segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Tadinhos dos advogados da turma da alta corrupção: estão sendo perseguidos...

Deu no Claudio Humberto

A exemplo de Beatriz Catta Preta, que até abandonou a profissão, Celso Lemos, um dos mais admirados e requisitados criminalistas de Brasília, confessa sua angústia diante dos casos de intimidação e perseguição a advogados: “Vive o Brasil uma quadra de tempo em que a advocacia criminal vem sendo hostilizada por segmentos da sociedade, e o que é pior, também por segmentos institucionais”.
  
O presidente da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coelho, é autor da ação no STF que garantiu a Catta Preta o sigilo na relação com os clientes. Celso Lemos apela à vigilância da imprensa, noticiando ameaças a advogados com isenção e “desafetado de incompreensões”. O criminalista vê certo fascismo nas agressões ao advogado, “o mais importante protagonista do direito de defesa do cidadão.”

Como se não bastasse mais nada, o vitimismo acabou contaminando a turma da alta chicana. Coitadinhos, não é mesmo? Ganham tão pouco...

Que me desculpe o ilustre causídico, mas devagar com o andor, que o santo é de barro. Não há perseguição aos advogados coisa nenhuma, nem por parte da sociedade nem das instituições. Tomar um caso isolado como o de Beatriz Catta Preta, onde supostamente Eduardo Cunha a teria intimidado - nem isso ela deixou claro - e generalizá-lo é leviandade.

Para começo de conversa, Cunha não é uma instituição e não faz nada sem que o resto da Câmara aprove, como efetivamente não aprovou nada até o momento contra Beatriz, mesmo porque estava de recesso, que se encerrou hoje. Depois, que o ilustre causídico me diga quando, onde e como os tais “segmentos da sociedade” hostilizaram os advogados.

O que há, e o causídico em questão sabe muito bem, é uma enorme curiosidade em saber-se de onde vem o dinheiro que paga os astronômicos honorários cobrados pelos advogados para defender essa montoeira de gente corrupta, já que a grana deles veio de roubos, chantagens, subornos, superfaturamentos e por aí afora.

Aliás, eu gostaria de ver esclarecido o caso de ficar provado que um advogado recebeu como honorários um dinheiro ganho de maneira ilegal por um desses ladrões, ou seja, alguém ter pago uma quantia incompatível com seus rendimentos legalmente declarados. Como é que fica, ilustre causídico?

Não se finja de nervoso, Celso, e nem apele para a rotulagem-padrão de supostos inimigos, chamando-os de fascistas, porque não é por aí que a banda toca. Todos sabem - você, inclusive - que quem defende bandido rico quer mais é enriquecer também, não é flor que se cheire e está pouco se lixando para a origem da grana que recebe.

Um comentário:

  1. O Zé Dirceu é advogado e agora descobriram que 96 mil reais o perseguiam todos os meses, durante 10 anos.

    ResponderExcluir