, cultura e outras coisas.

Então, eu gostaria de perguntar a ambos por que, no caso, a Skanska, que não tenta e nem suborna ninguém na Suécia, resolveu tentar fazê-lo aqui, senão pelo fato de ser público e notório que as leis no Brasil, além de estarem defasadíssimas, são pífias, os julgamentos de quem as infringe são feitos por juízes venais, incompetentes ou medrosos e as penas ridículas?

Ora, quem é honesto por educação exercita a sua honestidade em qualquer canto do mundo e em qualquer circunstância, já quem é honesto só para sueco ver, só a exercita na Suécia.

8 comentários:

  1. Obviamente que existem corruptos em todos os lugares e assim na Suecia também, e como é fácil corromper em países como o Brasil onde tudo funciona com dinheiro embaixo da mesa, basta ver o melhor exemplo que é a gestão do país, por que não iriam aproveitar?
    Claro, aproveitam, mas serão punidos, assim como uma grandíssima fabrica de armas nos 80 que fez negócios maravilhosos na India outro grande fenômeno da corrupção no mundo.
    Serão punidos, e é aí que reside a diferença.
    Defendo a Suécia como país, pois é quase um mundo encantado, tudo funciona, tudo é limpo, somos todos tratados com igualdade, ninguém te julga pela roupa que veste ou clube que frequenta, aliás clubes não existem, so de futebol, até gol é para todos, todos tem condições de praticar o esporte, não é sequer um símbolo social.
    Eu defendo porque conheço a sociedade sueca, não é perfeita, mas é quase.
    Realmente os suecos não aceitam a corrupção, ela acontece, acontece sim, mas é sempre punida, desde que provada.
    Biologicamente não há diferença entre um sueco e um brasileiro, o que nos difere é a cultura, a mentalidade e a educação, nada a fazer.
    Se a lei não funcionasse na Suecia haveriam ainda mais escândalos, não há porque sabem que se forem descobertos serão punidos.
    Os suecos não são seres azuis com aureolas douradas sobre a cabeça, são seres humanos e a ganância é um defeito humano.
    Veja a FIFA, enquanto não colocarem um presidente que não seja eleito pelos africanos,árabes e sul americanos, será e continuará corrupta, com o estigma do Havelange que embora você mesmo demonstrou nasceu na Belgica, mas foi educado no Brasil.
    Você não conhece a Suécia?
    Fica dificil entender para que não conhece.
    Eu defendo o que vivi e senti, assim como acuso o Brasil, pois vivi e senti.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, a FIFA é o exemplo mais evidente do que eu disse. Havelange é belga e o atual, Blatter, é suíço!

    ResponderExcluir
  3. http://sverigesradio.se/sida/artikel.aspx?programid=83&artikel=6030932

    Interessante leia.

    A Skånska esta saindo da America latina, é impossível trabalhar com países corruptos diz o presidente da Skanska.
    Ademais, não há provas de que a Skanska esteja envolvida no escandalo da Petrobrás,, mas sim há provas contra os outros com a qual a Skanska tinha contratos, pagavam para que o serviço fosse feito, se o dinheiro ia diretamente para o bolso deles a Skanska certamente não tem nada a ver, por isso mesmo esta saindo do Continente, é impossível trabalhar com corruptos.

    Sei que não sabe ler em sueco, o que diz o jornal é que não ha provas contra a Skanska e a empresa esta saindo da America Latina por causa da corrupção existente.
    Você pode querer acreditar que eles sejam corruptos, mas conhecendo os brasileiros como conheço prefiro acreditar nos suecos, creio que deveríamos estar de acordo quanto a isso, pois todos os dias explode um novo escândalo.

    http://www.dn.se/ekonomi/skanska-indraget-i-mutskandal/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Theresa, é ser muito inocente para acreditar que só depois das suspeitas a Skanska faça uma declaração dessas, querendo tirar o dela da reta! Estão dando uma de John har inte beväpna, John armless, João sem braço!

