quarta-feira, 30 de março de 2016

Pediatra particular se nega a atender filho de petista em consulta

Diário Gaúcho

Uma pediatra se negou atender uma criança de um ano e um mês, na Capital, porque o menino é filho de uma militante do Partido dos Trabalhadores (PT) e teve o comportamento aprovado pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers). Em entrevista ao Diário Gaúcho, o presidente da entidade, Paulo de Argollo Mendes, defendeu a profissional:

- Ela tem a nossa admiração - disse Paulo de Argollo, em entrevista ao Diário Gaúcho.

O caso ganhou repercussão na semana passada quando Ariane Leitão, vereadora suplente na Capital e secretária de Políticas para as Mulheres do Rio Grande do Sul durante a gestão Tarso Genro, publicou uma mensagem que teria sido enviada pela pediatra Maria Dolores Bressan.

No texto, a médica explica: “…Tu e teu esposo fazem parte do Partido dos Trabalhadores (ele do Psol) e depois de todos os acontecimentos da semana e culminando com o de ontem, onde houve escárnio e deboche do Lula ao vivo e a cores, para todos verem (representante maior do teu partido), eu estou sem a mínima condição de ser Pediatra do teu filho”.

Diário Gaúcho - Como que o sindicato vê a atitude da médica?
Paulo de Argollo Mendes - É absolutamente ética. O código de ética médico tem um artigo que estabelece como deve se dar a relação entre médico e paciente. Tem coisas muito claras. Por exemplo, se é uma urgência ou se tu és o único médico da cidade, tu atendes e ponto. Não tem condicionais, é a tua obrigação. Tu não és o único médico da cidade e o paciente tem a possibilidade de escolher outros profissionais, daí tu tens que ser honesto, tem que ser leal com o teu paciente. Se tem alguma coisa que te incomoda e que tu achas que vai prejudicar a tua relação com o teu paciente, se tu não vais se sentir confortável, se não vai ser prazeroso para ti atender aquela pessoa, tu deves dizer para ela francamente: olha, prefiro que tu procures um colega.


De minha parte, concordo plenamente. A relação de cordialidade e identificação entre médico e paciente é fundamental para a medicina, digamos, de rotina, preventiva. A médica seria irresponsável se atendesse a criança de má vontade. Por mais que essa atitude seja antipática, ele é correta.

2 comentários:

  1. Deveria fazer parte do código de medicina, não atender marxistas pelo sistema privado de saúde, alias, deveria constar algo semelhante no código de ética das escolas particulares.

    ResponderExcluir
  2. ela tem todo direito, se foi isso mesmo, por que até agora essa granenta grasnou grasnou e nao mostrou o print da mensagem enviada ao zap. ou seja, fez aue, nao provou nada, e a medica tem todo o direito de atender a quem quiser. mas essa esquerda nojenta, quer fazer e acontecer. tem mais de 4 meses que eu solicitei ao sus da minha cidade uma consulta a um pediatra pra minha filha. ainda nao saiu a vaga para que eu possa leva-la. eu nao vejo aue nenhum em cima disso. quem dera eu tivesse um plano de saude em que pudesse escolher um pediatra pra minha filha! nao to mais dando conta dessa vermelhada doida e esquisita que tomou conta do país. nao dou mesmo. que todos os medicos façam a mesma coisa e que os esquerdistas levem seus filhos em medicos cubanos, ja que defendem tanto a vinda deles pra cá! prontofalei!

    ResponderExcluir