quarta-feira, 16 de outubro de 2013

1964 e 2013, uma mórbida semelhança

A situação do Brasil hoje me lembra o que eu posso me lembrar de antes de 1964. Greve em cima de greve, na época eu ia para o colégio de ônibus e, não raro, tinha que esperar meu pai ir me buscar porque os transportes tinham entrado em greve justamente quando eu estava em sala de aula. O mesmo ocorre hoje, com muito mais frequência, quase diariamente: quem trabalha no centro do Rio vai tranquilo (relativamente), de manhã para o serviço, mas não pode voltar para casa por causa das manifestações, que invariavelmente se transformam em verdadeiras batalhas campais.

Jango era frouxo, condescendente com baderneiros e ladrões - ele mesmo, Jango, era mestre em convocar badernas - e estava mais perdido que cego em tiroteio em meio às influências de Brizola e de uma corriola da pior qualidade. Lembro de um comício em 13 de março de 1964 - até porque foi dia do meu aniversário - na Central do Brasil, com Jango, Brizola e toda a corja reunida, quando Jango anunciou ter acabado de assinar dois decretos: um que desapropriava o que eles já chamavam de terras improdutivas, sem indenizar os proprietários e o outro encampando todas as refinarias de petróleo particulares. Brizola também falou e, como crápula que era, instigou os favelados a invadirem os prédios residenciais da Zona Sul do Rio.

Nunca se vendeu tanta arma em um dia como no dia 14 de março de 1964. Meu pai e quase todos os nossos vizinhos e amigos compraram armas para defender suas casas.

A inflação estava ameaçando fugir do controle. O Brasil andava para trás a passos largos. Dilma não é diferente. O Brasil de hoje não está muito diferente. O fato de não haver desabastecimento, como à época - nosso setor produtivo ainda funciona, apesar do governo -, é compensado por não termos oposição: gente de peito e palavra como Lacerda, Magalhães Pinto, Castelo Branco, as Forças Armadas, a Igreja Católica, que ainda mantinha a decência no seu clero, e até Ulysses e Tancredo, que foram, a princípio, favoráveis ao movimento militar, fazem muita falta.

Lamentavelmente.

Longe de mim a ideia de um golpe de estado, mas se aqui ainda houvesse justiça, o PT inteiro seria banido do poder, como fizeram com Collor que, por muito menos, foi impedido de continuar exercendo a Presidência da República. Era (e ainda é) corrupto sim, mas perto de Lula e sua quadrilha, é um principiante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário