sábado, 12 de março de 2016

Depoimento da mãe de Rian, neto de Chico Anísio, sobre a morte do filho e o Santo Daime

Na madrugada desta terça-feira (8), Brita Brazil, mãe de Rian Brito, neto de Chico Anysio, que morreu em uma praia de Quissamã, no Rio de Janeiro, após ter desaparecido desde o dia 23 de fevereiro, publicou uma mensagem explicando a polêmica em relação à atriz Leona Cavalli, que dirigiria a “Igreja” Porta do Sol, que, segundo Brita, teria mudado de nome para “Centro de Estudos”, que usa a erva alucinógena indígena Ayhuasca (mais conhecido como Santo Daime), utilizada nos rituais da “Igreja”.

Como eu disse, tinha muita coisa por trás da morte de Rian. Veja o texto de Brita Brazil na íntegra:



LEONA (RESPOSTA OFICIAL DE BRITA BRAZIL, MÃE DE RIAN BRITO)

Além de estar bloqueada na sua página e não poder te enviar respostas, agora desativaram minha conta pessoal do FACE, Por esta pagina não tenho acesso a ningugem, ams vamos ver se vc tem a mim.

Quando repeti seu nome em todos os espaços possiveis no Face, eu estava querendo não falar de ti, mas sim da IGREJA a qual vc dirige, q agora vcs mudaram de nome pra Centro de Estudos. Mas era chamada de Igreja. Vcs avisam no inicio da reunião q a erva alucinógena indígena Ayhuasca (mais conhecido como Santo Daime) foi legalizado em 2010, saindo no DIARIO OFICIAL. Até então acho q estava sendo usado, há uns 30 anos nas cidades grandes ilegalmente. Soube q a razão social IGREJA o tornou possivel a legalização. Mas mesmo legaizado, q está totalmente errada esta permissão. Palavras de uma mãe q perdeu seu filho por este motivo. Um verdadeiro absurdo q está acontencendo no BRasil, e soube q é transportada ao mundo.

Quero deixar bem claro q não quero processar a Igreja PORTA DO SOL, a Leona Cavalli, ou a nenhuma outra IGREJA q usa este chá. A vida de meu filho foi levada, a minha também pois será impossivel viver sem a nossa convivência de paz, ternura, ideias, harmonia, companheirismo, e a musica, q faziamos todos os dias. Então porque quero denunciar isto? Foi uma promessa q fiz numa das 55 subidas de joelhonos 365 degraus da N. S. da Penha (sendo 33 dias consecutivos) pedindo a ela, alem da cura de meu filho, e que vou subir uma vez por mes pelo resto de minha vida, para que ela afastasse os que NAO PODEM beber este chá, q só saberá depois de bebe-lo, pois é uma roleta russa. Meu pedido a ela, de joelhos é que ninguém, nehuma mãe, irma, esposa ou filha passe pelo sofrimento q passamos.

Quando alguem querendo saber o porque eu repetia seu nome, perguntaram até se vc era nanorada do RIAN. não, a Luiza está aqui em prantos. Perguntavam se vc estava envolvida no caso eu diza NAO. Esta tudo la no FACE, na minha conta desativada. Por quem?

Nem eu, nem RIAN te conhecemos. O que queria fazer repetindo seu nome e te convidando pra primiera fila do crematório do meu filho, era pra q vc tomasse consciencia do estrago q o cha de Ayhuasca pode gerar, e uma familia, era pra vc sentir por hora na pele, o que sentirei pra toda curta vida q me resta. E, principalmente, q parasse não so vc como todas as Igrejas do BRasil a fornecer esta quimica para as pessoas. Muitas pessoas podem ser alergicas, incompativeis quimicamente e disparar algo terrivel em suas mentes, pro resto de suas vidas.

Falar do meu filho, parceiro, amigo, e como os amigos musicos o chamam de, “genio do baixo”, isto não é nada tem mil qualidades, respeitador, educado, amoroso com qualquer pessoa, paciente, com um humor permanente, engraçado e principalmente sem deboche. Meu consultor de tudo,, pela sua inteligencia fora do comum.. Rian era o melhor filho do mundo, Perfeito e graças a Deus nunca cansei de dize-lo. Nossa vida era simples, um sonho de paz e felicidade q poucos amgos q nos frequentam podem confirmar. Nunca brigamos, como meus pais nunca brigaram comigo. Só amor. Ou melhor, perguntem à minha filha e aos netos que também receberam a mesma educação.. Um ser de uma pureza e bondade que só havia visto em meu pai o filosofo, espiritualista e amante da Natureza, Hilton Brito.

Rian era amado por todos, um rapaz saudavel, até um pouco solitario por não gostar de ir a bares tomar cerveja como 99% dos jovens, ou se drogar para se apresentar, vestir outro personagem, o roqueiro que não era nem um pouco, Era músico de jazz. A música era sua religião.

Mas com o convite de um grande amigo de infancia, foram ao tal chá e RIAN começou a ficar sério, diferente, largou a música coisa q fazia umas 13 horas por dia, perdeu o humor, e começou a ficar numa desenfreada mania de jejum e meditação. Sua aparencia mudou totalmente. Seu jeito também. Mas nunca na vida ficou agressivo, ficou muito mais introspectivo.

Eu reclamava, mas ele se mostrava seguro do que estava vivenciando. Mas eu como mãe não me conformava. Cadê meu Rian? Por ter morado sozinha com ele desde seus 3 anos, e sem empregada, (o q faz com q vc conheceça mais seu filho), cozinhava todas as refeições pra nós,, até q ele mesmo tornou-se um eximio cozinheiro por conta propria, como tudo q faz, ele faz bem. Até q dia 14 de dezembro resolvi ir a este evento do chá, pois pensei comigo, “cade meu amigo Rian que está se afastando, ficando abstrato? So podia vir de la esta transformação”.

Para entar na cerimonia do maldito chá, tem q ser levado por uma pessoa q se chama “padrinho(a)” . O amigo, não foi desta vez, tinha viajado..Uma moça jovem era foi madrinha do RIAN, e sua mae, q nos deu carona, era minha madrinha. desta primeira e unica vez q fui para observar o q se passava la dentro, Ambas moram na minha rua, são de uma classe alta., residem num casarão. No caminho, a mãe me disse q “vc não pode ver a reunião, pra participar tem q pagar 120 reais por pessoa, tomar o chá e ficar com os olhos fechados pra entrar em alfa” (??!?!?)

Na entrada vc dá seu nome e assina um termo q diz q se vc tomar tais remedios de psiquiatria, não pode fazer uso do chá, mas só neste caso. iO q achei errado foi q não nos dão copia deste documento. . O resto, então , pode. Ou seja como Eu e Rian nunca tivemos, graças a Deus, nada a ver com psiquiatria e nós dois nunca haviamos nem ficado nem doentes de nada, assinamos. Era a quarta vez dele, e a primeira (e última) minha.

Mas como mãe, sabendo q iamos entrar em Alfa (???!!) fiz o contrario, não fechei os olhos e dominei minha mente, pra não deixar a lucidez, pois havia ido la apenas pra saber pq meu filho estava num estado estranho e não comia praticamente nada. No tal termo, q vc lê e e assina, mas q não nos dão copia, pergunta-se “O que vc veio fazer aqui,? O que vc veio buscar?”“ E eu tenho a certeza q respondi “ Não preciso de nada sou realizada e feliz, “ vim saber porque meu filho não quer mais comer”.

No meio da experienca de 4 ou 5 horas, depois de pagar 120 reais por pessoa, vc ingere primeiro um copo e durante a sessão mais duas doses pequenas q ficam te oferecendo mesmo q vc esteja pra la de Marrakesh. Recusei o terceiro. Com a força do pensamento me mantive como se tivesse tomado um copo de água. É o amor de mãe.O chá é amargo, mas vc vomita, o q chamam de limpeza chamo de ignorancia, pois se ta vomitando o corpo ta recusando, então não é pra ingerir. Simples.

Fiquei a cerimonia toda com os olhos abertos vendo meu filho, e rodeando a casa de vidro de uma forma tao fime, como um soldado com as mãos para traz. Só os dirigentes me observavam assustados, comentando entre eles. Era aquela mistura de religiões. Depois q acabou, ouvi comentarios q eu parecia uma leoa rodeando a casa. Coisa de mãe, bem sei.

Acabando a cerimonia, todos comeram, dançaram e cantaram ,só RIan não voltava ao normal. Todos os dirigentes desesperados, e eu, nem se fala, Tivemos q esperar algumas horas pra ver se ele voltava ao normal, e nada. Voltamos como fomos, de carona com a mesma senhora q ainda disse; Rian ta assim pq nao tomou o cha e q ainda devia pra terminar o trabalho de Interseção, pou seja faltam ainda mais 2, ou 3 vezes” (?) Como? Ele mal conseguia andar, e não falava coisa com coisa, e ela ainda ousou pensar isto? Logo após percebeu q não dava. Eu, como não sabia se isto era apenas um atraso de tempo dele voltar, estava nervosa, mas achava q depois de um banho, ele voltaria ao normal. A droga se compra na rua, nos traficantess Este alucinogeno,vendido em Igreja náo se espera q vc piore seu estado, e sim melhore.

Este chá, faz parte de um ritual indígena do Acre. Eles tem conhecimentos seculares para lidar com isto. Ele deveria ser proibido na mãos de brancos q ficam querendo ser indigenas por 5 horas, e acabam não sabendo solucionar a questão, em caso de problemas.

