quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Governinho genocida do PT expulsa 7 mil produtores rurais e FUNAI ainda acoberta os 300 índios que já queimaram a metade dos 165 mil hectares que ganharam, para caçar cotias


Funai divulga nota oficial sobre os incêndios na Suiá-Missu (Marãiwatsédé)

A Funai acaba de divulgar nota oficial sobre os incêndios que assolam a área da antiga Fazenda Suiá-Missu. Na nota a Funai reconhece que cerca de 80 mil hectares (50%) da Terra Indígena Marãiwatsédé (MT), como a Funai denomina a área, já foi calcinada pelo fogo, conforme este site já havia denunciado.

A fundação informa que 20 brigadistas de Brasília chegaram a área no último dia 31 de agosto e se juntaram aos 15 que já estavam no local desde o mês de julho. Um helicóptero do Ibama auxilia no lançamento de água, no transporte da equipe e no monitoramento das queimadas.

Como os indigenistas da Fundação sabem (mas não podem dizer) que são os Xavantes que têm ateado fogo na área, a nota continua minimizando os efeitos dos incêndios. De acordo com a Funai, a área está em chamas há 30 dias, mas o fogo "queimou principalmente áreas de pastagens abandonadas". Mentira. A área está em chamas desde o dia 02 de julho, há mais de dois meses e o fogo é incapaz de distinguir a diferença pasto seco de mato seco. Além disso, a nota da Funai fala em 80 mil hectares queimados, embora a estimativa divulgado no site do Ibama seja de 100 mil hectares.

Ainda segundo a nota da Funai, o trabalho de combate aos incêndios é acompanhado por um efetivo da Força Nacional, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Embora com todo esse aparato policial nenhum culpado real foi identificado até o momento, já que os índios são "inocentes".

Apesar disso a Fundação continua tentando inocentar os índios. De acordo com a nota, os dados de satélites registram que a maior parte das queimadas está localizada na região sudeste da terra indígena, próximo às rodovias que cortam ou circundam a TI, entre as BR-242 e a BR-158. A nota só não diz que a aldeia dos Xavantes também fica na mesma região.

Este site vai ajudar a Funai e os policiais a identificarem os responsáveis pelos incêndios. Vejam a imagem abaixo:


Os pontos coloridos são focos de incêndio detectados pelos satélites do Inpe no último final de semana. Reparem que todos estão na região sudeste da TI, como afirma a Funai, mas todos estão também próximos à aldeia onde vivem os índios Xavantes.

Por que a Funai omite essas informações?

Por que nenhum culpado não índio foi pego até agora mesmo com todo o aparato policial na área?

Por que a Funai minimiza os números e os efeitos do fogo se a culpa não é dos Xavantes e nem da própria Fundação, que são os responsáveis pela área?

Nenhum comentário:

Postar um comentário