sábado, 29 de março de 2014

Pro Brizola tem Lei Rouanet, pro Covas, não

O líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), protocolou na Mesa do Senado requerimento para que a ministra da Cultura, Marta Suplicy, explique à Casa por que sua pasta indeferiu pedido de captação de financiamento pela Lei Rouanet para a realização do documentário Covas, o Homem e Estadista. A Lei Rouanet é o principal instrumento de apoio à cultura por meio de renúncia fiscal.

O filme, que terá como diretor Thiago Carvalho, pretende abordar a trajetória do falecido Mário Covas como deputado federal (dois mandatos), senador por São Paulo (1987-1994), candidato à Presidência da República (1989) e governador do Estado (de 1995 até sua morte por câncer, em 2001, aos 71 anos de idade).

A justificativa do Ministério para a recusa da captação dos 580 mil reais em que está orçado o filme - certamente menos do que a comitiva da presidente Dilma gastou na famosa escala em Lisboa -, é de que o pedido “foi apresentado em ano eleitoral e não seria prudente dar prosseguimento a aprovação, haja vista o caráter político-partidário do projeto”.

O senador Aloysio, porém, em seu requerimento, lembra que, em 2006, também ano eleitoral - ano em que Lula foi reeleito e foram escolhidos 27 governadores, todos os deputados e um terço dos 81 senadores, além de todos os deputados estaduais -, o documentário Brizola - Tempos de Luta, em que o diretor Tabajara Ruas traça a vida política do ex-governador Leonel Brizola, foi autorizado a recolher  592 mil reais exatamente via Lei Rouanet. O filme sobre Brizola foi lançado no ano seguinte, 2007.

Não custa lembrar que este governo se intitula “popular e democrático”, e que Marta Suplicy, a ministra, se dizia “amiga” de Covas. Imaginemos se não fosse…

No requerimento, Aloysio quer ter acesso à cópia do processo que negou o patrocínio ao filme sobre Covas e saber a fundamentação legal para a decisão, via pareceres técnicos e jurídicos, além de solicitar cópia do processo administrativo que autorizou a captação de financiamento para Brizola - Tempos de Luta.

Do Ricardo Setti.

Um comentário:

  1. Nasci no BraZiu, "Rio Maravilha", antes de Brizola. Conheçi Sampa antes de Covas.
    Reconheço que o Sistema e Seus Regimes necessitam de "heróis"

    - herói, figura arquetípica, mítica e "mistica", que reúne em si, atributos necessários para superar de forma excepcional um determinado problema de dimensão épica (wikipédia).

    Aê!, legisladores e governinho de Merda!: dois pesos e duas medidas é Censura

    ResponderExcluir