O total foram 1 ano e 4 meses do mais profundo INFERNO q Rian viveu, pois tudo piorou muito apos este quarto chá, e eu ao seu lado, sem mesmo poder expo-lo pra não vir a ser noticias de jornais, siua profissão de músico ser afetada, e via a reação das pessoas não era boa, não era de amor,, eu podia perceber... se vc tem alguem q não funciona ao seu lado, a sociedade menospreza esta pessoa.. Tem q funcionar, tem que servir.. Ele perdeu sentido de tempo, grana,, de absolutamente tudo. Tentei e consegui preserva-lo o maximo q pude, nem mesmo deixar os parentes mais distantes ficarem sabendo, pois nenhum medico apresentava a minima possibilidde de cura, Não queria ouvir duvidas eu tinha certeza q a minha fé ia cura-lo. Vc tem q acreditar, e o medo das pessoas atrapalha isso, Escrevo muitas materias no Face, e este era um dos topicos, O MEDO. Nos meses de dezembro e janeiro, mandavamos emails incessantes as duas q nos levaram ao chá e ao seu amigo, queriamos uam solução, e queriamos marcar uma reunião para que eles vissem como o Rian estava, escolhemos um lugar neutro num consultorio do Dirtor do Processo Hoffman (um a terapia) aqui no RIO, com o qual eu havia sido assistente, por um period e tempo q estudei psicologia. Ele é de confiança, um profissional exemplar, que conhecia o RIAN.

Deixei todos compromissos.> faltei a 3 gravações de Malhação. Mas não pus a culpa em ter faltado por estar cuidando dele. Não queria isso. Tive q largar tudo pra cuidar só do Rian, mas isto era minha obrigação e amor, foram muitas internações internações, e todos os tipos possiveis de curas medicinais, e depois ate moramos em Goias no Joao de Deus, que apos 3 meses o curou 90% . Descobrimos q lá havia um estudio de excelente qualidade d eum paulistano q havia se mudado pra la para curar sua mulher,e gravamos um CD, que em principio eu queria q ele voltasse a si pelo aq ele mais fazia e amava: música. Ele é multi-musico, e tocou tudo violão, baixo, pandeiro, algumas percussões. As musicas eram todas minhas e ele q acabaria a faculdade de produçaõ fonografica em Julho, ja entendia muito de estudio. Ele e eu produzimos, fizemos todos os arranjos, cantei todos os forrós, escolhidos por ele. Somos uma dupla infalivel. Acabou sendo o melhor CD de minha vida, q iamos lançar no Beco das Garrafas, dia 3 de março, data q ficou sendo a de sua morte, em seu atestado de obito, pois tem q ser a do dia q seu corpo foi encontrado. No dia 24 de dezembro, apos eu passar todo ano fazendo promessas pra 12 santos e ter subido 50 vezes a Penha de joelhos, sendo 33 dias consecuivos, Rian apresentou uma melhora milagrosa a q pedi ao meu pai na noite de NATAL, por ele tb fazer aniversario dia 24 de dez a meia noite e ter nascido em Belem (do Para). Estavamos radiantes pois ele parecia ter voltado ao normal. Tocava como antigamente, sorria, brincava, tudo pareceu normal. Nem estava mais precisando de tomar nenhum remedio, estando sendo acompanhado por seu medico uma vez por mes. E ele pedia o tempo todo, sonhava com este momento, e eu no meu otimismo firme e forte dizia alegremente “este dia vai chegar!”.

Certamente teve uma recaida no dia 23, de fevereiro, quando fez como em uma das suas diversas fugidas pro mato, durante o periodo de um ano, pra falar com Deus, coisa q tgrouxe do chá e que virou uma ano de obsessão, como se diz um delirio espiritual. Cada um fica em “ALFA” de um jeito, o dele foi espiritual. Estava certamente de jejum, imagino, andou 20 kilometros pra chegar naquela praia e deu um mergulho no buraco do mar, que pensava ser como a de São Conrado e correnteza o levou. Tenho certeza q com 500 reais no bolso, e o compromisso da nossa estreia, ele ia passar 2 dias e voltaria. Todas as vezes q sumiu, voltou.

Morri dia 3 de março de 2016. O q ficou foi uma mãe, tentando alertar a todas as outras, e a todos jovens que não tomem isto,, pelo amor de Deus,.

Cuidado com o Ayhuasca, Santo Daime, ou como queiram chamar.

Erva indígena, deixa pro indiígena.

É isso, Leona Cavalli. É o fim de uma vida, duas vidas.

BRITA BRAZIL

Um comentário:

  1. O comentário que fiz sobre a erva (é um cipó) vai ao encontro da manifestação dessa mãe, "Erva indígena, deixa pro indiígena". A frase pode ser entendida, sem maiores problemas ou dificuldades, das seguinte fomra: deixe o uso de substâncias químicas para quem sabe usar.

    ResponderExcluir