sábado, 2 de agosto de 2014

O lixo e o lixo moral


Uma lei de 1981 proibiu o encaminhamento de resíduos a locais inadequados. Em 1998, tal prática foi criminalizada. Em 2010 foi criada a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que determina ações como a extinção dos lixões do país, além da implantação da reciclagem, reuso, compostagem, tratamento do lixo e coleta seletiva nos municípios, cujo prazo para seu cumprimento pelas prefeituras, de quatro anos, vence hoje, dia 2 de agosto de 2014. Pela lei, a partir deste domingo, as prefeituras com lixo a céu aberto podem responder por crime ambiental, com aplicação de multas de até R$ 50 milhões, além do risco de não receberem mais verbas do governo federal. Os prefeitos, por sua vez, correm o risco de perder o mandato.

Entretanto, apesar do despropósito do tempo que ela demorou para ser aplicada, se a legislação for cumprida à risca, somente 2.202 municípios brasileiros, de um total de 5.570, estabeleceram medidas para garantir a destinação adequada do lixo que não pode ser reciclado ou usado em compostagem. Outro absurdo.

Como se não bastasse, para completar a coleção de absurdos, um tal de Paulo Ziulkoski, presidente de uma tal de Confederação Nacional dos Municípios simplesmente declarou, irado que seus representados precisariam de R$ 70 bilhões e de mais prazo para cumprirem a Política Nacional de Resíduos Sólidos. É muita cara de pau, porque a maioria dos municípios nem sequer cumpre a lei de 1981, e continua jogando lixo em qualquer lugar, que dirá terem reciclagem, reuso, compostagem, tratamento do lixo e coleta seletiva!

Ora, seu Paulo Ziulkoski, vá tomar no centro que é para não gastar as beiradas! Se 33 anos não foram suficientes para as prefeituras se enquadrarem, que prazo a mais o senhor quer? Um século? Quanto à grana, recomende aos seus confederados que se eles pararem de roubar e se usarem a cabeça para outra coisa que não seja para separar as orelhas, o lixo vai dar até lucro!

Completando: é inacreditável que sejam necessárias leis ameaçadoras para que a maioria esmagadora dos prefeitos - e políticos, em geral - cumpram o que de mais elementar há em termos administrativos.  É como se um ser humano civilizado não soubesse que lugar de fazer cocô é na privada!

Bando de canalhas!

2 comentários:

  1. (argento) ... pois é, que tal uma LIXOBRAS, já que a "iniciativa privada" está pouco (nada) se lixando? ... mas hein? ... (argento)

    ResponderExcluir
  2. (argento) ... no campo da dualidade, o lixo é mau e bom, é mal e bem; ao mesmo tempo que polui, alimenta e emprega os Miseráveis que dele sobrevivem, adoecem e morrem nos aterros "sanitários", sem dar "trabalho" a governos e Estados ... faz prosperar os Negócios, vende remédios, ... , alimenta religiões, ... (argento)

    ResponderExcluir