quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Estadão e Folha publicam matérias capciosas sobre Joaquim Barbosa

Felipe Recondo, do Estadão

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, receberá 11 diárias, no valor total de R$ 14.142,60, durante suas férias, para proferir duas palestras - em Paris (França) e Londres (Inglaterra). Dados do tribunal mostram que Barbosa receberá diárias para viajar no período de 20 a 30 de janeiro.

A primeira palestra que Barbosa fará está marcada para o dia 24 em Paris, segundo a assessoria do Supremo. A segunda ocorre cinco dias depois, em Londres. Até esta terça-feira, 14, os eventos não constavam da agenda oficial do presidente do Supremo. Não há, também, informações sobre sua agenda para esta quarta-feira e os demais dias.

O cronograma do evento francês, publicado no site da Agence Nationale de la Recherche - uma agência do governo francês dedicada à pesquisa científica - indica que Barbosa fará uma palestra de 30 minutos sobre a influência da publicidade das sessões do Supremo, transmitidas ao vivo pela TV Justiça, na racionalidade das decisões do tribunal.

Na segunda palestra, marcada para o dia 29 na Inglaterra, o presidente do Supremo falará sobre o funcionamento da Corte, em colóquio organizado pelo King’s College de Londres.

Oficialmente, Joaquim Barbosa está em férias. Voltará ao Supremo apenas no início de fevereiro, para a abertura do ano do Judiciário. No final do ano passado, após a última sessão plenária do tribunal, o ministro disse em entrevista que tiraria 20 dias este mês - do dia 10 ao dia 30.

Na ocasião, em entrevista gravada, ele disse que descansaria até o fim de janeiro. Perguntado sobre seu destino durante as férias, respondeu: “Você está querendo saber demais”.

Entretanto, ele antecipou a saída e deixou pendente o mandado de prisão do deputado João Paulo Cunha (PT-SP), condenado por envolvimento no esquema do mensalão. De acordo com informações do tribunal, não houve tempo hábil para que ele assinasse o mandado antes de viajar.

João Paulo permanece em liberdade, em Brasília, à espera de uma decisão da Corte. Internamente, a decisão de seu presidente de viajar antes de anunciar uma decisão para o caso do petista provocou críticas entre colegas de tribunal.

Nota da Tribuna da Imprensa:

A matéria original foi publicada pelo Estadão e é capciosa, induz o leitor a erro. A Folha segue na mesma linha. Na verdade, Barbosa tem direito de receber diárias, porque está representando oficialmente o Supremo numa série de eventos, que incluem duas importantes palestras e encontros com autoridades em Paris e em Londres.

A matéria original foi escrita pelo repórter Felipe Recondo, desafeto de Barbosa, que já acusou o jornalista de “chafurdar no lixo”. O presidente do Supremo acha antiético que Recondo escreva sobre o Tribunal, porque a mulher dele trabalha lá e fornece ao marido informações internas.

Interessante é que nenhum repórter se interessou em saber quem está recebendo diárias para participar da festiva comitiva presidencial em Davos, que nem é um encontro oficial de chefes de governo, mas apenas uma grande celebração intelectualóide, sem maior importância. 

3 comentários:

  1. De quanto é a diária? Menos de 15 mil para interromper as férias e representar o STF num evento patrocinado por outros países, sem uso do dinheiro público brasileiro? Para interromper suas férias o Lula recebe 200 mil e os eventos são patrocinados pela CEF, Banco do Brasil ou empreiteiras que recebem BILHÕES do BNDS. O Joaquim Barbosa é mesmo um trouxa, não sabe ganhar dinheiro, deveria fazer um estágio com o Lulinha para um dia chegar a ser um Lulão.

    ResponderExcluir
  2. Responsabilidade do chefe de redação.
    Sabendo o chefe de redação (se não sabe, deveria) que seu subordinado tem problemas desse tipo, toda matéria que venha do indigitado deveria ser filtrada antes de publicada.
    E o proprietário do jornal, sabedor (se não sabe, deveria) que o chefe de redação parece ser incompetente, deveria lhe aplicar um pontapé na bunda...
    Isso, se forem sérios!

    ResponderExcluir