segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Paranoia alimentar

Ainda outro dia eu estava vendo uma matéria na TV sobre saúde, perdão, doença (programas de saúde na TV só falam em doenças), realizada no Rio Grande do Sul, em que o repórter anunciava que chimarrão, álcool e tabaco provocam câncer no esôfago, cheio de uma ironia paquidérmica, querendo sacanear os gaúchos, grandes bebedores, fumadores e fanáticos por chimarrão - fora a carne que, segundo os paranóicos da doença, faz um mal desgraçado.

Pois bem, eu já sabia que o Rio Grande é o estado que tem a maior expectativa de vida do Brasil (parece que Santa Catarina está ultrapassando, mas é tudo quase a mesma coisa), mas foi procurar. A média de vida do gaúcho é de 77,5 anos (74 para os homens e 81 para as mulheres), sendo que o número de idosos com mais de 60 anos também é o maior: 15,65% da população.

Faz sentido ensinar o gaúcho a viver? Vão tirar o vinho, o cigarrinho, a bomba e a cuia dele?

A mesma coisa falam do Japão a toda hora: as comidas ingeridas em temperatura muito alta, como é hábito lá, é responsável por muitos casos de câncer no estômago. No entanto, o Japão é o país com a maior expectativa de vida do mundo: 84,6 anos!

Ora, vão lamber sabão!

14 comentários:

  1. (argento) ... essa turma fala demais; originários de "andadores (tribos nômades), comedores de carne, têm o mate (chimarrão é mate) como auxiliar na digestão, neutralização e eliminação das purinas; o vinho alegra o espírito ... taí o tripé equilibrante ...

    ResponderExcluir
  2. Esqueceram de combinar com os russos, digo gaúchos. Mas a campanha mais importante da humanidade, pela saúde dos outros, foi o combate ao tabagismo, causa todo os tipo de câncer imaginável. Conseguiram reduzir o consumo de tabaco na sociedade em pelo menos 20%, mas os índices de câncer continuaram iguais. Proibiram fumar em locais públicos e fechados para evitar os "fumantes passivos", mas os índices de câncer continuaram os mesmos.

    Resumindo, se alguém não fuma e tem câncer a causa é outra, mas se fuma a causa só pode ser do cigarro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argento) ... este é o problema com "especialistas" - preocupam-se muito com as "partes" e, por consequência, dispensam o TODO (a nicotina, por exemplo, é um poderoso Vermífugo)

      Excluir
    2. É a mesma coisa, Argento, que essa porra de aquecimento global ser atribuído à influência humana, quando até meu neto sabe que a Terra é viva e, de tempos em tempos liga o maçarico em potência máxima, alternando com o seu desligamento total, como foram os anos 1000 DC e os 1600 DC, respectivamente.

      Excluir
    3. E quando vier a próxima era glacial, que virá mesmo, vão fazer o que?

      Excluir
    4. As eras glaciais duram entre 100 mil e 120 mil anos, as eras inter glaciais duram entre 10 mil e 12 mil anos. A última era glacial terminou há (aproximadamente) 12 mil anos.Se a nova era glacial ainda não chegou, então deve estar na esquina.

      Algumas mudanças climáticas que ocorreram a partir de 2010/2011 podem ser considerados indícios da nova era glacial, mesmo assim os devotos do aquecimento global continuam com a mesma ladainha.

      Excluir
    5. Há as mini-eras, como as que eu mencionei. O aquecimento por volta do ano 1000, proporcionou a colonização da Groenlândia (Gröen - verde), assim como a mini-glaciação , iniciada três ou quatro séculos depois, provocou a debandada porque o verde virou branco.

      Excluir
    6. Não existe um parâmetro para estabelecer quando começa ou termina uma era glacial, mas as informações obtidas nas camadas de gelo da Antártida mostram que existe uma temperatura máxima e uma mínima, que eu chamo de inicio do fim.

      Quando a temperatura atinge o extremo mínimo, inicia um processo de aquecimento, com altos e baixos, mas sempre variação para cima, ou seja, aquece 10 graus em um século e resfria 8 no século seguinte (hipoteticamente) resultando em aquecimento de 2 graus a cada 200 anos.

      A Groelândia Verde pode ter sido o extremo da era inter glacial, ou seja, iniciou o processo de resfriamento, onde resfria 10 graus num século e aquece 8 no outro, resultando em resfriamento de 2 graus a cada 200 anos.

      No século 20 teve resfriamento até os anos 60/70 e aquecimento nos anos 70/80/90. A primeira década do século 21 foi de resfriamento, se o processo durar 50 anos é praticamente a confirmação de uma era glacial (no meu entendimento).

      Excluir
    7. Milton, não complica. Não existe o "pode ser" em fatos consumados e provados. Eu tenho arquivados alguns gráficos de temperatura que provam o que eu disse.

      De mais a mais, a Terra é viva e se manifesta a hora que bem entender, dentro de determinados parâmetros, bem dito.

      Excluir
    8. De qual fato consumado você está falando, o período em que a Groelândia era verde? Se esse momento foi o pico no aquecimento, então foi o início do fim da era inter glacial, se houver outro pico maior, então não é, logo PODE SER.

      As mudanças de eras após o extremo do resfriamento ou aquecimento está muito bem documentado. Esse negócio de que a Terra é viva é fantasia, ela possui atividade geológica, mas o fator principal no aquecimento ou resfriamento é a atividade do Sol.

      Excluir
    9. (argento) ... prevejo longa discussão - a Terra é viva, é, não é; no entanto comporta-se como tal, não faz diferença se É ou Não vivo ... mas quando Ela cisma de sacudir, nem Deus acode ...

      Excluir
    10. (argento) ... ou, quando a Deusa Mãe Terra está com TPM, o Deus Pai, sabiamente, retira-se para uma cervejota com os outros Deuses

      Excluir
  3. (argento) ... "saúde", "especialistas" e SUS

    https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&x-yt-ts=1421914688&x-yt-cl=84503534&v=voufpL2mZY8

    ResponderExcluir