sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Parabéns aos judeus pelo seu novo Rabino Macedo

É claro que é uma gozação, até porque não vai demorar muito e os judeus vão chiar, e feio, já que eles não gostam de brincadeiras quando o assunto é a sua religião, e Macedo é uma brincadeira de muito mau gosto. Resta saber até onde ele quer chegar com mais essa palhaçada.

 RABINO EDIR? QUASE

Reportagem de Juliana Linhares e Thaís Botelho publicada em edição impressa de VEJA

De quipá, xale de orações, barba de profeta e chamado por alguns de seus pastores de “sumo sacerdote”, o nome dado ao religioso supremo do antigo povo de Israel. Edir Macedo fez uma mudança surpreendente na narrativa da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), a maior confissão neopentecostal do país, criada por ele.

Os elementos da religião judaica que o líder evangélico passou a incorporar imprimem um novo significado à sua obra magna, o gigantesco Templo de Salomão do Brás, em São Paulo, inaugurado na semana passada.

Uma vez que Macedo não ficou louco, não rasga dinheiro nem pretende deixar de arrecadá-lo, a virada judaicizante é analisada fora da Iurd à luz da carreira excepcionalmente bem-sucedida do homem que partiu de zero para 1,9 milhão de fiéis em menos de quatro décadas – com um pequeno encolhimento nos últimos anos, produto da concorrência.

“É uma estratégia de marketing. Ele quer recuperar o que já teve e, fantasiado assim, dar uma nova guinada em sua teologia. Edir é conhecido por não ter nenhuma coerência bíblica”, diz um dos maiores líderes evangélicos do país, e concorrente de Macedo.

O Templo de Salomão, aberto com a presença da presidente Dilma Rousseff e do governador paulista Geraldo Alckmin, é um sinal de que Macedo pensa mais do que grande. O templo original, descrito na Bíblia, foi erguido em Jerusalém no reino de Salomão, quase 1 000 anos antes de Cristo, como a primeira construção permanente de louvor a Jeová, deus de Israel. Foi destruído por Nabucodonosor, rei da Babilônia, e reconstruído em 516 a.C., sob a designação conhecida como Segundo Templo.

Na catástrofe seguinte, foram as tropas do Império Romano que puniram uma rebelião não só arrasando o templo como levando o povo judeu à diáspora. Um Terceiro Templo, místico ou real, é esperado por judeus e cristãos que acreditam nas profecias sobre o fim dos tempos.

Enquanto isso não acontece, mórmons, maçons e agora a Universal fazem suas versões. Não é coisa pouca. No ano passado, Macedo falou da grandiosidade de sua construção e aproveitou para passar o solidéu: “Pensem em doar 10% – não é o dízimo – ao templo. Só a iluminação dele custou 22 milhões de reais. Vai somando. As 10 000 cadeiras, mais 22 milhões. As pedras, que vieram de Israel, 30 milhões. O som saiu por 10 milhões. Estamos fazendo tudo do melhor. Amém, pessoal?”.

“O que Macedo quer é superar a Igreja Católica. Esse templo tem quatro vezes o tamanho do Santuário de Aparecida e é agora a maior construção religiosa do país”, acredita Ricardo Mariano, professor de sociologia da USP e especialista em igrejas neopentecostais.

Ele dá exemplos do impulso expansionista da Universal: “Em 37 anos de existência, ela abriu quase 200 igrejas, dentro e fora do país, tem a segunda maior rede de TV, um partido político e parte dos 50 milhões de evangélicos, um quarto da população brasileira”.

Mariano também aponta a conexão teológica das igrejas evangélicas com o judaísmo, através da ênfase no Antigo Testamento. Robson Rodovalho, bispo fundador da igreja Sara Nossa Terra, diz que os judeus são “queridos e protegidos pelos evangélicos; em orações e em posicionamentos pró-Israel”.

