sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Questão de gosto

Ancelmo Gois, o colunista comunista, tascou mais uma pérola lembrada por seu colega de ideologia Silvio Tendler:

Quem alertou a coluna foi o cineasta Silvio Tendler. Este ano tem outra efeméride relevante: os 40 anos da Revolução dos Cravos. O Centro Georges Pompidou, na França, vai fazer uma retrospectiva sobre o movimento que enterrou a ditadura salazarista, em Portugal.

Na verdade, depois que Salazar saiu do governo em 1968 por causa de um acidente que lhe comprometeu o cérebro, pouco ou nada havia a fazer para acabar com o salazarismo, porque, ao contrário do seu “vizinho” e colega de ditadura Francisco Franco, o português não havia preparado ninguém para sucedê-lo - Marcelo Caetano era meio banana e cedia a pressões de todos os lados.

A tal Revolução dos Cravos foi uma guinada à esquerda que pouco ou nada adiantou em termos de progresso para Portugal, que, em termos de repressão, continuou na mesma, só que a força passou a vir do lado oposto.

Hoje, Portugal depende de esmolas alemãs para se manter.

Sinceramente, eu prefiro comemorar os 25 anos da queda do muro de Berlim...

7 comentários:

  1. Mudou sim, Fróes, a repressão mudou de explícita para Velada - vide a legislação absurda sobre "facas"

    ResponderExcluir
  2. ... e por falar em "emendas parlamentares", aqui em Pindorama:

    http://oglobo.globo.com/pais/governo-libera-22-bilhoes-em-emendas-parlamentares-so-em-dezembro-11199300

    ResponderExcluir
  3. Nao é bem toda a verdade.
    Portugal nao vive exclusivamente das esmolas da Alemanha. A Alemanha é o mortor da Europa e portanto um dos motores que move o planeta, por ser o motor da Europa, a solidariedade tambem deve passar pelos paises europeus e nao somente despejar dinheiro pelo mundo afora. A solidariedade é um dos pilares da Uniao Europeia, ademais os portugueses estao conseguindo sair do marasmo, Portugal nao é a Grecia.
    Muita coisa aconteceu em Portugal depois da revolucao, muita coisa, a educacao por exemplo, o sistema nacional de saude que realmente é bom, nao é tao luxuoso como o belga ou o sueco, mas é bom.
    Eu conheco muito bem Portugal,acompanho a vida politica passo a passo, os comunistas tentam apoderar-se do poder, mas nunca conseguirao, fazem muitos estragos, sao retardados e as retoricas sao do seculo passado, comeco do seculo passado.
    Muita coisa realmente mudou em Portugal.
    A vizinha Espanha tinha um monarca banana que frequentava salao de beleza para manter a vaidade e ja cacava elefantes, Portugal ao contrario nao era uma monarquia, Franco sustentou o monarca espanhol durante todo o tempo.

    Salazar caiu da cadeira e nunca mais se recuperou, uma morte estranha. É perigoso cair da cadeira. Era super religioso, no entanto dizem que gostava muito das mulheres de faceis de vida dificil.

    Actualmente o governo é de direita e os comunistas estao como abutres, promovem greves todas as semanas, mas nao adianta, Bruxelas nao cede, as reformas terao que continuar e estao dando resultados, vai demorar para que tudo encaixe, mas estao labutando e quanto mais demonstrarem que a vontade existe a UE estara ao lado de Portugal, nao sao esmolas e sim ajuda a um país membro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdão, mas em um primeiro momento, a coisa quase degringolou. O que eu quis frisar é que com ou sem Cravos, a queda do salazarismo eram favas contadas.

      Outra coisa: pode ser que Portugal, de fato, tenha melhorado no aspecto social, a educação, segundo o último Pisa, melhorou, embora ainda esteja no meio da lista mundial. Acontece que no que diz respeito a progresso, a ser auto-sustentável, ainda está devendo muito e a ajuda da Alemanha a fundo perdido é fundamental para que o país se mantenha em pé. Talvez esmola seja um termo forte para você, mas o Houaiss diz que ela significa "dádiva caridosa feita aos pobres" e "ato de auxiliar, de prestar ajuda; socorro", prtanto, perfeitamente aplicável no caso.

