quarta-feira, 2 de março de 2016

Agora o sumiço de Rian está fazendo mais sentido

Como eu suspeitava, até ontem tinha gente escondendo coisas sobre Rian, o neto sumido do Chico Anisio.

Hoje o Globo reforça que Rian, segundo amigos da família, andava deprimido antes de desaparecer. Mas a principal revelação é que ele é adepto da tal “doutrina” do Santo Daime, onde se bebe uma lavagem alucinógena, o chá de ayahuasca.

Esse chá é preparado de diversas maneiras, geralmente contendo talos socados do cipó caapi (Banisteriopsis caapi) mais as folhas da chacrona (Psichotria viridis). As propriedades alucinógenas se devem à presença nas folhas da chacrona de uma substância denominada N,N-dimetiltriptamina (DMT). O DMT é destruído pelo organismo por meio da enzima monoaminaoxidase (MAO). No entanto, o caapi possui uma substância capaz de bloquear os efeitos da MAO: a harmalina. Desse modo, o DMT tem sua ação alucinógena intensificada e prolongada.

Seu consumo pode levar ao medo e perda do controle - reações de pânico - e pode desencadear quadros psicóticos permanentes em pessoas predispostas a essas doenças ou desencadear novas crises em indivíduos portadores de doenças psiquiátricas (transtorno bipolar, esquizofrenia).

Agora o sumiço de Rian está fazendo mais sentido.

12 comentários:

  1. Uma vez eu disse aqui no TMU que você é um bom jornalista, agora eu tenho a evidência de que estou certo, seria bom para o país se a Globo tivesse alguém como você (ou você mesmo) em seu quadro de jornalistas.

    Não sei se você percebeu, mas a notícia mais destacada do dia 29 no jornalismo brasileiro foi a investigação dos pedalinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou apenas curioso, Milton. Por ser completamente "politicamente incorreto" não sirvo para jornalista.

      Em todo caso, muito obrigado.

      Excluir
  2. Você precisa conhecer melhor a bebida que você diz ser alucinógena, uma pena as pessoas julgarem o que não se conhece. Quantos católicos, espíritas, evangélicos, judeus e etc também morrem desta forma ? Associa-se sempre a bebida, não procura-se saber dos inúmeros casos de curas que acontecem nos rituais, verdadeiros milagres, curas de doenças, vícios em drogas, doenças psicológicas e muito mais, eu mesmo já presenciei inúmeras, mas infelizmente chega estes pseudo jornalistas que nunca tomaram, nunca foram nem assistir e nem pegaram depoimentos de pessoas que se curaram e se utilizam de um fato isolado para falar mal.
    Não se julga e nem se pode ter uma opinião do que não se conhece a fundo, precisa se inteirar mais pra poder formular uma opinião mais condizente e confiável.

    ResponderExcluir
  3. Eu não quero conhecer nada disso, Marcio Aurelio. Não pelo seu caminho. A ciência me basta e eu não a contesto. Ela parte de fatos e os estuda, ao contrário de vocês, crentes, que inventam milagres para depois arranjar fatos que julgam adequados às suas invenções. Vocês usam a conveniência sem consciencia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O uso do ayahuasca (um cipó) com finalidade mística é praticada há séculos por xamãs da amazônia. Mas o que os imbecis brancos não sabem, é que o cipó é apenas um dos ingredientes usado no chá sagrado, que leva o xamâ ao estado de transe.

      O chá sagrado é usado apenas pelos xamãs, que se dedicam a vida inteira aos conhecimentos místicos, os outros membros da tribo e mesmo os candidatos a xamãs não podem usar.

      Os brancos "espertos" descobriram que o cipó é usado no chá dos xamãs e que ele tem efeitos alucinógenos. Sob o manto protetor do direito à religião, os espertos ganham dinheiro fornecendo o chá para os imbecis.

