terça-feira, 8 de março de 2016

Stedile ameaça botar o seu “exército mortadela” nas ruas no dia 13

Mônica Bergamo na Folha

Movimentos pró-Lula estudam convocar uma manifestação para o próximo domingo, dia 13, na Avenida Paulista. O evento seria no mesmo dia e hora em que movimentos contra o governo, como o Vem Pra Rua, marcaram protestos contra o ex-presidente e a favor do impeachment de Dilma Rousseff.

Nas conversas em redes sociais, discute-se a conveniência até de se usar roupa vermelha no dia, e também de desvincular a iniciativa do PT. O partido vê risco e já decidiu não se envolver na organização nem na divulgação dela.

“Essa ideia está muito forte”, diz João Paulo, dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). “Em alguns estados já está praticamente decidido, como Brasília e Rio Grande do Sul”, afirma. “Mas, se houver orientação nacional, todos os outros lugares mudam de data também”.

Segundo ele, já foi marcada reunião para esta quarta-feira, dia 9. No encontro, os movimentos sociais vão decidir se antecipam as manifestações pró-Lula ou se elas ficam mantidas para o dia 18.

Essa ameaça seria grave e daria margem a se prever possíveis confrontos de consequências imprevisíveis se Stedile tivesse peito suficiente para realmente acionar seu “exército mortadela”. Acontece que, devido à tamanha disparidade de forças entre as partes eu duvido que isso aconteça. Além de tudo, ninguém mais dá a mínima bola para esse tipo de ameaça. Dia 13 ninguém vai recuar um milímetro na sua decisão de ir às ruas para exigir o fim do PT e do governo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário