domingo, 19 de janeiro de 2014

A Holanda é o melhor lugar do mundo para comer

Esse artigo é uma provocação à Theresa que disse em um comentário:

“É muito linda Aalst, tem otimos restaurantes, alias, em toda a Bélgica comemos maravilhosamente bem, agora ja na Holanda … Horrivel, quando vamos a Holanda esperamos para comer quando voltamos a Bélgica.”

A Holanda é o melhor lugar do mundo para comer, de acordo com pesquisa da Oxfam. O pior colocado é o Chade, localizado no centro-norte da África. O ranking leva em conta disponibilidade, qualidade e preço dos alimentos, assim como doenças relacionadas à dieta. Os dados são do jornal Daily Mail. 

Os pesquisadores avaliaram dados de 125 países. A Holanda levou o primeiro lugar porque possui maior diversidade nutricional, além de preços dos alimentos e níveis de diabetes comparativamente mais baixos que seus rivais europeus. O Chade, por sua vez, tem comida de pouco valor nutritivo, com preço elevado e preparada com acesso limitado a condições de higiene, fora que uma em cada três crianças está abaixo do peso.

Depois da Holanda, os mais bem colocados são França, Suíça, Dinamarca, Suécia, Áustria, Bélgica, Irlanda, Itália e Portugal.  Os piores, após o Chade, são Angola, Etiópia, Madagascar, Iémen, Níger, Burundi, Moçambique, Zimbábue e Serra Leoa.

É claro que nem todos os números dos bem colocados são positivos. A Holanda, por exemplo, tem altos níveis de obesidade, com quase uma em cada cinco pessoas com um índice de massa corporal superior a 30, sendo que o nível saudável é de 18 a 25.

A pesquisa revelou que os Estados Unidos têm a comida mais barata do mundo, enquanto a Angola tem a menos acessível. A qualidade dos alimentos é maior na Islândia e mais baixa em Madagascar.

Dos países avaliados, a prevalência de diabetes é maior na Arábia Saudita e o país com mais problema de obesidade é o Kuwait. A desnutrição é mais prevalente em Burundi. Na Índia, 44% das crianças estão abaixo do peso, a taxa mais alta do mundo.

Um comentário:

  1. Vai ser declarada guerra entre Belgica x Holanda, os belgas nao aceitam isso ahahahhahah

    Pode bem ser que o valor nutricional seja bom, acredito que existem bons restaurantes, nós nunca encontramos nenhum, ademais os holandeses vivem de sanduiche.

    Os turistas holandeses que vao para o sul da Europa nas suas caravanas, pois pagar hotel nem pensar, eles levam uma sacola com sanduiches, param naqueles restaurantes a beira das auto-estradas, levam a sacola cheia de sanduiches e compram somente o café, sentam com cara de pau ao lado da gente e acham que sao inteligentes, sao horriveis, comem até o plastico do sanduiche.
    Há em quase todos os restaurantes a beira das auto-estradas uma placa proibindo comer ou beber o proprio café dentro do recinto, mas eles nem aí, se acham os tais.

    Sou muito partidaria, para mim nao existe paraiso melhor para comer que a Italia, há realmente de tudo e para todos, e se nao encontro nada que me agrada no menu, sempre perguntam se podem dar alguma sugestao e quando digo que nao como carne nem nada dela derivada e peixe sós bonitos, nada de monstros marinhos, sempre me fizeram algo gostoso com verduras e um bom filet de peixe ou assado ou grelhado.
    Em Portugal tambem podemos muito bem, ja na Espanha, por Dios, que horror.
    Quando estavamos vivendo na Espanha, iamos quase todos os finais de semana para o lado portugues.
    Aqui a comida tambem é otima, na Suécia come-se muito bem, sao exigentes quase como os italianos, quando compram a comida até a lupa usam, todos os supermercados tem lupas penduradas para que o cliente leia bem o que esta a comprar.

    Comida na Holanda: sanduiche. Pode ser que o valor nutritivo dos sanduiches sejam altos.
    Tem algo que eu gosto muito que é holandes, sao as pancocas de macas esburrifadas com muita canela e uma bola de sorvete de baunilha. Hummmmm!!!!!!

    ResponderExcluir