sábado, 28 de setembro de 2013

André Singer, o resumo de um petralha

Rodrigo Constantino resumiu um artigo de hoje na Folha, onde André Singer faz uma análise sobre a eleição de Merkel na Alemanha. Leiam:

Embora previsíveis, os resultados da eleição na Alemanha, no domingo passado, devem ser olhados com atenção, pois desenham um horizonte sombrio para os próximos anos. A estrondosa vitória de Angela Merkel representa um endosso para a destruição econômica imposta pelos alemães aos países do sul do continente, colocando em perigo a própria União Europeia (UE) e, talvez, provocando um perigoso antigermanismo nos vizinhos.
[...]
Os motivos desse relativo sucesso tornam duvidosas, porém, as condições de sua continuidade. Na área industrial, as empresas alemãs parecem estar ainda se beneficiando do pacote antitrabalhista levado a cabo sob o comando de Gerhard Schröder (SPD), nos anos 2000. Ao diminuir direitos da classe trabalhadora, embora restem muitos, rebaixou-se o custo da mão de obra, o que, somado ao aumento de produtividade, tornou as mercadorias alemãs mais competitivas.
[...]
Enquanto durar a hegemonia da direita na Europa, lugar em que a civilização mais avançou no planeta, as perspectivas gerais de progresso não serão boas.

André Singer é cientista político e professor da USP, onde se formou em ciências sociais e jornalismo. Foi porta-voz e secretário de Imprensa da Presidência no governo Lula.

Agora me digam: que raio de cientista político é esse que é capaz de falar tanta asneira? Mesmo para o mais imbecil dos imbecis fica claro que se a Alemanha é uma ilha de progresso no meio de um mar de fracassos é porque o governo Merkel fez por onde. O que é que esse cara queria? Que os “teutônicos” (é incrível mas ele usou esse termo referindo-se aos alemães no seu artigo), enjoados de tanto prosperar, elegessem um mequetrefe socialista que trouxesse o caos econômico em nome de um welfare state duvidoso?

Alemão não é burro e não ganha dinheiro para jogar fora sustentando burros a pão-de-ló. Já bastam as polpudas mesadas que o país dá aos vizinhos incompetentes.

Com perdão da má palavra, André: vá tomar onde as galinhas tomam e aproveite o ensejo para enfiar junto o seu socialismo no lugar onde ele merece ficar!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Existe algum alemão desejando trocar a situação trabalhista alemã pela situação trabalhista de Cuba, Venezuela ou Brasil?

    ResponderExcluir
  3. Mais um ignorante passando adiante a vasta sabedoria oca.
    A Merkel e a Alemanha nao querem a destruicao de ninguem. Ridiculo prever o fim do euro, infelizmente para aqueles que tanto desejam o euro veio para ficar e para a Alemanha o euro é uma ancora. Tudo que a Merkel representando a Alemanha quer é que os paises que tiveram problemas com as dividas soberanas entrem nos eixos e acabem com os milhoes de empregos fantasmas que existiam no setor publico e as leis fiscais, querem ordem na casa, e eu concordo. Claro os comunistas estao "petistas da cara" acusam os alemaes de fascistas e racistas. Nao é nada disso, qurem ordem, estao certos e gracas as exigencias do governo alemao a coisa esta indo na direcao certa e o euro nao acabou e nem irá acabar.
    Nao é de admirar que a educacao no país nao e uma jabuticaba como disseram, mas é sim um jiló, viscoso e amargo.
    Realmente este homem precisa estudar um pouquinho mais e parar de ler besteiras que os 40 comunistas europeus bradam por aí afora.
    Deve doer bastante para um petista ver a destreza e a competencia da Merkel e depois olhar "aquilo" que os representa, alias, acho que nao veem a diferenca, os neuronios nao dariam para tanto.

    ResponderExcluir