quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Parando de fumar - Até quando?

Uma pequena linha do tempo sobre alguns dos efeitos mais imediatos de parar de fumar e como isso vai afetar o seu corpo:
  1. Em 20 minutos a pressão arterial vai cair de volta ao normal.
  2. Em oito horas os níveis de monóxido de carbono (um gás tóxico) em sua corrente sanguínea vai cair pela metade, e os níveis de oxigênio voltarão ao normal.
  3. Em 48 horas a sua chance de ter um ataque cardíaco terá diminuído. Toda nicotina terá deixado seu corpo. Os seus paladar e olfato vão voltar a um nível normal.
  4. Em 72 horas os brônquios vão relaxar, e seus níveis de energia irão aumentar.
  5. Em duas semanas a sua circulação vai aumentar e vai continuar a melhorar para as próximas semanas.
  6. Em três a nove meses, tosse, sibilância e problemas respiratórios se dissiparão e seu pulmão melhorará a capacidade em 10%.
  7. Em um ano o risco de ter um ataque cardíaco terá caído pela metade.
  8. Em cinco anos o risco de ter um acidente vascular cerebral retorna ao de um não-fumante.
  9. Em dez anos o risco de câncer de pulmão terá retornado ao de um não-fumante
  10. Em quinze anos, o risco de ataque cardíaco terá retornado ao de um não-fumante.
Quiuspariu! Um raio de uma bronquite me fez voltar à infância e tive uma crise de asma que me deixou fora de combate desde segunda feira. Claro que o cigarro tem muito a ver, tanto que aproveitei para ver se paro de vez, e não fumo há dois dias. De acordo com o cardápio, já estou no nível três. Quero ver até onde vou, ou seja, quem é mais forte, minhas tendências suicidas ou as masoquistas (sim, porque gosto de fumar e deixar vai ser um desprazer).

12 comentários:

  1. Deixei de fumar em 1972, con 40 anos de idade. Herança daqueles 20 anos: varizes que já foram operadas, uma perna a menos por conta de um aneurisma roto que explodiu; um stent de 20 cm na perna sobrevivente para conter outro aneurisma; uma cicatriz através de meu abdomen com 60 cm de extensão que indica a abertura necessária para corrigir um aneurisma da aorta abdominal. Ou seja esse papo de que o cigarro não deixa sequelas após um certo tempo é balela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, já que eu estou fodido mesmo, vou voltar! Eu fumo há 50!

      Brincadeira. A falta de ar que ando sentido não vai me deixar voltar. Pelo menos por enquanto...

      Excluir
  2. Segundo Millor Fernandes, deixar de fumar não é algo difícil, ele próprio deixou de fumar várias vezes.

    ResponderExcluir
  3. (argento) ... deixar de fumar eh facilimo: basta nao acender o proximo (aargento - teclado desconfigurou)

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente o parágrafo 9 não esta correcto conforme estudos.
    Quem uma vez foi fumante continuará a ter mais probabilidade de ser contemplado com um câncer de pulmão que um não fumante, aquele que não fumou.
    Fique bem Ricardo.

    ResponderExcluir
  5. (argento) ... é, o número de pessoas não fumantes coma asma e outros problemas respiratórios tem aumentado significativamente; tambem aumenta o número de não fumantes com problemas alergicos, O fotógrafo que morreu de infarto na porta de um hospital do coração não fumava, uma de minhas cunhadas foi diagnosticada de câncer e nunca fumou. O número de Imunodeficientes sem o vírus da AIDS também tem aumentado . . seinão, acho esta lista, com seus 10 itens, uma "bestice" sem tamanho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argento) ... sente a necessidade de parar de fumar?, não acenda o próximo - se conseguir, dou-lhe os parabéns. Quanto à "lista", jogue fora, só aumenta a Ansiedade ao consulta-la ... (argento)

      Excluir
  6. MAGU DISSE:

    Acho que esse "negóço" de estar sem a estimulação da nicotina e do alcatrão interrompeu algumas das sinapses do Ric. CADÊ as matérias desta quinta-feira?

    Fiquei dez anos sem fumar. Acabei voltando por causa da frescura de um "amigo" que apareceu, alguns anos atrás, com aquele cigarro de cravo. O pior é que o tal continua sem ser fumante, e eu me lasquei, apesar de só fumar cigarro de palha, como convém a um latifundiário (rs)...

    ResponderExcluir
  7. (argento) ... nunca vi ninguém viciado em Beringela

    http://eco4u.wordpress.com/2012/06/15/fumar-ou-comer-uma-beringela-cientistas-da-universidade-de-michigan-concluem-que-legumes-contem-nicotina/

    (argento)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argento) ... nem em Vitamina B3 ... (argento)

      Excluir
    2. Eu creio que sou viciada em cerejas, conto os meses para que elas cheguem. É uma espécie de vicio, tenho verdadeira paixão pelas cerejas. Assim como tinha e tenho pelo chuchu.

      Excluir