sexta-feira, 18 de outubro de 2013

A praga do fake no Face

“Livros, jornais, revistas, TV, rádio, tudo OK: as informações falsas são rastreáveis e, caso configurem crime, podem levar seus responsáveis à Justiça. O problema maior é outro: o da informação leviana. De repente, sem que isso represente prejuízo material direto, aparece um poema que é atribuído a Ruy Barbosa (e que, na verdade, tem apenas um verso baseado em frase de Ruy). Há coisas que causam prejuízo indireto à reputação de grandes escritores, mas que não são passíveis de processo: atribuir textos de qualidade duvidosa a Millôr, Veríssimo, Mário Quintana. Há informações erradas, distribuídas de boa-fé, por gente que acha que estando escrito é verdade – e toca a postar periodicamente notas imensas informando que um locutor da Globo foi demitido (embora ele continue aparecendo todos os dias na TV), que a imprensa, sob censura, não divulga que a Lei da Ficha Limpa foi rejeitada (quando já está sendo aplicada há alguns anos), coisas desse tipo. Nada a fazer.”

Trecho de artigo de Carlos Brickmann.

Pois é. Infelizmente pouco ou nada há a fazer, mas isso enche o saco, principalmente quando são textos em que, para quem lê só um pouquinho, fica tão evidente a “desautoria” que obriga o leitor a duvidar da inteligência de quem passou ou publicou.

Um dos mais frequentes e óbvios sinais da proliferação dessa chatice são os textos fakes do Jabor, quando vêm com as autorias identificadas como “Jabour”. Lendo a assinatura Arnaldo “Jabour” é 99% de certeza de picaretagem. Tem também os textos atribuídos ao Verissimo que vêm coalhados de palavrões, raríssimos em sua obra.

Aliás, o vídeo que causou a falsa demissão de Alexandre Garcia da Globo é uma praga de mais de dez anos que volta e meia é ressuscitada no Facebook, embora o cara apareça há mais de dez anos todos os dias na TV.

Por essas e outras, larguei de mão o Face, antes que eu brigasse com algum amigo.

2 comentários:

  1. No discurso do Grande Ditador, Chaplin disse que ao mesmo tempo que a tecnologia nos aproxima ela nos afasta, referindo-se principalmente ao rádio. A internet faz a mesma coisa de forma mais profunda, permite contato com pessoas do mundo inteiro ao mesmo tempo que permite que os contatos sejam falsificados, sem falar nos "contatos" completamente vazios, onde reina uma superficialidade assustadora.

    ResponderExcluir
  2. Ja fui bloqueada por duas amigas, uma petista que pensava que eu nao sabia de nada que se passava no país e que os descontentes eram apenas 1% e o que o PT é sagrado e o certo para o paaís, alem de outras bobagens que escreveu. A outra nao é petista, mas é tonta na mesma, com aquela coisa boba do "gigante que levantou-se" encheu o saco por semanas, até que perdi a paciencia na ingenuidade dela, gigante acordado, protestos pacificos e gloriosos onde petalas de rosas caiam sobre os protestantes. Disse a ela o que pensava e ela me delletou. Na chorei, quando uma janela se fecha fica um pouquinho mais escuro, acendo velas e tudo fica lindo e aconchegante.
    É a pura verdade Ricardo o Facebook é bom para manter contacto com a familia e amigos distantes, no entanto podemos fazer isso atraves de outro meio, para mim o FB transformou-se um grande clube de bordado e troca de receitas, florzinhas e nada de assunto serio, tudo cor-de-rosa. É um clube para auto-admiradores. Voce tem toda a razao quando diz que nao há vida inteligente no FB. N'ao há.

    ResponderExcluir