sábado, 29 de junho de 2013

Antes tarde


Tem uma coisa que eu deveria ter comentado há dias, mas é meio impossível para um cara desorganizado como eu lembrar de tudo que quero escrever, além de todo o “resto” que tenho que fazer para tentar ganhar a vida. Não sei o que atrapalha o que, se o Toma Mais Uma ou o “resto”. Ou melhor, sei sim: eu mesmo atrapalho os dois. Mas vamos lá, apesar de ser uma chuva no molhado.

Ando lendo por aí que a “leitura” que Dilma fez dessas manifestações Brasil adentro foi de uma reivindicação de reforma política, tendo inclusive proposto um famigerado plebiscito que a maioria dos analistas sérios classificou como um “golpe”.

Para começar, Dilma não fez “leitura” nenhuma porque não é capaz de interpretar sequer um desenho animado do Pica-Pau. Já cansei de dizer aqui que o Brasil não precisa de mais leis - nós já as temos de sobra - e nem de mudanças nas que já vigoram, mas sim do cumprimento das mesmas, mesmo porque, qualquer coisa que emane desse legislativo canalha vai ser, forçosamente, bem pior do que já existe.

O recado que as ruas mandam nunca foi contra a política e sim contra os políticos. A briga é puramente social, contra essa casta que, segundo as mais recentes estimativas, rouba 200 bilhões de reais por ano e que, sendo autocrítico, porque eu, a princípio não gostava da expressão, realmente não nos representa, não no sentido da legitimidade e sim da moralidade. Deputados, senadores, vereadores, governadores e presidentes são todos nossos legítimos representantes, porque lhes demos, através dos votos, procurações para nos representar, mas analisando de maneira prática e moral, estão muito longe disso.

Eu mesmo sou vítima de um voto que dei para deputado federal após ponderar, considerar e reconsiderar muito. Votei em Alfredo Sirkis, por conhecê-lo desde os 12 anos, por admirar sua postura, parecida com a do Gabeira, ao reconhecer que o terrorismo que ele fazia à época dos militares era uma furada, por ser sabidamente um sujeito honesto, capaz e extremamente inteligente. Doce ilusão. Sua primeira providência após ser eleito foi se bandear para o lado de Marina Silva, virar seu bibelô de estimação e dedicar sua vida a batalhar para fundar o partido da panaca, esquecendo totalmente as suas atividades parlamentares e o compromisso que tem comigo e com os demais infelizes que o elegeram.

Isto prova que ninguém está livre de não ser “representado” por quem votou, porque se até eu, um sujeito relativamente politizado e bem informado, fui solenemente enganado, imaginem então os 90% da população que não quer saber de política por falta de tempo, saco ou capacidade...

É lógico que ninguém é obrigado a se informar ou a se interessar por política - cadê o voto facultativo? -, mas é mais lógico ainda que um político que ocupa um cargo eletivo tem a obrigação de ter decoro, que é um resumo de honestidade, trabalho, caráter, civilidade e - por que não - patriotismo, e não se valer do desinteresse da população para cometer seus crimes sem nenhum escrúpulo.

Portanto, dona Dilma, como sempre, escolheu o caminho errado, não sei se por “golpe” ou por incompetência mesmo. Ela devia ler o que o “ilustre” enganador-geral das pesquisas, Marcos Coimbra escreveu, e que publiquei acima: “Quem deu o sentido das manifestações foi a classe média antipetista”, e esta, além de ser mil vezes maior do que ela imagina, não se deixa enganar.


As coisas estão clareando...

Um comentário:

  1. Incompetentes, trafulhas.
    Os manifestantes pensantes nao votam PT, justamente por nao votarem PT eh que protestam, tirando, claro, "os vintecentavistas" e outros "lantejoulas."
    Talvez as manifestacoes pudessem alertar alguns para o nefasto que eh para o país o PT continuar no poder, no entanto a Copa do Mundo eh antes das eleicoes e se o Brasil conquista-la o lula e a corja virao a baila e os louros da vitoria os abracarao e serao jubilados pelo povo como herois e todo aquele vomito ufanista e desvairado ira borrar qualquer pensamento positvo que por acaso tivesse tomado forma em um cantinho no cerebro de alguns que foram sensitivos as manifestacoes.

    Nao sei se esta confirmado, mas li que a dilma nao ira a cerimonia onde seria galardoada com as vaias de honra.
    Bem feito para o Blatter, ira receber tudo sozinho. Espero que nao morra de uma overdose de vaias. Ficaria muito bonito para o país ter uma presidanta estagiaria que sequer faz o que ganha para fazer, ausente do trabalho,no momento o trabalho dela se resume em receber vaias e deveria faze-lo.
    O outro trafulha bandalho, vai certamente visitar o amigo, o genocida Al Bashir, da Etiopia ao Sudao eh um pulinho.
    O cabra invisivel comprou a Copa e nao levou em consideracao a talha, pensou que o tamanho era unico e unisex e que todos ficariam felizes e contentesem vesti-la Errou, e como eh um aladrabao, picareta de um lado e enchada do outro, desaparece como por encanto sem dar a minina satisfacao, fez o que o seu caracter exige.

    ResponderExcluir