Templos da Universal há anos exibem menorás, candelabros de sete velas, um dos principais símbolos do judaísmo, mas os paramentos litúrgicos portados por Macedo e outros pastores em cultos recentes – quipá, o pequeno chapéu, e talit, o xale branco com listas azuis, que rabinos e judeus religiosos usam para fazer preces e em cerimônias nas sinagogas – trazem praticamente uma revolução teológica.

Os obreiros passaram a ser chamados de levitas, como os sacerdotes bíblicos originais – que deixaram de existir com a destruição do Segundo Templo -, usando trajes brancos com faixas douradas na cintura. Macedo e sua família já estão morando no maior dos cinquenta apartamentos construídos dentro do gigantesco templo.

Ao todo, a obra, inaugurada ainda sem alvará dos bombeiros, custou 685 milhões de reais e inclui detalhes realistas, como oliveiras no paisagismo e um altar no formato da Arca da Aliança, onde na Antiguidade se acreditava que estavam guardadas as tábuas com os Dez Mandamentos.

A religião judaica não busca converter novos fiéis e costuma receber mal a apropriação de seus símbolos. De um ponto de vista neutro, porém, será muito interessante acompanhar para onde Edir Macedo pretende conduzir seu povo.

36 comentários:

  1. (argrnto) ,,, só aos Levitas era devido o Dízimo ... os Levitas só saíam do Templo para cagar ... qualquer semelhança não é mera coincidência. (argento)

    ResponderExcluir
  2. (argento) ... segundo o último censo, o número de "Crentes", para júbilo do Pastor Adélio (que os estimou em 20 000 000) está em torno de 50 000 000 de votos ... sacumé, né?

    ResponderExcluir
  3. Eu já escrevi ha tempos quando foi anunciado o tal do templo evangélico que era uma ofensa e parece que continua. Templo de Salomao, é mesmo ofensivo, muito ofensivo, especialmente porque não é qualquer um que pode converter-se ao judaimos, tem que tem intelecto e estudar muito,muito.

    ResponderExcluir
  4. O ser espinhoso e estulto afinal das contas é evangélico? Não foi esse estrume que deu pontapés na imagem da Nossa Senhora Aparecida?

    Lixo, esgoto e escroto.

    ResponderExcluir
  5. Agora só falta a Arca da Aliança, mas o que o Edir Macedo deveria construir é a Arca de Noé, para os fiéis não se afogarem nesse mar de lama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele terá que ir até a Etiiopia onde dizem estar a Arca da Alianca.
      Bem que a fantasia poderia tornar-se realidade e o pastoreco teria o mesmo fim dos nazis quando abriram a Arca no "Raiders Of The Last Ark" Indiana Jones (adoro os filmes do Indiana.

      Excluir
  6. (argento) ... (...) “Então, não poderia faltar… Macedo convidou todos a pegar os envelopes colocados no encosto das cadeiras. ‘Estarão abertos os Meus olhos e atentos os Meus ouvidos a toda oração que se fizer neste lugar.’, disse. E conclamou: ‘Escreva o seu pedido de oração para colocar nas pedras do altar! Quem quiser, não é obrigatório, pode fazer uma doação’. (...)

    ... mais em:

    http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/08/o-que-imprensa-nao-disse-sobre-o-templo-de-salomao.html

    ResponderExcluir
  7. O patoreco que leve o povo dele para o nordeste onde ha caatinga, é o mais próximo do deerto que ele poderá chegar,já abrir o mar como aconteceu na fantástica obra épica dirigida pelo Cecil B. DeMille, o pastoreio tera que contentar-se com abrir qualquer torneira .
    Penso que tal afronta ao judaísmo não tenha acontecido em nenhum outro lugar, o Brasil não é um circo é outra coisa.

