segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Os medicamentos e a sua (in)eficácia

Ao comentar com a Theresa que sou meio avesso a medicamentos, lembrei de duas matérias sobre o assunto que eu tinha escaneado da Veja - eram quadros explicativos - há uns quatro anos e resolvi passá-las para texto. A primeira fala sobre a impressionante ineficácia de vários tipos de medicamentos largamente usados para combater diversos tipos de males e a segunda é sobre a variação dos índices de glicose, colesterol e pressão arterial hoje exigidos pelos médicos, aos quais eu acrescento, no final, os de triglicerídeos, meu grande problema durante muito tempo (divido em dois posts já que ficou muito grande).

Os medicamentos e a sua eficácia

O custo-benefício de um medicamento é determinado pela relação entre o número de pacientes que o tomam e o efeito real que esse remédio produz. Esse índice tem o nome de NNT, sigla em inglês para Number Needed to Treat.

Quando se usa antibiótico para tratar uma otite média, o NNT é 7. Isso significa que de cada 7 pessoas medicadas 1 se cura da infecção graças ao remédio.

Quando se usam estatinas para reduzir o colesterol ruim (LDL) ao patamar de 100, o NNT é 28. Isso significa que de cada 28 pacientes medicados 1 não morre ou não infarta graças ao remédio.

Quando se usam estatinas para reduzir o colesterol ruim (LDL) ao patamar de 80, o NNT é 71. Isso significa que de cada 71 pacientes medicados 1 não morre ou não infarta graças ao remédio.

Quando se usa anti-hipertensivo para controlar a pressão em idosos, o NNT é 18. Isso significa que de cada 18 pacientes medicados 1 não sofre infarto ou derrame graças ao remédio.

Quando se suplementa a alimentação com cálcio e vitamina D para prevenir fraturas em mulheres com osteoporose, o NNT é 20. Isso significa que de cada 20 mulheres tratadas 1 não sofre fratura graças aos suplementos.

Quando se ministra vacina contra a gripe, o NNT é 23. Isso significa que de cada 23 pessoas vacinadas 1 não fica gripada graças à vacina.

P.S.: A pedidos do Argento, os textos escaneados:




5 comentários:

  1. Respostas
    1. Pesquisei pelo texto, como não achei, pensei que vc tivesse um LNK da Veja disponível.

      Excluir
    2. Não. Eu escaneei da revista faz uns 4 anos e resolvi passar para texto hoje. Se quiser, eu mando os "jpg" escaneados, mas asseguro que não alterei uma vírgula.

      Excluir