quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Ferreira Gullar: O socialismo acabou! (video)


6 comentários:

  1. Ferreira Gular acertou quando disse que o capitalismo é exploração, mas está equivocado quando considera o livre mercado como capitalista. No restante está equivocado em tudo, o socialismo não acabou e o marxismo não mudou em nada a relação do trabalhador com o empresário, o manifesto comunista não teve qualquer influência no mundo e o marxismo não é socialismo.

    O grande equívoco do século XX foi justamente considerar marxismo com socialismo e capitalismo como livre mercado, lamentavelmente o equívoco está se perpetuando através de intelectuais que conhecem a dissertativa da história, mas desconhecem o retrato da história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milton, na prática o socialismo acabou, sim. O que se chama de socialismo hoje, não passa da ideia do controle dos serviços essenciais apenas, coisa que tanto conservadores quanto liberais sempre defenderam. A teoria, na prática é outra, já dizia Millor.

      Excluir
    2. Na prática, e também na teoria, o socialismo nada mais é que a teoria do livre mercado de Adam Smith. Se o livre mercado acabou, então o Stalin foi o grande vencedor.

      Excluir
  2. (argento) ... Nelsom Rodrigues, em duas "epístolas" - é meu, o acréscimo entre parẽntesis

    - Não há ninguém mais bobo do que um esquerdista sincero. Ele não sabe nada. Apenas aceita o que meia dúzia de imbecis lhe dão para dizer (seve, também aos "didireita").

    - Toda família tem um momento em que começa a apodrecer. Pode ser a família mais decente, mais digna do mundo. Lá um dia aparece um tio pederasta, uma irmã lésbica, um pai ladrão, um cunhado louco. Tudo ao mesmo tempo (mas o "Sistema" - inteligência artificial? - cria, rapidinho, um "auto-patch" que o mantém no comando da "máquina")

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argento) ... de três "ISTAS" tenho medo: academicistas, moralistas e "messialistas".

      Excluir
    2. (argento) ... "Messianistas", seu burrro!

      Excluir