quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Das vicissitudes por que passa um velho no Brasil

Das vicissitudes por que passa um velho no Brasil, talvez a pior seja a de não ser reconhecido como tal.

Estou brincando, é claro.

Mas hoje, como todo brasileiro que se preza, fui fazer minha fezinha na Mega Sena no último dia para as apostas e em cima da hora. Como a fila descomunal em busca de mais de cem milhões metesse medo, optei pelas prerrogativas que me facultam as leis e, sendo um cidadão de 62 anos, entrei na fila dos idosos. Muito embora eu discorde desse privilégio quando se trata de apenas jogar, lembrei dos desaforos que já fui obrigado a engolir por gente idosa sem educação que nem sequer pede licença para usar sua idade como argumento quando não há lugares específicos para eles, e assumi minha cara de pau, honestíssima e perfeitamente legal, por sinal. Não deu um minuto e uma senhora com a aparência de sobrevivente bíblica se enfiou na minha frente, sem a menor cerimônia.

- Minha senhora - disse eu -, a fila é atrás de mim.

- Isso aqui é fila de idosos - respondeu a sobrevivente do dilúvio, cheia de orgulho em exibir suas pelancas.

- Exatamente por isso estou aqui - retruquei.

- Você não é idoso!

- Mas é claro que não, minha senhora! Eu sou só um palhaço que entrou na fila com o único propósito de criar confusão - vociferei ironizando, já meio puto da vida.

E acrescentei:

- E olha, por causa dessa sua bobeira, já há mais duas pessoas na sua frente.

Ao ver-se inapelavelmente derrotada diante da minha irredutibilidade, a garçonete da Santa Ceia resolveu chorar suas mágoas com os demais idosos, buscando alguém que se solidarizasse com suas besteiras. Não a ouvi muito bem, mas em uma das suas lamentações ela chegou a dizer “você não sabe como eu estou me sentindo...”. Pena para ela - a essas alturas uma verdadeira Madalena - que não tenha encontrado um só Cristo que desafiasse alguém a atirar a primeira pedra.

Além disso tudo, o “sistema” da loteria estava caindo a toda hora. Como tudo que o governo do PT faz é uma questão de talento, a resposta dos atendentes pela demora era “tá lento”. Somando tudo, a amante de Abraão, provavelmente cansada de ser ignorada por tanto tempo, bateu em retirada.

O que me deixa mais pasmo nessa história é ter mais uma confirmação da falta de educação dos brasileiros que, por suas idades, deveriam servir de exemplo aos jovens. Não sou leviano a ponto de atribuir isso ao governo do PT exclusivamente, mas que a coisa piorou, e muito, de onze anos para cá, é inquestionável.

P.S.: Fiz o jogo. Rezem por mim.

3 comentários:

  1. Permita, Ric. Eu tenho uma história parecida, um pouco mais curta. Estava na fila do Bradesco, na de idoso, claro. Uma senhora, com aparência de bem mais de 70 anos, e na minha frente; Ela deveria ter em torno de 1,58 a 1,60 m. Eu tenho 1,94. Apesar disso, sentindo-se incomodada, ela virou-se, olhando para o meu peito, e foi subindo até conseguir olhar para meus olhos, e disse: O senhor sabe que esta é a fila de idosos? Respondi prontamente: Perfeitamente! E a tal: O que o sr. está fazendo nesta fila? Como eu estava com muita paciência, continuei educado: Permita que eu lhe faça uma pergunta pessoal? E ela: Sim! E eu: Que idade a sra. tem? Ela claramente encheu-se de orgulho, dada a situação e disse: Tenho 61 anos. Aí senti que deveria tripudiar e, em tom de voz normal: Pois é, cara senhora, eu tenho apenas 68 anos mas, como me cuido bem, aparento ter 50, o que não parece seu o seu caso!
    Final da história: A tal fez cara de choro, girou nos calcanhares e saiu da fila. Olhei para os que estavam atrás de mim; estavam rindo...

    ResponderExcluir
  2. Boa sorte Matusalem. ahahahahahahhahaha

    "Garcoente da Santa Ceia, amante de Abrahao ahahahahahahhahahah. Só voce Ricardo.
    So faltou qualificar a mulher de "babysitter de Moisés"

    ResponderExcluir
  3. A fila para idosos vale também nos aeroportos?

    ResponderExcluir