    ResponderExcluir
  8. (argento) ... o problema com este planetinha atrasado é que o homem nasce com um cérebro em branco onde os Mais Expertos "escrevem, imprimem," aquilo que LHES Interessa - Ecce Homo é um barato, ou barata - o Sistema de Crenças que explora as "FOMES" (argento)

    ResponderExcluir
  9. Por que tudo que não presta vinga no Brasil?
    A resposta não é nada dificil, o povo é ignorante e subdesenvolvido e não tem como acabar com inércia intelectual da massa.Nao tem.
    Isso é bom para todos os espertinhos, governo pastores e bispotes.
    Só ainda não entendi o por que o islão não tem sucesso por aí, talvez só poderiam vingar no "Brasil profundo" na costa seria mais dificil, mas fuçando , fuçando e insistindo conseguiriam, há quintal para isso e muito mais, há ignorância em qualquer virar da esquina, ignorância é fundamental para que o islão tenha sucesso, não esquecendo a violência, isso também não falta no país. N
    Nao deveria rir, mas estou, se a sharia law fosse implementada o país se transformaria no país dos manetas.
    "Plantando no Brasil tudo dá"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argento) ... :

      Eglise Universelle du Royaume de Dieu – Belgique

      Bruxelles
      29-31, Chaussée de Wavre
      1050 Ixelles – Bruxelles
      Métro: Porte de Namur
      Line AMIE 24H/24 & 7J/7 au:
      Tél: 02.520.32.00
      Gsm: 04.76.62.80.90

      Anderlecht
      3 Rue Lambert Crickx
      1070 Anderlecht
      Metro: Lijn 2 en 6 – Zuidstation
      Bus: 27/49/50/78/144/145/365
      Tel: 02.523.14.61
      (Cultes en Langue Portugaise)

      Antwerpen
      Carnotstraat, 15
      2060 Antwerpen
      Tram: 11 / 12 / 24 – Astrid Station
      Bus: 21/23/242/410/420/421/423
      Tel: 03.227.31.01

      Antwerpen
      Lange Winkelhaakstraat, 23
      2060 Antwerpen
      Tram: 11 / 12 / 24 – Astrid Station
      Bus: 21/23/242/410/420/421/423
      Tel: 03.707.19.67

      Gent
      Dendermondsesteenweg, 57a
      Gent Damport
      Bus: 3/34/35/36/70/72/73/76/78
      Nabij: Station Gent Dampoort
      Tel: 09.327.07.40

      Liège
      107, Boulevard de la Souvenière
      4000 Liège
      Bus: 1 / 4 – Halte: Lonhienne
      Tel: 04.250.27.96

      Aalst
      Dendermondsesteenweg, 52
      9300 Aalst
      GSM: 0475.86.08.93

      Charleroy
      Bd. Joseph Tirou 53
      6000 Charleroy
      Tel. 02.520.3200
      Every Saturday at 3pm

      Namur
      Place L`ilon, 17
      5000 Namur, Centre L`ilon
      Tel. 02 520 3200
      Samedis a 15h00

      Athus
      35, Place du Centre
      B-679144 Athus
      Telefone: +352 26 483 760
      Horários:Ter: 19h30

      Excluir
  10. O que vem a ser isso?
    Enderecos da tal igrejinha aqui na Bélgica?

    Com certeza para os brasileiros e outros sul americanos que vivem aqui. Tem certeza que isso esta funcionando? Não que eu queira ir curar o meu hallux valgus ahahahahahah

    Eu não tenho certeza, mas penso que li algo sobre a ilegalidade das salinhas por aqui, não tenho bem a certeza se foram jogados para fora ou não. Tenho uma vaga lembrança sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Igreja Universal do Reino de Deus – Wikipédia, a ...
    pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Universal_do_Reino_de_Deus
    A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) é uma igreja evangélica .... 1968 na Igreja Cristã de Nova Vida fundada por Robert McAlister, e juntos decidiram criar ... em uma assembleia excepcional: caso Soares ganhasse, apoiaria a obra ...... Em 1997, a Câmara dos Representantes da Bélgica a descreveu, como uma ...
    Você visitou esta página 2 vezes. Última visita: 10/08/14


    Encontrei o texto acima, mas entrando não consegui localizar nada sobre o que aconteceu na Belgica, mas pelo que lembro foi por motivos escuros que foram mandados embora, não sei se voltaram, pois não tenho o mínimo interesse em saber sobre a seita, certamente as igrejinhas existem para os brasileiros, africanos e alguns portugueses desgarrados que vivem aqui.

