domingo, 20 de março de 2016

Deu no New York Times: “A explicação de Dilma foi surda e ridícula”

New York Times: Crise Política se aprofunda no Brasil

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, está lutando pela sobrevivência política enquanto os pedidos de impeachment crescem em meio a uma crescente investigação da corrupção e de uma economia falida.

Surpreendentemente, no entanto, ela parece ter sentido que tinha capital político para gastar na semana passada, quando ela nomeou seu antecessor e mentor político, Luiz Inácio Lula da Silva, para ser chefe de gabinete, um movimento que, em grande medida, tinha o objetivo de protegê-lo, por enquanto, da acusação no escândalo de corrupção envolvendo seus laços com empresas de construção gigantes.

A explicação de Dilma foi surda e ridícula. Ela caracterizou a nomeação como uma oportunidade para trazer de volta para o governo um político independente e um negociador talentoso para ajudar o Brasil a lidar com uma variedade de crises, incluindo a disseminação do vírus Zika.

“Se a chegada de Lula fortalece meu governo, e há pessoas que não querem que ele se fortaleça, então o que posso fazer?”, disse Dilma.

Dilma criou mais uma crise com gente de sua confiança. Lula, que presidiu Brasil de 2003 a 2010, tem lidado com a acusação de auto-enriquecimento ilícito desde que deixou o cargo. Associados próximos, incluindo seu ex-chefe de gabinete, José Dirceu de Oliveira e Silva, e o ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores no poder, João Vaccari Neto, estão na prisão por corrupção.

No início deste mês, os investigadores invadiram a casa de Lula e levaram-no em custódia para interrogatório. Os promotores procuraram então prendê-lo, acusando-o de ter aceitado US$ 200.000,00 em reformas para uma propriedade à beira-mar que os investigadores acreditam que ele planejava ocupar. Os procuradores federais também estão investigando se os milhões de dólares que Lula e sua fundação receberam de empresas ligadas ao escândalo envolvendo a Petrobras, a empresa nacional de petróleo, foram realmente subornos.

Lula, um líder de esquerda, diz que não é culpado, mas tem seu dia no tribunal. Não obstante, ele e Dilma querem atrasar esse dia por tanto tempo quanto possível, dando-lhe a proteção da acusação de que membros do gabinete desfrutam.

Cerca de 50 funcionários - incluindo os políticos de outros partidos - têm sido implicados no escândalo Petrobras e os brasileiros estão justamente desgostosos com seus líderes. O último passo do partido governante levou manifestantes às ruas para exigir a renúncia de Dilma e para expressar sua indignação com o favoritismo flagrante. Se sua última tolice empurra o impeachment para a linha de chegada, Dilma terá apenas a si mesma para culpar.


4 comentários:

  1. Enquanto isso, o jornalismo brasileiro segue na direção de ser cada vez menos jornalismo. Orlando Tambosi é um dos poucos que ainda leio, costuma censurar, digo moderar, meus comentários, mas ainda é tragável. Agora encontrei isto:

    http://otambosi.blogspot.com.br/2016/03/orfao-de-toninho-malvadeza-caetano-se.html

    Caetano sempre foi um severo inimigo de ACM, ao contrário de sua mãe, Dona Canô, que era quase uma devota de ACM. Para coroar a estupidez, comparou a relação de ACM com Jorge Amado e a relação com Caetano.

    Caetano falar bobagem é a regra, se não tivesse jornalista imbecil para ficar repercutindo as bobagens que Caetano diz, ele não seria entrevistado tantas vezes. Mas, sinceramente, as comparações do jornalista foram piores que as do Caetano.

    A "Marcha pela Família" de 1964 era contra um projeto político, a manifestação de 13 de março de 2016 TAMBÉM. Comparar a manifestação de 13/03 com a manifestação do impeachment do Collor é ser vesgo, cego de um olho e míope do outro. Ou será que o governo Lula/Dilma/PT é apenas um caso de corrupção como no caso do Collor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me preocupa o destino do jornalismo brasileiro após a retirado do PT do poder, não que manter o PT seja admissível, mas porque existem indícios que aqueles discordarem dos formadores de opinião serão acusados de serem petistas.

      Depois do Orlando Tambosi, O Antagonista mostrou sua cara:
      http://www.oantagonista.com/posts/obama-e-um-desastre

      A postagem de O Antagonista diz que Obama foi conivente com a prisão de manifestantes em Cuba. "Com isso, fortaleceu o discurso castrista segundo o qual, ao reatar relações com a ilha, os Estados Unidos capitularam frente ao comunismo".

      Diferentemente dos formadores de opinião, eu não descarto a possibilidade de estar errado. Entendo que Obama não foi conivente com nada, se não houve reação política por parte do Obama, é porque a aproximação dos EUA com Cuba tem mais a oferecer do que reações de censura. Se existe um discurso castrista que sucumbe com a atitude do Obama, é que são os EUA que incitam as manifestações contrárias.

      O caminho para a libertação da população cubana requer o estabelecimento cada vez maior de comunicação entre os países, consequentemente entre as populações. Mas tenho a impressão que os formadores de opinião ficarão órfãos do castrismo, caso a população cubana não permaneça isolada do mundo, perderão um dos seus discursos contra "o inimigo", que por sinal é sempre o mesmo, uma vez que o inimigo é um piano de uma corda só, e por sinal desafinada.

      Excluir
  2. Agora o PT será salvo:

    http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2016/03/1751529-psicologo-canino-sergio-moro-aproveita-a-fama-do-juiz-da-lava-jato.shtml

    ResponderExcluir
  3. Jamais o CNJ dará a favor do governo e caso seja a FAVOR SERIA o estopim do final para antes das OLIMPIADAS TER NOVO PRESIDENTE.
    Tem alguma coisa rara no ar,esta tudo muito bom a favor de tirar "O CARO E QUERIDA" alias serão palavras perigosas en todos os aspectos durante a nossa geração e dos nossos filhos. Pedro Gorrochotegui.

    ResponderExcluir