sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Basta botar os pés no Brasil que o gringo se esculhamba

Índice Big Mac de valorização
Ainda outro dia um americano - ou coisa que o valha -, devidamente acariocado, de havaianas, short e camiseta, estava querendo enganar a caixa de um supermercado, que só atendia compras até 15 volumes, que 22 eram 15. Como eu estava imediatamente atrás, sugeri que a moça “despachasse a mala”, irredutível em sua matemática bem brasileira, para que não atrasasse mais ainda o atendimento aos demais da fila, e ela assim o fez.

E é assim que não só as pessoas assimilam a esculhambação brasileira, mas também as grandes marcas como a Outback, Burger King, Mac Donald’s e outras tantas. Qualquer pessoa que conheça a qualidade da comida e do atendimento dessas casas nos Estados Unidos e que entra em alguma das filiais daqui fica horrorizado. E tem um detalhe: os preços praticados aqui são astronômicos. No Brasil o “indice Big Mac” é o quinto mais valorizado do mundo, ou seja, a U$ 5,28 , com uma sobrevalorização em relação ao dólar de 16%, só fica atrás de Noruega, Suécia, Suiça e da Venezuela (nessa última o preço alto deve ser devido à taxa de risco...).

As fábricas de veículos, a mesma coisa: a defasagem entre as carroças que produzem aqui e os originais é de, no mínimo, dez anos. Pudera, em um país onde quem decide - tardiamente - se os air bags e os freios ABS devem ou não ser equipamentos de linha é o ministro da Fazenda, só se pode esperar daí para pior.

Haja Procon...

7 comentários:

  1. Equipamento de linha, o Ricardo quer dizer "standard"?

    O ABS é standard nos veiculos Vovo desde 1987. De 1984 até 1987 o ABS era opcional.

    O Airbag standard nos veiuclos Volvo desde 1991. Lembro que só o meu marido tinha airbag, para o passageiro veio depois. Penso que é há mais de 10 anos que tenho aibags além dos naturais .

    É realmente assim que os carros novos ainda saem das montadoras sem ABS como standard???
    Se assim for o "nosso Thor" fica arrepiado.

    Sempre que o Kent troca de carro diminue uma lista e aumenta outra, o que hoje é opcional, geralmente luxo, no ano que vem já é standard.

    Eu nao acho estranho que em materia de botox e cirurgias para deletar o tempo o país é bem avancado, quando chega no que realmente é importante abre as pernas, deve ser a mentalidade do povo que nao tem cultura de seguranca e é tudo no "oba,oba" e amanha damos um jeitinho., amarram uma arame aqui,um fio ali e tudo bem. Pessoas como o Ricardo há muitas, mas nao bastam para melhorar o nivel da mentalidade da maioria do povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Theresa, e como está se recuperando seu marido? Dia dois abrem minha barriga; ótima maneira de começar o ano: no inferno que é uma UTI.

      Excluir
  2. E, claro, ainda é motivo para acrescentar uns reaisinhos no preço final e botar a culpa nos impostos; somos, orgulhosamente, otários.

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente, eu não consigo comer no McDonald's, nunca fui aos EUA e não como é o gosto do sanduíche por lá, mas o Chico Anísio falou certa vez, no Fantástico, que a comida nos EUA tem um incrível gosto de nada. Quanto aos preços, bem... poucos dias antes do natal o UOL publicou um artigo dizendo que custa mais barato comprar nos EUA, pagar os impostos de importação e o frete, do que comprar no Brasil. O mais surpreendente é que tem gente dizendo que a crise não chegou ao Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha filha mais nova está lá fazendo um curso. Aproveitei e pedi um HD externo. Aqui, o preço de um com 500GB é de 260 reais. Fui falar isso pra ela e ela respondeu: "Pai, aqui não tem mais giga, é tudo tera. Um de 1,5TB sai por 60 dólares, vai?"

      Excluir
  4. Marc Aubert,obrigado por perguntar.
    O meu marido estaótimo, recuperando a toda, irá ficar sem trabalhar a principio até o dia 16 de fevereiro.
    Uma enfermeira vem todos os dias trocar a compressa sobre a cicatriz, o nosso médico de cabeceira virá na segunda-feira tirar os grampos, sao muitos, talvez tire a metade na segunda e a outra metada na terca. O corte é grandissimo, mas esta bem bonito, digo bonito para ser um corte.
    Ele usa meias até metade da coxa, dificil de colocar, trouxe duas para casa, agora ja estou ficando craque em coloca-las a primeira vez demorou 20 minutos, comeco a rir no meio da terefa e perco as forcas ahahahahahah.
    Mande noticias, tudo irá sair bem, a tua operacao nao sera feita a beira do despenhadeiro como a do meu marido.
    Vou pensar em voce no dia 2 de janeiro. Tudo passa Marc, tudo passa e voce logo sairá da UTI,se o pessoal for simpatico a cruz perde um pouco o seu peso.
    Um beijo para voce, tudo vai sair muito bem. Assim que puder nos mande noticias.

    ResponderExcluir