    ResponderExcluir
  13. Fonte: Wikepedia

    Desde 1995 a Federação de Entidades Religiosas Evangélicas da Espanha (Ferede) não reconhece a IURD como igreja evangélica.143 144 Em 1997, a Câmara dos Representantes da Bélgica descreveu a Universal como uma "associação criminosa, cujo único objetivo é o enriquecimento", "uma forma extrema de mercantilismo da fé ", cujas "atividades na Bélgica pode ser apenas uma fachada para ocultar atividades ilegais"; em Luxemburgo, "são talvez um sinal de que a organização está também envolvida em lavagem de dinheiro".14

    Não sei não se as salinas ainda existem por aqui, se existem pode ter a certeza são frequentadas por brasileiros, africanos e alguns portugueses, não creio que os belgas facam parte do rebanho, podem com certeza existir alguns, mas com toda a certeza serão poucos ou quase nenhum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argento) ... se propaga como um vírus, em todo o mundo, assim como a Ignorância que, não é privilégio dos "terceiromundistas", se espalha - os "Negócios" agradecem ... (argento)

      Excluir
  14. Com toda a certeza, não é privilégio , mas é muito mais cultivado incentivado e festejado aí. Óbvio, que aqui também tem gente ignorante, tantos autoctonos como os importados.
    Para seguir uma seita como essa do Macedo a pessoa tera que ser mesmo muito tapada, muito tapada, quando o dinheiro se multiplica como os peixes que Jesus tera multiplicado. não acho errado alguém doar de livre expontânea verdade para a igreja que segue, doar sim, pagar dizimo,isso é que não.
    Claro que são salafrários e quem segue um bando de salafrários sabendo que são o que são ...
    Pode espalhar-se pelo mundo todo, onde estejam os brasileiros e podem florescer.
    Parece que na Espanha os ciganos são adeptos da seita do homem.

    ResponderExcluir
  15. Essa praga não é brasileira embora cresça alimentada por aipim e feijão. Coisa de americanos .
    A ex candidata a vice presidência dos USA a infantil e burra Sarah Palin pertence ao mesmo movimento do bispote Macedo.
    Há um video em que ela aparece sendo exorcizada por um pastor, dizem que foi para enfrentar as eleições a qual levou bomba. Talvez se não tivesse sido exorcizada tudo teria sido diferente ahahahahahahahahha.
    A Sarah Palin burra como duas portas abertas, disse que era uma intelectual, entrevistada não soube sequer dizer o nome de um único livro que tenha lido, parente do lula.

    ResponderExcluir
  16. Made in Brazil.
    Cada um exporta a cultura que tem.

    http://www.publico.pt/sociedade/noticia/o-culto-de-indios-e-negros-que-chegou-a-portugal-1665703

    ResponderExcluir
  17. (argento) ... todos os "adultos" faz-se dos zero aos sete anos - seu Sistema de Crenças é implantado neste período - a partir dos este o processo continua porém, o Aprendizado estará submetido, obrigatóriamente a este "filtro" - as concordâncias assimiladas, as discordãncias ao "lixo interior"; daí os Conflitos ... são os Conflitos a parte Explorável e, Cultivável

    Um dos processos - talvez o principal - é a "assimilação" da cultura Dominante, Imposta a ferro e fogo ou, modernamente, em doses maciças mas sem o emprego da violência ... destarte, o Marxismo, Materialista, vai Impregnando o "pensamento universal", ... quem foi que disse que Marxismo é "Divisão do Bolo"? ... é só outra forma de ALICIAMENTO, baseada na alimentação e manutenção do(s) "CONFLITO INTERIOR" ,,, a religião usa o mesmo mecanismo (medo, culpa, ganância) ... (argento)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argento) ... sobre a "Ignorância"

