terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Por falar em aposentadoria, que tal político brasileiro receber salário europeu?

O projeto de reajuste salarial de deputados e senadores, aprovado nesta quarta-feira (17/12) pela Câmara dos Deputados eleva os vencimentos dos parlamentares dos atuais R$ 26,7 mil para R$ 33,7 mil. A proposta ainda tem que receber aval do Senado para que os reajustes passem a vigorar em 2015. Caso aprovado, o reajuste fará com que os deputados brasileiros tenham pagamento básico bruto anual equivalente a quase 130 mil euros, cerca de 5 mil euros anuais a mais que os vencimentos brutos básicos dos deputados do Parlamento italiano, os mais bem pagos da Europa.

No continente, os integrantes do Bundestag, o Parlamento alemão, também estão bem colocados na lista dos que recebem os melhores salários básicos (que não inclui os benefícios, como verba de gabinete , assessores, viagens e outros extras, que diferem de acordo com o país). Os alemães recebem 8.020,53 euros mensais, somando 96.240 euros no ano em vencimentos básicos brutos. Em janeiro de 2015, a quantia será reajustada para 9.082 euros, perfazendo um salário anual de 108.984 euros brutos – dos quais cerca de 43% são descontados em imposto de renda.

Os legisladores austríacos também não podem reclamar. Eles ganham anualmente quase 104 mil euros em vencimentos básicos brutos, sendo que recebem aumento em 2015, quando passam a ganhar 120,62 mil euros anuais. Os britânicos ganham o equivalente a cerca de 84,5 mil euros por ano.

França e Suécia pertencem aos países cujos salários dos deputados estão na faixa média europeia, com, respectivamente cerca de 85 mil euros e 85 mil euros brutos anuais.

2 comentários:

  1. (argento - sob captcha) ... ao contrário do "mundo da fantasia", este em que vivemos (o da Crasse Mérdia), há o Mundo REAL, desconhecido (ocultado) ... benvindo ao mundo real ...

    http://toma-mais-uma.blogspot.com.br/2014/12/revista-luxo-encartada-no-globo-e-um.html

    ... algumas vezes ele "aparece"

    ResponderExcluir
  2. (argento - sob captcha) ... que tal político brasileiro receber salário do INSS?

    ResponderExcluir