quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Biografias Não Autorizadas

Por Milton Valdameri

Num país onde não há nenhum problema grave, nada de urgente para ser resolvido, uma boa alternativa é gerar uma enorme discussão sobre biografias não autorizadas. Eu já decidi que se alguém decidir publicar minha biografia não autorizada, eu autorizo imediatamente e quero ver como é que fica. Quando publicaram a biografia não autorizada do Sílvio Santos, ele foi o maior divulgador do livro, mas a biografia continuou desautorizada. Diante da enorme importância que esse tema representa para o desenvolvimento intelectual da população, estou pensando seriamente em publicar minha autobiografia não autorizada.

Antes de prosseguir com meu raciocínio vou citar o Alceu Valença, que escreveu no Facebook e eu surrupiei do Reinaldo Azevedo:

“O que é pior? A mordaça genérica ou a suposta difamação? Eficiência e celeridade processual são princípios que devemos reivindicar para a garantia dos nossos direitos. Evitar a prática de livros ofensivos e meramente oportunistas, através do Poder Judiciário, é uma saída muito mais eficaz e coerente com os fundamentos democráticos”.

O Alceu Valença não mostrou apenas o ridículo da polêmica, mas mostrou também uma questão REALMENTE importante para a nação, eficiência e celeridade processual, este sim é um tema que deveria estar no centro dos debates políticos, sociais e econômicos. Uma legislação que permita ao biografado (ou seus sucessores) terem acesso ao conteúdo da biografia antes da publicação, com prazo para contestar os pontos que desejarem, é realmente aceitável, inclusive sou favorável a criação de uma vara especializada em calúnia, difamação e injúria, que poderia tratar também dos direitos autorais, mas proibir simplesmente pelo desejo de proibir é ridículo.

Acrescento:

Hoje, no Globo, três artigos de pessoas direta ou indiretamente citadas em um artigo do Chico Buarque, publicado ontem - onde o infausto letrista se alia aos mais novos censores brasileiros -, desmentem e rebatem suas acusações. Com documentos, inclusive.

Não bastasse a babaquice intelectual, o cara também é mentiroso...

Um comentário:

  1. O consumo de alcool em demasia causa "delirium tremulis" Talvez as aranhas gigangtes e outros monstros já passeiam lvremente pelas ruas da Saramandaia do sr Francisco.

    ResponderExcluir