      Ignorância é submeter-se a este processo Sem Se Dar Conta - a este "Sem Se Dar Conta" chamam "LIVRE ARBÍTIO" ... ou "Escolha Pessoal" ... (argento)

      Excluir
    2. (argento) ... LIVRE ARBÍTRIO ... computador comeu letrinha

      Excluir
  18. Não concordo com tudo isso, o budismo é considerado uma religião, embora eu acredito que seja mais filosofia que religião, não vejo ganância no budismo, realmente não vejo, tao pouco culpa ou medo. No catolicismo há a cultura do medo do inferno, o medo de fazer algo errado e ser condenado, a culpa pela crucificação e que Jesus morreu por nós e pelos nossos pecados. ganância, pode ser, somos todos humanos e poucos são os não gananciosos, a ganância não é somente usada monetariamente, podemos ter ganância em outras modalidades.
    Há religiões e religiões, não devemos passar todas por um pente.
    O que o ISIS esta fazendo com as pessoas no Iraque é deplorável, não podemos obrigar ninguém a converter ou renunciar a sua fé.
    O cristianismo cometeu esse erro há séculos, o mundo era diferente, não podemos retornar no tempo, infelizmente. Hoje sabemos que isso é errado e não deve ser tolerado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argemto) ... Livre Arbítrio ... (argento)

      Excluir
  19. O livre arbítrio nao sei sei existe em outras religiões, creio que não, somente no judaísmo/cristianismo. Não posso acreditar que exista livre arbítrio no islão, não creio, é uma religião opressora e caminha na direcao errada.
    Eu tenho uma grande amiga cujos pais eram apostatas e ela com 45 anos decidiu abraçar o
    De de comer para o teu computador ahahahahahhahahah

    judaísmo, ela é descendente de italianos e espanhóis e decidiu que o judaísmo era o que ela procurava ou que faltava.
    Creio que podemos escolher o nosso próprio caminho desde que a sociedade onde vivemos nos de condição para escolhas, uma mulher muçulmana vivendo em uma sociedade atrasada não tem sequer o direito de escolher a cor do lençol que ira embrulhar-se.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argento) ... livre arbítrio sim, a Escolha de "servir" a um deus Sanguinário, cujo "paraíso" abriga sete elevado a um expoente à escolha do "pregador (700, 7 000, 7 000 000, ... de Virgens) para Uso e Prazer do Fiel (homem) - hehehe, a Virgem (Fêmea) só tem o "Direito" de Servi-LOS; paraíso sui generis, oportuno, convidativo, ("irresistível"), não?, ... algo um pouquinho melhor que o do cristão ... mas hein? ... (argento)

      Excluir
  20. Eu não acredito em paraíso, mas adoro o "Cinema Paradiso.".
    Para mim a imagem de um paraíso cristão seria a Capela Sistina, olhando o teto da Capela que emana tanta beleza , seria assim para mim, embora eu não acredite em paraíso, seria maravilhoso se existisse, seria mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu estiver em meu leito de morte, já "encomendado pelo Zé Maria", vou me converter em alguma coisa, provavelmente ao islã, já que consta que após a morte estarão me esperando sei lá onde 20 virgens vestais. Tem Viagra a venda no Céu?

      Excluir
    2. (argento) ... no céu cristão, só casando. Se conseguir divórcio (ah burocracia!), vai ter uma ex-mulher-ex-virgem, mordendo no calcanhar de aquiles ... (argento)

      Excluir
    3. Pode ficar contente, estarão 15 "cachopos" virgens assanhados a tua espera para te fazer feliz ahahahahaahhahahah

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Sei lá! Mas certamente vais mais emocionante que dar de cara com anjinhos tocando liras nas nuvens...

      Excluir
  21. he he he ... se não acredita em céu e inferno não é muçulmano (menos mal), nem cristão, muito menos católico ... (argento)

    ResponderExcluir