domingo, 15 de dezembro de 2013

Segundo Caetano “preto sem-teto” é inimputável

“Não posso deixar de registrar aqui meu mal-estar ao ler o minieditorial do Globo festejando a condenação de Rafael Braga Vieira. É no mínimo motivo para perguntas óbvias o fato de ser um preto sem-teto o primeiro condenado (a 5 anos em regime fechado) das manifestações de junho no Rio. Não julgo a decisão judicial, mas o contraste perfeito com a autodefinição dos Racionais MCs, ‘contrariando a estatística’, grita por si. Rafael está antes confirmando a estatística. Quando toda a imprensa celebra as penas do mensalão - que mostram aos brasileiros que engravatados também podem ser presos - a única condenação por ação perigosa nas ruas de junho ser a de um preto pobre parece piada macabra.” Caetano Veloso hoje em sua coluna no Globo.

Indubitavelmente Caetano Veloso é um mau caráter. Dizer que o Globo “festejou” a condenação de Rafael Braga Vieira por ele ser “um preto sem-teto” é uma prova incontestável disso.

Só para esclarecer, o juízo da 32ª Vara Criminal do Fórum Central, declarou que “o fato ocorreu enquanto centenas de milhares de pessoas se reuniam, pacificamente, para reivindicar a melhoria dos serviços públicos. Naquele mesmo episódio verificou-se a presença de uma minoria, quase inexpressiva – se comparada com o restante de manifestantes – imbuída única e exclusivamente na realização de atos de vandalismo, tendentes a desacreditar e desmerecer um debate democrático”.

O cara carregava dois coquetéis Molotov e seus antecedentes criminais já continham dois crimes de roubo, ambos com condenação e transitada em julgado. Além disso, seu histórico penal indica que ele chegou a fugir do sistema prisional, tendo sido recapturado, mas, segundo a lógica de Caetano, os “pretos sem-teto” são inimputáveis e “a única condenação por ação perigosa nas ruas de junho ser a de um preto pobre parece piada macabra”.

Piada macabra é o Globo dar espaço a gente com sérios problemas morais.

4 comentários:

  1. Gosto muito quando aparece algo para divergir de você, mesmo que seja parcialmente. Considero exagerado dizer que Caetano é mau caráter, simplesmente porque situações isoladas não definem o caráter de um indivíduo, como diria o Brizola: é necessário analisar a conjuntura. Prefiro dizer que Caetano é controverso e diz bobagens com frequência.
    Tenho a impressão (não posso afirmar) que Caetano tenta dizer algo mas não consegue se expressar com clareza. As músicas do Caetano possem letras construídas com “jogo de palavras”, com abstração extrema, mas que eu considero fantásticas.
    No entanto a música permite o jogo de palavras e a abstração, mas colunas em jornais não, ou você fala o que quer dizer ou fala outra coisa. O Caetano simplesmente não consegue se fazer entender, vou tentar encontrar alguma coerência no texto do Caetano.
    O minieditorial de O Globo elogiou a prisão de um vândalo, a palavra festejar foi um tentativa idiota de dar mais importância ao fato. Ninguém é ingênuo o suficiente para acreditar que o indivíduo que foi preso fez aquilo sozinho, é sabido inclusive que existe treinamento para manifestantes. Aparentemente o Caetano tentou dizer que há outros para serem presos, mas prenderam um que se enquadra na velha máxima dos três P, preto, puta e pobre, enquanto que os outros não foram investigados.
    Repito que apenas tentei encontrar uma coerência, mas não posso afirmar nada sobre o que Caetano tentou dizer. Os jornais colocam celebridades para escrever, ao invés de colocar pessoas que escrevam com clareza e com algo a acrescentar. Caetano deveria simplesmente parar de escrever em jornais ou revistas, ele não consegue entender aquilo que comenta, ou não consegue expressar aquilo que quer dizer, ou as duas coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é novidade Caetano se expressar mal, ou seja, não se fazer entender, porque essa é a arma que ele sempre usa para dizer que não disse o que disse, dizendo que ninguém entende nada - vide seus acessos públicos de raiva desde o início da carreira, desancando o público. E faz isso até porque a sua cabeça é extremamente inquieta e confusa. O que ele diz hoje, não repete amanhã.

      O mais interessante é que a pouca coerência que ele às vezes demonstra serve sempre para confirmar sua predileção pelo bizarro, extravagante e insólito. Fosse esse preso um black bloc branco, rico e seu vizinho na Vieira Souto, ele iria inventar que seria também uma perseguição porque a Justiça estaria querendo mostrar que é igual para todos, que o rapaz seria bonzinho e outras coisas mais, mantendo assim a sua fidelidade aos marginais de preto a quem jurou amor eterno.

      Diga-se de passagem, eu gostava do Caetano músico e até mesmo do polêmico, quando a coisa se restringia à arte, mas parece que lá pelos anos 1980 houve uma epidemia nessa geração de artistas que hoje está com 70 e todos, sem exceção, de lá para cá, só produziram porcarias. Será que tem algo a ver com a morte de John Lennon?

      Excluir
    2. Realmente existe esse enigma que você mencionou, as belas músicas foram substituídas por grandes bobagens, Caetano é apenas um deles. A morte do Lennon não pode ser a causa, pois Lennon estava há cinco anos sem produzir um disco e as músicas naquela época eram boas. Também não pode ser a idade, até o Brizola mudou sua posição sobre o PT nos últimos anos de vida, o Gabeira não só passou para a oposição ao PT como revelou que a luta da qual fez parte foi um erro.
      Não vou gastar meu tempo tentando resolver o enigma, limito-me a pedir encarecidamente que essa turma pare de escrever e fique de boca fechada, não precisa nem fazer música, ouvirei as antigas com muito gosto.

      Excluir
    3. Eu SÓ ouço as antigas, e não é coisa de velho! É que a qualidade, de 80 para cá, caiu assustadoramente.

      Excluir