quinta-feira, 20 de março de 2014

Nada de novo: roubo, incompetência e irresponsabilidade

Não vejo razão de tanto espanto por causa da notícia que Dilma deu seu aval na compra da refinaria em Pasadena. em 2006. Então chefe da Casa Civil, Dilma, além de ter sido até 2005 ministra das Minas e Energia, à época era também presidente do Conselho de Administração da Petrobras e, como tal, votou a favor da compra de 50% da refinaria.

Dilma justificou que só apoiou a medida porque recebeu “informações incompletas” de um parecer “técnica e juridicamente falho”, referindo-se à cláusula no contrato estabelecendo que, em caso de litígio entre sócios, um deveria comprar a parte do outro, o que obrigou a Petrobras a gastar mais US$ 820,5 milhões no negócio, porque a estatal e a Astra Oil se desentenderam.

A desculpa não cola porque a principal polêmica é o preço do negócio: o valor que a Petrobras pagou à Astra Oil por 50% da refinaria (US$ 360 milhões) é oito vezes maior do que a empresa belga havia pago, no ano anterior, pela unidade inteira.

Na verdade, não há nada de novo, só mais do mesmo: além do roubo, a incompetência e a irresponsabilidade, marcas registrada dos governos do PT.

2 comentários:

  1. Palpite Tríplo?:

    http://estadao.br.msn.com/ultimas-noticias/chefia-de-conselho-da-petrobr%C3%A1s-dava-a-dilma-acesso-total-a-dados-de-refinaria

    ResponderExcluir
  2. É a tal da "novidade velha", inclusive com direito ao "eu não sabia". Apenas por curiosidade: aprova-se uma compra lendo um parecer técnico ou lendo um contrato de compra e venda?

    ResponderExcluir