      Excluir
    2. Inocente eu não sou, o que eu não sou é ufanista.
      Em 2007 a Skanska foi envolvida em um grande escândalo de corrupcao na Argentina, depois do evento que balançou os alicerces cuidam-se muito bem para não repetir a dose e portanto eu acredito que procuram não envolver-se com corruptos o que é impossível.
      Se você paga um salário para a tua diarista, a culpa não é tua se ela vai comprar drogas ou corromper alguém, é ou não é?
      Simplista não? Pois, mas é assim, talvez você feche os olhos para isso, talvez você saiba que ela vai direto comprar drogas para vender ou algo parecido, você não se importa porque você precisa dela. O dia que a policia for a tua casa e você ficar sob suspeita você vai querer livrar-se dela e possivelmente desista de ter uma diarista pois chegou a conclusão de que não é possível.
      A Skanska vai vender tudo no continente, inclusive a parte que cuida da manutenção, será posta a venda.
      Não sou nada inocente Ricardo, nós humanos somos parecidos, uns mais que outros.
      Quanto ao Havelange ele foi educado no Brasil e o Blatter é cria do Havelange.
      Na UEFA também existe corrupção e não tem nenhum brasileiro lá.
      Há gente desonesta em todos os cantos do planeta o que acontece e você sabe muito bem , pois é bem informado é que se for possível não ficam impunes.
      Responda-me o que foi que aconteceu com os mensageiros?
      Foram julgados e quantos estão na prisão? Nenhum ou?
      Eu escrevi muitas vezes que não acreditava que iriam cumprir pena e não cumprirao,, portanto como é que vou fervorosamente acreditar que os brasileiros são inocentes e os suecos não.
      Claro, obvio que vou acreditar "mais" na versão dos suecos, indubitavelmente, pois no Brasil se precisamos de algo em qualquer departamento publico precisamos pagar por baixo da mesa, a policia te para na rua e quer propina, mesmo que o teu carro esteja em perfeita ordem, vi isso inúmeras, inúmeras vezes, a ultima ocorreu 3 vezes em Natal. O policial veio com um papo de que a sogra estava doente e precisava alimentar-se com muita verdura e fruta e isso estava caro, o carro era alugado e mesmo assim não perdoaram, nem senti vergonha.
      Volto a repetir, somos humanos e não somos tao diferentes, mas infelizmente o Continente esta infestado de gente corrupta, a UE também tem corruptos, o que acontece é que há olhos bem abertos e há mais gente honesta que desonesta para impedir que a corrupção tome conta.
      Ha gente mais desonestas e gente menos desonestas. O Brasil não inventou ou criou a corrupçao, simplesmente a tornou cultural, nada mais que isso.

      Excluir
  4. http://www.transparency.org/cpi2014/results

    Saiu o índex da corrupcao no planeta, dos Brics é o melhor no tema, se bem que sob vigilância depois das eleições, assim disse o responsavel pelo orgao hoje pela manha na CNN.
    Ele também deixou um recado: a corrupção existe em todos os países, em maiores ou menores escalas, convidar um funcionário publico para um café esperando que assim ele possa dar mais atenção as tuas necessidades também é corrupcao, pequena, mas é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, você está citando um monte de fatos que só fazem reforçar meus argumentos: há corrupção onde não há lei.

      Excluir
  5. Talvez eu não tenha sido claro o suficiente no outro comentário. A educação produz o respeito e a devida aplicação da Lei, consequentemente a honestidade. Se tem algo que não falta ao Brasil são leis, no entanto a corrupção é muito maior aqui do que na Suécia. Coincidentemente os países com menor índice de corrupção são os mesmos que apresentam os melhores índices de educação.

    Se a educação não tem relação com a corrupção, então qual seria a relação, o local geográfico de nascimento?

    ResponderExcluir