sábado, 8 de agosto de 2015

Dez mitos e verdades sobre a cerveja (em comemoração ao seu Dia Mundial)

O Dia Internacional da Cerveja é uma celebração que ocorre em mais de 50 países, sempre na primeira sexta-feira do mês de agosto.

Bom, eu já sabia de tudo isso, mas valem as dicas abaixo, já que o cara é especialista - beer sommelier é o cacete!

Numa mesa de bar, é sempre comum escutar na roda alguma polêmica sobre a cerveja. “Dá barriga. Engorda mais que o vinho. Não deve ser servida gelada”. Pensando nisso, o Rio Gastronomia convocou o beer sommelier Tulio Rodrigues, professor de administração dos negócios da cerveja da Fundação Getúlio Vargas (FGV), para esclarecer os mitos e verdades sobre a bebida.

1. Cerveja deve ser colocada deitada na geladeira para gelar mais rápido: mito.
De acordo com o beer sommelier Tulio Rodrigues, a melhor posição para armazenare gelar cervejas é de pé, “para que a superfície de contato do líquido com o ar seja menor”. A cerveja deve ser resfriada gradualmente; colocá-la no congelador, só se for momentos antes de servi-la, ensina Tulio.

2. Cerveja não deve ser servida muito gelada: verdade.
Quando servida em baixíssima temperatura (“estupidamente gelada”, como costumamos dizer), a cerveja acaba anestesiando as papilas gustativas da língua, que fazem com que você perca a sensibilidade para degustar a bebida. “O calor pede cervejas geladas, mas sem exageros”, explica Tulio Rodrigues.

3. Chope é a mesma coisa que cerveja: verdade.
O chope e a cerveja são, sim, a mesma bebida. A única diferença é que a cerveja passa por pasteurização (um tratamento térmico que garante maior prazo de validade ao produto); o chope, por sua vez, não passa pelo mesmo processo, é mais calórico do que a cerveja e tem um prazo de validade menor.

4. Cerveja dá barriga: mito.
“Esse é o mito mais famoso que existe em torno da cerveja. A ciência já comprovou que a cerveja, se consumida com moderação, não é a responsável pelo aumento de peso nem de gordura abdominal”, afirma Tulio Rodrigues. Estudos mostraram que o que engorda não é a cerveja, e sim os alimentos gordurosos (salgadinhos e outros tira-gostos calóricos) que são comumente associados ao consumo da bebida.

5. Cerveja não pode estar inserida em um estilo de vida balanceado: mito.
“Esse é outro pensamento bastante equivocado disseminado aqui no Brasil”, afirma Tulio. Assim como o vinho, a cerveja é feita de ingredientes naturais cujos benefícios são cientificamente comprovados. “Um bom exemplo disso é a cevada, que dá origem ao malte, e o lúpulo. Ambos são ricos em antioxidantes, vitaminas e minerais, que, além de ajudarem a dar corpo, aroma, sabor e textura à cerveja, fazem da bebida uma aliada na dieta balanceada”, afirma Tulio.

6. O colarinho tem uma função específica: verdade.
A espuma protege a bebida da oxidação, ou seja, impede que ela entre em contato direto com o oxigênio, além de reduzir a perda de gás e ajudar a manter a temperatura. “Dois dedos de espessura é o ideal”, explica Tulio.

7. Cerveja é uma bebida de baixa caloria: verdade.
A maioria dos brasileiros não sabe, mas a cerveja é uma bebida de baixa caloria, se comparada com outras bebidas, como o vinho e até o suco de laranja, explica Tulio. Uma taça de vinho tem 240 kcal, enquanto uma taça de cerveja tem pouco mais da metade disso (123 kcal). Além disso, a cerveja possui os mesmos compostos orgânicos benéficos à saúde que o vinho: antioxidantes, vitaminas e sais minerais.

8. Cerveja de garrafa é mais gostosa que a de lata (ou vice versa): verdade.
O produto é o mesmo, não importa o recipiente, porém, o aroma e sabor podem ser influenciados pelo modo de conservar e resfriar a bebida. Os excessos são prejudiciais para a degustação da cerveja; o ideal é manter a temperatura constante, seja ela fria ou sem refrigeração. “Quando ocorre a mudança brusca de temperatura, o sabor da cerveja é prejudicado, sim”, ensina Tulio.

9. Não existe copo específico para tomar cerveja: mito.
Para que os diferentes sabores e aromas sejam ressaltados, cada estilo de cerveja pede um tipo de copo adequado. A pilsen pode ser apreciada em uma tulipa ou caneca, a lambic pede taças do tipo flauta e já a weissbier, copos maiores. Se não tiver o copo ideal, utilize taças de vinho branco.

10. A cerveja não tem ritos de degustação: mito.
Segundo o beer sommelier Tulio Rodrigues, apreciar e degustar uma cerveja pode ser uma verdadeira experiência sensorial. Para isso, é necessário ativar os cinco sentidos. A bebida tem ritos próprios de degustação, assim como o vinho. “Uma dica é procurar sentir os aromas da cerveja, criando uma memória olfativa da bebida, assim como o tato bucal e até a análise visual de uma cerveja (cor, transparência, formação...)”, explica Tulio.


6 comentários:

  1. PE fecto.
    Saudades.
    Me passa teu email.
    Saludos
    Hiris

    ResponderExcluir
  2. Décimo primeiro: cerveja melhora a visão (verdade). Depois da décima oitava cerveja começamos a enxergar o dobro.

    ResponderExcluir
  3. Eu não vou muito atrás de definições.
    Apenas bebo-a, gelada mas, não estúpida!

    ResponderExcluir
  4. (argento) ... uma ressaquinha cura-se com,,, um copo, pode ser meio copo de cerveja ao acordar - mito ou verdade? não descobri ainda mas, o dia de hoje Me permite ...

    https://www.youtube.com/watch?v=xO53rQ9nqQs

    ResponderExcluir