segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Aos sabichões que ouvem o galo cantar, mas não sabem onde: Cavaleiros Templários nunca foram rosacruzes

Quando eu falei do traje maçom do marido da Graça Foster, neguinho me chamou até de jumento, dizendo que aquilo era uma alusão aos cavaleiros templários rosacruzes. Então vamos lá, seus sabichões. E mais, ele é maçom, sim!

Em primeiro lugar, Os Cavaleiros Templários são uma organização internacional filantrópica afiliada à Maçonaria, mais especificamente ao Rito de York e é restrita apenas a maçons já iniciados e que professem a crença na religião cristã. As ordens templárias são: Cavaleiros do Templo, os Cavaleiros de Malta, os Cavaleiros de São Paulo e exclusivamente no Rito de York, os Cavaleiros da Cruz Vermelha

Na Inglaterra e País de Gales, a Maçonaria há 30.000 membros Templários entre os seus 250.000 maçons.

A ordem, como se pode deduzir, deriva seu nome dos históricos Cavaleiros Templários. Uma das teorias sobre a origem da Maçonaria sustenta que esta fraternidade possui descendência direta dos Cavaleiros históricos do final do século XIV, que teriam se estabelecido na Escócia ou em outros países onde a supressão dos Templários não foi cumprida. Embora tal teoria não possa ser descartada, ela é desacreditada por falta de evidências comprobatórias, tanto por parte da Maçonaria como por parte dos historiadores.

A cruz que os sabichões comentaristas se referem é associada principalmente com a Ordem dos Cavaleiros de Malta (templários). A cruz rosacruz é completamente diferente e rosacruzes nunca tiveram nada a ver com Cavaleiros Templários. É uma confraria existente na Alemanha a partir do século XVI originária de um grupo de protestantes alemães.

17 comentários:

  1. Suas explicações foram perfeitas para quem elas se dirigiam. Contudo com um apaixonado pelos Templários, gostaria de acrescentar que o objetivo primeiro (secreto) dos Templários era enaltecer Maria Madalena, a qual fora denegrida pela Igreja Católica em 324 e 525 A.C.
    Somente em 1969 a Igreja Católica fez seu "mea culpa" sobre Maria Madalena.
    Todas as atividades dos Templários bem como dos Hospitalários em proteger os peregrinos e o templo, eram as que obtinham o apoio papal.
    douglass

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que me consta, o principal objetivo dos templários era guardar valores, tanto que a primeira noção que se tem de banco como uma instituição destinada a este fim, vem deles.

      Quanto à Madalena, esse tal enaltecimento pode muito bem ter sido usado como um desvio de foco, já que nada há de concreto sobre os motivos que os levaram a adorá-la.

      Excluir
    2. http://digitarq.adptg.arquivos.pt/details?id=980866
      http://www.teosofia-liberdade.org.br/os-templarios-origem-historia-e-legado/
      ok! qto. ao nada de concreto.
      contudo há muitos indícios do mesmo.
      desvio de foco era na minha opinião a defesa dos peregrinos, para tanto criaram o 1º sistema bancário.
      douglass

      Excluir
  2. (argento) ... a cruz da foto é uma típica Rosacruz, que, também, faz referência ao grau 18 da Maçonaria, "Cavaleiro da Rosacruz"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Argento, mas rosacruzes continuam não tendo nada a ver com templários.

      Excluir
    2. (argento) ... sim, são Deferentes - ambas iniciáticas e se refletem como um espelho, uma pelo homem ao espíirito, a outra pelo espírito ao homem - opostas e complementares ...

      Excluir
    3. (argento) ... convem ler a Trilogia do Templo - Zé Rodrix - tambem em PDF - para Maçons e leigos

      Excluir
    4. Pois é, o Zé... Excelente intérprete e magnífico compositor que deixou de ser artista para ser publicitário, o que não o desmerece em nada. Conheci a peça em 70 ou 71, completamente desabotinado, quando ele era o líder da maravilhosa banda "Som Imaginário", quando acompanhava Milton Nascimento.

