sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Hélder Barbalho, novo sinistro de Dilma, desviou dinheiro até de esgoto

Tal pai, tal filho
Claudio Humberto

Convidado para comandar o Ministério da Pesca e Aquicultura no governo Dilma II, Hélder Barbalho (PMDB-PA), 35, responde a dois processos na Justiça Federal por improbidade administrativa quando foi prefeito de Ananindeua, perto de Belém. Em uma das ações, o Ministério Público pediu o bloqueio dos seus bens por comprar remédios e contratar serviços para Saúde de empresas fantasmas.

A gestão de Hélder Barbalho sumiu com R$ 1,8 milhão destinados a programas de Saúde, diz o MPF. Despesas nunca foram comprovadas.

Auditoria do Ministério da Saúde achou fraudes na compra de ambulância. A vencedora, a Planan, é pivô da Operação Sanguessuga.

O ex-prefeito é investigado ainda pelo MPF por suposto desvio de R$1 milhão em convênio com Funasa para construir estação de esgoto.

Filho de Jader Barbalho, um dos poucos políticos brasileiros algemados pela Polícia Federal, Hélder também é acusado de não recolher INSS.

2 comentários:

  1. Magu disse:
    Como é mesmo aquele ditado?
    Filho de peixe peixinho é...

    ResponderExcluir
  2. Desviou dinheiro do esgoto para o esgoto, do esgoto serviço público para o esgoto político privado. Mas não se apresse, tem novidade na área: a Petrobras vai pagar as dívidas das empreiteiras que superfaturam as obras.

    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/12/1567266-petrobras-assume-divida-de-empreiteiras-com-fornecedores.shtml

    Veja que interessante, você contrata uma empreiteira para construir uma casa. A casa custa 100 e você paga 500. Depois você paga os fornecedores da construtora para evitar que eles tenham prejuízo. Agora eu lhe pergunto: quem vai pagar o seu prejuízo?

    No caso da Petrobras nós sabem quem vais pagar o prejuízo, o que nós não sabemos e quais são os critérios usados para determinar se a dívida em questão está relacionada com obra em questão. Eu tento imaginar como seria feito esse levantamento de informações, seria necessário reunir todos os recibos de entrega de mercadorias na referida obras e conferir quais duplicatas referentes àquelas mercadorias foram ou não foram quitadas.

    Outra curiosidade que eu tenho é como descobriram a existência da dívida. Os fornecedores estão executando títulos em cartório, fazendo cobrança judicial ou a Petrobras está agindo por livre iniciativa?

    ResponderExcluir