      A fórmula da Coca-cola é um dos segredos mais bem guardados do mundo, mas é de conhecimento público que o mais famoso refrigerante do mundo começou como um xarope feito a base de cocaína (princípio ativo da folha de coca).

      Chá de coca é vendido livremente em alguns países e a folha também é mascada, normalmente para evitar os efeitos da altitude. O time do São Paulo teve um problema por terem bebido chá de coca no hotel, sem saber.

      Agora basta raciocinar um pouco. Se os usuários de ayahuasca não sabem quais são os outros ingredientes, nem a medida usada pelos xamãs, não estão fazendo a mesma coisa que fazem os usuários de cocaína, ou seja, usam com finalidade alucinógena pura e simplesmente.

      Excluir
  4. Proibiram Salvia Divinorum por menos...e nao esse lsd natural ?

    ResponderExcluir
  5. Eu também não conheço nem nunca quero conhecer esse Santo Daime. Vivo feliz sem ele, graças a Deus ! Não preciso de chás alucinógenos ou não. Gostei muito da sua matéria !

    ResponderExcluir
  6. Cientistas da USP e de outras instituições renomadas realizaram estudos sobre o chá e não definiram como 'alucinógeno", e agora em 2 semanas a mídia espalha que a erva é "alucinógena". Que tal agora uma matéria comparativa com os antidepressivos que não conseguem evitar milhares de suicídios? E que só enriquecem a indústria farmaceutica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estudos tão anônimos e medíocres como você, desde quando uma substância precisa ser "definida como alucinógeno" em algum estudo, para que ele seja ou deixe de ser alucinógena? Só falta você dizer que um defunto só está morto depois de emitido o atestado de óbito.

      As propriedades alucinógenas da erva não foram "espalhadas" em 2 semanas, são divulgadas e conhecidas do público há muitos anos e já houve outro caso de morte relacionado com a erva, aliás, o outro caso relaciona o uso da erva diretamente com a morte do usuário.

      A comparação entre anti depressivos e a erva pode ser feita exatamente o caso do Rian, que se tornou depressivo depois que começou a usar a erva. Quanto aos suicídios, para mostrar a sua estupidez, considere-se o seguinte:

      a) Não existe estatística sobre quantas pessoas se suicidaram enquanto usavam anti depressivo e quantas se suicidaram sem usa-los.

      b) Não é possível saber quantos suicídios foram evitados com o uso de antidepressivo, pois não há como saber se a pessoa iria ou não se suicidar se não usasse o medicamento.

      c) O tratamento do câncer, que já teve ZERO por cento de eficiência, hoje apresenta 80% de sucesso na maiorias dos tipos de câncer. Sua estupidez tenta desqualificar medicamentos com base na falta de êxito, sem se importar o mínimo com as pessoas que foram beneficiadas.

      Agora faça sua matéria comparativa, mostre quantas pessoas morreram por usar anti depressivo e quantas morreram (no mínimo duas) por usar a erva. Mas não esqueça de colocar na sua matéria, quantas pessoas precisar usar anti depressivos para se livrar da depressão causada pelo uso da erva.

      Excluir
    2. De mais a mais, só os médicos podem recomendar o uso de antidepressivos e o número de suicídios atribuído a eles é, em 100% dos casos, resultado do seu uso sem critério.

      Já o tal Santo Daime, ayahuasca, ou seja lá o nome que deem a essa porcaria, é "prescrito" por débeis mentais irresponsáveis, como foi o caso do Rian.

      Excluir
    3. Ricardo, vamos combinar que, quando alguém usa antidepressivos sem critério, já está tentando o suicídio, portanto é o mesmo que atribuir o suicídio ao arsênico quando a pessoa o usa para se suicidar.

      Então o que existe é aquilo que você disse com propriedade, "suicídios atribuídos" aos anti depressivos, causados por eles é outra história.

      No caso da "erva santa", a causa das mortes (conhecidas) está explicitamente ligada ao uso da mesma.

      Excluir