      Excluir
  4. Sem duvida alguma que neste momento Portugal depende da UE, pois ainda nao voltou aos mercados, ira voltar este ano, nao sei, nem eles sabem se sera no primeiro semestre ou no segundo.
    Quando voltarem ao mercado a coisa muda, nao imediatamente, perderam alguns anos.
    Na realidade a Alemanha ve Portugal com um bom aluno, até agora fizeram os possiveis para colocar ordem na casa, pois depois do ultimo governo socialista a coisa derrapou e veio a crise, claro, atingiu os fracos.
    Quando tudo estava indo bem, veio a Eurocopa e la se foram, bilhoes e bilhoes de euros para construir estadios simpaticos e lindos, hoje por exemplo o estadio do Algarve nao serve para nada, para plantar millho talvez e para que a tal da Sangalo faca aerobica perante o publico.
    A Noruega riquissima, Finalndia, Suecia, Dinamarca, nenhum deles se candidata a coisa nenhuma, nao é que nao tenham dinheiro, é justamente ao contrario.
    Eles nao precisam de infra-estructuras, sao inteligentes e nao jogam dinheiro no ralo.

    As exportacoes portuguesas vao bem, parece que esta caindo, lentamente,mas caindo o desemprego, assim como tambem na Espanha parece que esta descendo, vai demorar, mas estao a caminho.
    Se o Rciardo visse os esquerdalhas portugueses incentivando as greves, da vontade de jogar agua na tv.
    Alem de tudo depois do 25 de abril, vieram os retornados, uma grande crise social no meio de outra crise.
    A heranca maldita existe, Portugal e outros paises europeus que foram colonizadores hoje recebem gente de todos os cantos.

    Outra coisa que a esquerda rejeita magistralmente sao as avaliacoes dos professores, há greves e desfiles pelas ruas, protestam e fazem um rumor tremendo.
    Quem nao deve nao teme, o governo esta certissimo, devem conferir se os professores sao capazes de ensinar os alunos satisfatoriamente.

    ResponderExcluir
  5. Em primeiro lugar é necessário separar marxismo de socialismo, tentarei mostrar isso no meu próximo livro. Os marxistas costumam se apropriar de tudo, inclusive revoluções, na Revolução dos Cravos havia um sentimento semelhante ao movimento Diretas Já no Brasil, que os marxistas também tentam dizer que são os responsáveis pela volta da democracia por aqui.

    Outro exemplo da insanidade marxista é a Comuna de Paris, que eles costumam apresentar aos idiotas úteis como parte da história do marxismo, quando na verdade o marxismo não teve nenhuma relevância no acontecimento, as ideias marxistas não receberam nenhum apoio no governo que foi instalado e os poucos marxistas que existiam retiraram-se do movimento. A própria Revolução Russa, que foi uma revolução legitimamente socialista, só se tornou marxista no final, quando Lenin voltou à Russia e liderou um movimento onde a população ignorava completamente as intenções marxistas. Nem mesmo a Revolução Cubana foi marxista, o "governo revolucionário" foi quem a tornou marxista, foi um golpe de estado na revolução, inclusive com heróis da revolução sendo encarcerados por 20 anos.

    Seja como for, as revoluções políticas sempre são traumáticas, os EUA surgiu de uma revolução, tornou-se exemplo mundial de liberdade e prosperidade, mas quando os primeiros anos são observados é fácil perceber que houve resultados desagradáveis e superados com o desenrolar da história. No caso da Revolução Francesa então... Robespierre passou de incorruptível a guilhotinável, no entanto é dele e da Revolução Francesa que "democracia liberdade e igualdade (política)" tornaram-se referência para o mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho meio problemática a comparação entre "revoluções" quando se trata de países diferentes e, sinceramente, até onde vai meu conhecimento, não há semelhanças entre nenhuma delas, a não ser pelo fato da contemporaneidade entre elas, que podem apresentar certas coincidências apenas por isso.

      É claro que falo de países sérios, conceito que, obrigatoriamente exclui toda a America Latina.

      Excluir