segunda-feira, 21 de março de 2016

Jararaca assume hoje como presidente informal da República

Dilma não precisa quem a derrube: ela mesma se encarrega disso. Ô mulherzinha pra fazer cagada!...

Falando nisso, quem é o chefe da Casa Covil?

Folha

Mesmo impedido de assumir um posto no governo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi escalado pela presidente Dilma Rousseff para exercer informalmente a partir desta segunda-feira (21) a articulação política do Palácio do Planalto, função típica do chefe da Casa Civil. Com um prazo exíguo de pouco mais de uma semana, o dirigente petista desembarcará em Brasília para capitanear uma estratégia que impeça o rompimento do PMDB com o governo federal.

A cúpula nacional do partido marcou para o dia 29 de março reunião para tomar uma decisão oficial sobre o assunto. Com o agravamento da crise política, sobretudo com a divulgação de gravações entre Lula e Dilma, o Palácio do Planalto reconhece que as chances de desembarque do PMDB cresceram.

Para um assessor presidencial, não é possível neste momento “perder tempo” esperando por uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a posse do petista, a qual deverá ficar apenas para depois do feriado.

O momento, segundo o auxiliar, exige uma “operação forte” e uma “ofensiva direcionada” para evitar que aumentem consideravelmente as chances de abertura do processo de impeachment de Dilma na Câmara dos Deputados.

A decisão de escalar Lula, segundo auxiliares da presidente, tem como objetivo ainda reafirmar versão de que o petista aceitou assumir a Casa Civil não para se proteger de uma eventual prisão, mas para tentar recuperar as condições de governabilidade de sua sucessora no Planalto.

Além da conversa com Dilma, o petista pretende se reunir no início desta semana com o vice-presidente Michel Temer, com quem falou por telefone na quinta (17), e com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

A ofensiva, segundo assessores presidenciais, pode incluir até uma conversa de Lula com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), adversário de Dilma e responsável pelo acolhimento do pedido de impeachment.

Em conversas reservadas, Temer avalia que a entrada de Lula ajuda na articulação política, mas o vice tem dúvidas se isso será suficiente para evitar um desembarque do PMDB, sobretudo com o agravamento da crise política.

O peemedebista tem reclamado que a presidente não o recebe mais e demonstrou irritação com a decisão do Planalto de nomear para a Secretaria de Aviação Civil o deputado federal Mauro Lopes (PMDB-MG), mesmo com decisão do partido de proibir filiados de assumirem cargos no governo até decisão oficial sobre o desembarque.

Em outra frente, o governo cogita aumentar o espaço do PMDB em cargos de segundo e terceiro escalões e agilizar a liberação de emendas parlamentares. Até 16 de março, por exemplo, a maior parte das verbas foi direcionada para Saúde e Turismo, pastas comandadas pelo partido.

Dilma também marcou novo encontro com os seis ministros peemedebistas. Na reunião de coordenação política desta segunda-feira, a petista fará apelo para que os ministros aumentem a pressão sobre suas bancadas na Câmara e no Senado para evitar o impeachment.


4 comentários:

  1. (argento) ... "Jararaca assume hoje como presidente informal da República" - bão!, me parece que Bothrops Lula é o priZidente De Fato; até quando não sei, mas sei que, enquanto vigorarem as filigranas jurídicas, corre-se sério risco de "reeleição" em 2018 ...

    ResponderExcluir
  2. (argento) ... hoje vimos, n'a Globo, um assalto a dois policiais, se, não me engano em Nova Iguaçu, enquanto lanchavam, por dois elementos, um deles armado com um trezoitão; um dos policiais recebe uma gravata enquanto tem o trezoitão encostado em sua cabeça; na sequência ambos perdem celulares, pertences, talvez dinheiro, e um dos policiais perde, também, sua pistola. Ninguém reagiu e os elementos fugiram em um automóvel que já os esperava no local.

    ... é, "acho" que a segurança prometida ao público-pagante, pelo guverno com o Desarmamento (FHC & Lula), não oferece segurança nem aos policiais ...

    ResponderExcluir
  3. São tantos os absurdos que não dá tempo de postar ou comentar todos, alguns até passam batidos, mesmo quando são de extrema relevância. O juiz Gilmar Mendes, que analisou a questão da nomeação do Lula profissionalmente, analisando os autos, desmontou a defesa da Dilma com algo que estava escancarado e ninguém percebeu:

    Dilma deu um documento de posse (embora falso) para o Lula, sem exonerar o Jaques Wagner, ou seja, deu a posse para um sem tirar a posse do outro, tinha dois Chefes da Casa Civil ao mesmo tempo.

    Dilma/Lula/PT não se satisfaz em descumprir a lei brasileira, tenta descumprir até as Leis de Newton: dois corpos não ocupam o mesmo espaço ao mesmo tempo. A gravidade que se cuide.

    ResponderExcluir
  4. (argento) ... pra quem chegou aqui, nesta discussão, convém reler (o postado e os comentários):

    http://toma-mais-uma.blogspot.com.br/2016/03/casa-civil-da-presidencia-da-republica.html

    ResponderExcluir