quinta-feira, 24 de março de 2016

Eugênio Aragão, o homem certo no lugar certo para a manutenção do PT no poder

A Folha fez um breve levantamento da folha corrida de Eugênio Aragão, ministro da Justiça, e, pelo que tudo indica, o cara tem o physique du role de um autêntico petralha, já que além de ter sido do grupo terrorista MR-8, foi acusado pela Polícia Federal pela tentativa de criar obstáculos para o acesso da polícia a documentos sobre a movimentação financeira do publicitário Duda Mendonça no exterior, no caso do mensalão.

Folha

Alfabetizado na Alemanha, onde o pai trabalhou na embaixada brasileira, Eugênio Aragão fala, além do alemão, inglês e espanhol. No Brasil, chegou a participar entre 1978 a 1980 do MR-8, organização de esquerda que participou da luta armada contra a ditadura.

Aos 54 anos de idade, e com mais de 25 anos de carreira no Ministério Público Federal, Aragão é um homem acostumado à controvérsia. Em 2005, um relatório interno da Polícia Federal acusou Aragão de atuar em conjunto com o DRCI (Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional) na tentativa de “criar obstáculos” para o acesso da polícia a documentos sobre a movimentação financeira do publicitário Duda Mendonça no exterior.

Responsável pela campanha que elegeu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2002, Duda recebeu R$ 11 milhões do esquema do mensalão no exterior, mas acabou inocentado pelo Supremo Tribunal Federal no julgamento do ano passado.

A PF acusou Aragão e o DRCI de “influenciar” autoridades dos EUA a não repassar documentos sobre as contas de Duda Mendonça. O caso foi levado ao Conselho Superior do Ministério Público Federal, que encontrou “indícios de punibilidade”, mas mandou arquivar o processo. Aragão afirma que foi absolvido pela “negativa de existência do fato” e que não fez nada para ajudar Duda.

Em 2006, Aragão foi flagrado em conversas telefônicas gravadas por uma operação da Polícia Federal pedindo a ajuda do ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) para conquistar uma vaga no Superior Tribunal de Justiça.

De acordo com a gravação, Aragão pediu a Greenhalgh que falasse sobre o seu caso com o ministro Gilberto Carvalho, então chefe de gabinete de Lula e hoje chefe da Secretaria-Geral da Presidência. Na conversa grampeada, Greenhalgh diz que teria falado com Lula e “um monte de gente” se soubesse do seu interresse pela vaga no STJ.

À Folha, Aragão disse que as indicações para o tribunal são “por referências profissionais” e que conhece Greenhalgh “da época da advocacia”, mas ponderou ser “ilegal a polícia vazar escutas”.

É ou não é o homem certo no lugar certo para a manutenção do PT no poder?


Nenhum comentário:

Postar um comentário