sábado, 5 de março de 2016

Isso que eu chamo de queima de arquivo: incêndio na refinaria da Petrobras em Pasadena

Época

Um incêndio de grandes proporções atingiu neste sábado de manhã a refinaria da Petrobras em Pasadena, no Texas, deixando uma pessoa ferida, informaram a polícia e a Guarda Costeira dos Estados Unidos. De acordo com o departamento de polícia de Pasadena, o incêndio foi provocado por uma explosão em um gerador da refinaria, que tem capacidade para processar 100 mil barris por dia (bpd).

Uma parte do canal de Houston foi fechada para navegação devido à fumaça proveniente do incêndio, segundo a Guarda Costeira. Uma porta-voz da Petrobras em Houston disse que não tinha informações de imediato sobre o incidente na refinaria.

Uma explosão fez casas próximas à refinaria tremerem na área de Pasadena, nos arredores de Houston, pouco antes do incêndio, de acordo com a emissora KTRK-TV. Bombeiros de Pasadena e de Houston estavam trabalhando no combate às chamas, de acordo com os dois departamentos.

A controversa aquisição da refinaria de Pasadena pela Petrobras, em 2006, é um dos alvos de investigação da operação Lava Jato, que apura um bilionário esquema de corrupção que envolve a estatal, empreiteiras e políticos.

Os investigadores da Lava Jato já disseram ter encontrado indícios de recebimento de propina por parte de ex-funcionários da Petrobras na operação de compra, e cogitaram até mesmo pedir a anulação da aquisição.

A Controladoria-Geral da União (CGU) apontou perdas de 659,4 milhões de dólares da Petrobras na compra. Ao final do processo de aquisição, a estatal pagou 1,25 bilhão de dólares por Pasadena e ainda teve de fazer investimentos de 685 milhões de dólares em melhorias operacionais e manutenção.


Um comentário:

  1. (argento) ... será que já estão queimando celulares em "passadina"? ... eu hein! ...

    ResponderExcluir