      Não sabia que ele tinha escrito algo nesse sentido. Espero que não seja mais um Paulo Coelho da vida.

      Excluir
    5. (argento) ...já o citei aqui e no falecido OP; não tem "cunho moral" como os "Paulo Coelho"...

      Excluir
    6. (argento) ... outra coisa: a História é Laica e documentos secretos das Iniciáticas são Secretos ...

      Excluir
  3. Eu nunca pesquisei sobre nenhuma das três ordens, mas sei que não faltam controvérsias. Li há muito tempo atrás, não lembro onde, que a Ordem Rosa Cruz foi fundada no início do século XX e seria uma espécie de herdeira de uma outra ordem que existiu alguns séculos antes, mas também já ouvi dizerem que os Rosacruzes possuem origens nos Druidas.

    As "Pedras Guias" da Geórgia são atribuídas à Ordem Rosa Cruz, mas as ordem jamais reconheceu o monumento como seu. O idealizador do monumento se identificou como R. C. Christian, então os "sábios" de plantão deduziram que R. C. significa Rosa Cruz.

    Seja como for, não importa qual modelito os membros usam, desde que respeitem as leis e as pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, Milton. Não há dúvidas quanto à fundação dos rosacruzes por alemães protestantes. O que existe é muita especulação aliada a mitos em tentativas de dar mais visibilidade a eles, que sempre quiseram ter o prestígio dos maçons, sem sucesso.

      Quanto a druidas, conhecendo os alemães, duvido que eles dessem algum valor a algum costume celta. Sua área é outra, e bem chauvinista.

      Excluir
    2. Como eu disse antes, eu nunca pesquisei sobre isso, fiz as citações justamente para mostrar que existe especulação. No caso da maçonaria a especulação é promovida até mesmo pela Igreja Católica, que diz que Allan Kardec era maçom e que o espiritismo foi inventado pela maçonaria para destruir a igreja.

      Em verdade, a história de que Allan Kardec seria o nome de alguém que viveu nos tempos dos druidas foi inventada depois que a Igreja começou a chamar o espiritismo de neo druidismo.

      Neo druidismo foi o termo usado pela igreja, muito antes do surgimento do espiritismo, para denominar a cristianização das práticas pagãs, que estaria sendo promovida pela maçonaria.

      O que eu gosto na maçonaria é o fato de ela ser a sociedade secreta mais famosa do mundo. É tão secreta que colocam placas nas sedes identificando que é uma casa (ou templo, não sei qual é o termo correto) maçom. É tão secreta que existem documentários sobre a maçonaria. É tão secreta que foi homenageada em sessão solene na Câmara dos Deputados. É tão secreta que possui membros secretíssimos como José Bonifácio, Benjamim Franklin, George Washington e outros desconhecidos. É tão secreta que participou explicitamente na independência dos EUA.

      Mas secreta que a maçonaria, só a padaria do português.

      Excluir
    3. A raíz do Rosacrucianismo é um sincretismo de correntes diversas,filosóficas e religiosas como: hermetismo egípcio, cabalismo judaico,alquimia e o gnosticismo cristão .
      Na atualidade a Ordem Rosa Cruz nao é religiosa ou política.

      Em Curitiba ha um "templo cuja arquitectura é baseada nos templos egipcios", uma loja AMORC, muito linda.

