sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

O novo código “indecifrável” do governo: Expresso V3. Agora vai!

Deu no Radar Online:

Uma das providências do governo Dilma Rousseff contra a espionagem internacional saiu da gaveta. Servidores do Executivo receberam uma mensagem para se cadastrarem no novo sistema de e-mail a ser adotado, o Expresso V3.

No texto de apresentação, a empresa afirma que a ferramenta garantirá a “integridade e a inviolabilidade dos dados dos usuários e das informações estratégicas para a soberania nacional”, com um software construído com inteligência brasileira.

A mensagem diz ainda que o sistema tem recursos de criptografia. Ou seja, o conteúdo dos e-mails é transformado em caracteres ilegíveis enquanto trafegam em rede, dificultando o acesso externo às informações.

Resta saber se a tal inteligência brasileira é mesmo capaz de conter a curiosidade da NSA.

É para rir? Aliás, quem terá sido o desenvolvedor de tal prodígio criptográfico? Se foi a Dilma, eu assino embaixo e garanto que ninguém vai conseguir decifrá-lo, já que ninguém entende o que ela diz.

Nem ela...

3 comentários:

  1. Pois é, acho que querem saber como é que a dilma consegue acimentar os cabelos,. Estarao atras da formula secreta do endurecimento do betong que o coiffeur da madame usa para que o ninho se mantenha em pé, tanto no vento como na chuva ahahahhahahahaah.


    ResponderExcluir
  2. De Portugal:

    http://www.ionline.pt/artigos/mundo/nsa-desenvolve-computador-decifra-qualquer-password

    do TecMundo:

    http://www.tecmundo.com.br/seguranca/35440-conheca-o-novo-e-monstruoso-complexo-de-espionagem-da-nsa-ilustracao-.htm

    do MundoBit:

    http://blogs.ne10.uol.com.br/mundobit/2014/01/03/nsa-desenvolve-supercomputador-capaz-de-decifrar-qualquer-codigo/

    . . . decifrar a "presidenta" já é outra "istória"

    ResponderExcluir
  3. Regra irrevogável para estudiosos de computação, informática e afins: não existe código indecifrável nem sistema inviolável. Se a inteligência brasileira que desenvolveu o V3 não sabe disso, então o sistema de ser "muito" confiável.

    ResponderExcluir