      https://www.google.com/?gws_rd=ssl#q=templo+rosacruz+em++curitiba

      Excluir
  4. Os Templários nasceram nas Cruzadas (a partir do século XI), fundaram sim o sistema bancário a medida que protegiam os peregrinos que se dirigiam a Terra prometida, tornaram-se tão ricos que a eles foi atribuído a acusação de encontrarem o Santo Graal ou mesmo O Templo de Salomão, a riqueza que acumularam protegendo os peregrinos ao fundarem os primeiros bancos ( para evitar pilhagens que eram muito comuns no auge do feudalismo o sistema bancário tornou-se bem conveniente), e os Templários extremamente ricos e poderosos. Essa riqueza encheu os olhos da Igreja católica (que na minha opinião nunca fez mea culpa para maçons nem templários pelo contrário ordenou o assassinato de todos eles eles no século XIII inclusive em uma sexta feira 13 o que deu origem a história em volta dessa "data"), mas também dos reis da França que passou a persegui-los.
    Os templários que sobreviveram entraram na maçonaria carregando para essa confraria de mestres artesãos construtores mais mistérios.
    O maior mistério é o que realmente os templários encontraram em Jerusalém? O santo Graal?O que é o santo Graal? Segundo Margaret Starbird em seu livro Maria Madalena e o Santo Graal, Jesus teria tido herdeiros, esse livro inclusive é a base do Código Da vinci.
    Dan Brown vai mais longe e atribui inclusive que a perseguição a bruxaria no fim da idade média e durante o período moderno (Descrita no livro...Martelo das Bruxas), seria uma tentativa da igreja de matar todas as mulheres que trouxessem alguma relação como fato, ou algo parecido...A Maçonaria teria mais tarde um novo litígio com a Igreja no século XVIII por causa do Iluminismo que se apresentava principalmente nos seus salões já que as ideias de liberalismo, democracia, racionalismo não eram bem vistos pelo antigo regime que começa a ruir a partir de então com o surgimento do Estado moderno de direito...

    ResponderExcluir
  5. Contribuindo para o debate, há que se acrescentar que há dois tipos de registros históricos, no que respeita às ordens iniciáticas: a história alegórica e a história documentada. A história alegórica é a que atribui a origem dos rosacruzes ao Antigo Egito (18ª Dinastia, aproximadamente) ou até mesmo a épocas mais recuadas (Atlântida), e a origem da maçonaria a Salomão. Ambas origens podem ser meramente lendas, ou algo mais que isso, não sendo minha intenção abordar a segunda hipótese aqui. A história documentada, formal, registra o surgimento de uma organização com o nome "rosacruz" na Europa, em algum período entre os séculos XVI e XVII, com forte expressividade na Alemanha. Não se tratando, propriamente, de um movimento reformista, tampouco preocupado com questões cristãs. Os rosacruzes surgiram com características mais filosóficas do que religiosas. Estavam mais próximos dos ideais iluministas do que propriamente de calvinismo. Os rosacruzes autênticos recebiam uma iniciação rosacruz, que nada têm a ver com o grau 18, cuja iniciação e conteúdo são maçônicos. Ou seja, o grau 18 não é um grau rosacruz, tampouco a iniciação que conduz ao seu interior é rosacruz. Não se pode perder de vista que a morfologia é maçônica. Muitos filósofos do idealismo alemão eram rosacruzes, como Fichte e Schelling, havendo certa controvérsia a respeito de Hegel ter sido iniciado. Já a maçonaria tem sua origem histórica formal nas corporações de ofício. Cumpre ressaltar que a maçonaria hoje possui ramos templários não oficiais, assim como ramos rosacruzes não oficiais. A razão da não oficialidade está em que as iniciações que dão acesso a essas entidades não são rosacruzes nem templárias, haja vista que a maçonaria e suas ramificações não são organizações que transcendem. Como a morfologia maçônica não visa à transcendência, como se nota pela ausência de incensórios no templo, à exceção de algumas iniciações. Já a Ordem Rosacruz e a Ordem Templária legítima são organismos que visam à transcendência, tanto quanto a Ordem Martinista, razão pela qual suas sessões ocorrem em templos previamente incensados. O pesquisador desses assuntos deve estar disposto e aberto a uma labuta incansável e persistente, pois somente irá receber informações fidedignas de onde elas devem partir. Há muita literatura maçônica, rosacruz e templária nas editoras comerciais. São meramente obras literárias e especulativas. A produção fidedigna é restrita e normalmente não está disponível nas livrarias. As melhores fontes laicas ainda são a Enciclopaedia Britannica (versão integral, em inglês) e a enciclopedia maçônica, editada pela Grand Lodge of England, Oxford. Finalmente, a pesquisa de Dan Brown é insipiente. Não se trata de um pesquisador paciente, mas de um escritor de livros comerciais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela valiosa contribuição sobre os rosacruzes, anônimo.

      Excluir