quinta-feira, 23 de maio de 2013

“As vivências de Valquírio Rosa de Araújo na Escola Latino-America de Medicina - Havana/Cuba”

O post desse rapaz é de estarrecer por vários motivos. O que salta mais aos olhos é sua inimizade com o português, é óbvio. Como é que um sujeito sai do Ensino Médio sem saber escrever? Bom, mas isso é o de menos porque a sua vocação para idiota é muito mais importante. Diz ele que “a (sic) dois meses estamos comendo 5 bolachas um copo de café pela manhã, uma concha de arroz e um pedaço de abobora e uma concha de feijão meio dia, um pãozinho de 30g e um pouquinho de iogurte a noite”, que tem “uma hora de internet ao mês”, “poucos livros didáticos” disponíveis, que “passar o fim de semana fora estudando, o custo é alto (transporte e aluguel) porque é em dólar” e “ajuda de 11,00 reais por mês”. Apesar disso tudo ele curte horrores porque em Cuba “a cada dia, tiramos uma grande lição de vida” e porque é “representante político da delegação brasileira”.

Mas o pior é o final, onde ele pede dinheiro ao pai porque “agora é importante aproveitar da situação de está (sic) no governo de Brotas a frente da prefeitura e com um bom numero de vereadores”, justificando o pedido sob o argumento que a sociedade de Brotas de Macaúbas vai lucrar muito com seu diploma, “uma vês (sic) em que ganhará um jovem médico e um político com uma formação internacional no campo socialista”.

Imaginem o que vai sair disso - se é que ainda não saiu, porque o post é de 2009: um analfabeto funcional, socialista, subnutrido e médico nas coxas.

Tem mais para se estarrecer. Divirtam-se (ou lamentem).

“As vivências de Valquírio Rosa de Araújo na Escola Latino-America de Medicina - Havana/Cuba”

Ciudad de La Habana, Cuba, Julio de dos mil nueve.

“Muitos dirão que sou aventureiro, e sou mesmo. Más de um tipo diferente daquele que dão a sua própria vida para demonstrar suas verdades.” Ernesto Che Guevara.

Companheiros, um forte abraço a todos.

É com um prazer enorme que escrevo estas linhas de minha simples história nas condições em que hoje me encontro estudante de medicina em Cuba. Venho apresentar meus resultados nestes cinco meses de estudos aqui em este País cheio de grandes contrastes, de onde a cada dia, tiramos uma grande lição de vida.

Companheiros esta primeira etapa chegou ao final. Foram dias difíceis, um processo de adaptação intenso, passei por grandes testes e muitas vezes pensei que não iria suportar. Sempre que estava diante de uma grande dificuldade, eu olhava para o projeto, fechava meus olhos e imaginava o dia em que me graduará médico, e estiver em Brotas de Macaúbas, minha terra natal, podendo salvar vidas, ajudando a tornar a vida do povo brotense um pouco melhor. Lembrava também da grande confiança que meus companheiros do Partido dos Trabalhadores depositaram em minha capacidade, e que teria que mostrar que não estavam errados.

Hoje recebi das mãos da diretora do Pré Médico, Dra Maritza, meus resultados, o recorrido de notas, e minha classificação. Para fazer um análises justo antes é importante saber que hoje somos um total de 101 brasileiros no mesmo curso de pré médico, dentre estes existem uns oito que vêm do 4 o 6 semestre de medicina no Brasil, outros são enfermeiros formados o cursavam enfermagem, outros estavam cursando odontologia, a grande maioria, eu falo de cerca de 70 a 80 alunos, são de família classe “média alta” o classe “alta” entre eles posso citar o filho do senador João Pedro do PT (Amazonas), o neto do ex-presidente do Brasil João Goulart, e filhos de empresários de Brasília e outras capitais, gente que estava a 3 o 4 anos fazendo cursinho pré vestibular, por fim uma pequena parte onde eu me enquadro de pessoas pobres que não tiveram acesso a estas ferramentas de educação e que estão aqui com o objetivo de estudar reconhecendo suas limitações e dificuldades. Meu esforço fez com que obtivesse os seguintes resultados: 50 melhor qualificado em recorrido de notas, 10 brasileiro em assistência nas classes, 10 em participação política, com um prêmio destacado na jornada cientifica na cátedra de história 20 melhor de toda a ELAM, onde apresentei um trabalho sobre a história do movimento estudantil (UNE) na sociedade brasileira.

Minha professora guia Yisenia, junto com o professor de MGI (medicina geral integral) Raul Rodrigues, e a professora Marylin Dias de Bioquímica me convidaram para ser monitor, ou seja, ser um aluno ajudante. Este convite se deve por meu bom desempenho nas aulas, minha forma de expressar e esforço reconhecido por todos os professores, e também o carinho e respeito que adquiri de todos os outros brasileiros, fui citado como a pessoa ideal para ser monitor e poder ajudar os alunos que possivelmente terão dificuldades.

Outra coisa importante é informar que hoje sou representante político da delegação brasileira, assumindo um cargo em uma importante organização política que se chama ABEMEC (Associação brasileiros de Estudantes de Medicina em Cuba) sou secretário de Comunicação eleito por 86 votos dos 101 brasileiros do pré médico, e tenho uma relação forte com toda estrutura política da faculdade, da reitoria até os guardas. Hoje inclusive muitas pessoas falam o que seria da ELAM se tivesse 2 o mais brotense aqui porque com apenas um a escola está se transformando.

Bem companheiros, acho que em esta etapa através dos resultados alcançados posso dizer que estou cumprindo com minhas expectativas e espero que com a de vocês também. Porem não será fácil manter este rendimento nos estudos e este nível de resultados no processo de formação política que é um fator a parte da carga horária da escola, por diversos fatores que posso citar alguns:

  • ·         Aumento de conteúdo de estudo. A partir de 10 de setembro começa a bioquímica, a anatomia, histologia, patologia, em fim as “morfos”, matéria diretamente relacionada a conhecimento do organismo humano, que será a essência de minha carreira médica.
  • ·         A falta de estrutura adequada para estudos individuais. (temos os melhores professores, todavia falta dinheiro para estrutura física adequada para 4.700 alunos, cuba e um país pobre e faz milagres), e aqui só se sai bem aqueles que cria uma estrutura de estudo individual ou coletiva com alternativas de locais isolados da faculdade, como aluguel de casas para ter condições ambientes adequadas para estudar.
  • ·         Condição de pesquisa, e estudos complementários. (a escola gasta muito dinheiro por mês para nos garantir uma hora de internet ao mês por aluno, o que não é suficiente para fazermos nossas pesquisas e desenvolver nossos trabalhos, também conta com poucos livros didáticos, pois alunos de anos anteriores não devolverão ou não cuidarão bem dos livros recebidos, hoje temos que fazer pesquisas em outras bibliografias, sair até o centro de havana passar o fim de semana fora estudando, o custo é alto (transporte e aluguel) porque é em dólar).
  • ·         Crise financeira o país está diretamente afetado com a crise mundial e algumas coisas que o governo cubano nos garantia como “aseio pessoal” e “estipêndio” ajuda de 100 pesos cubanos (é 11,00 reais por mês, é o valor de 3 passagens de maquina da escola a havana) por conta da crise foi cortado por tempo indeterminado.
  • ·         A comida está pouca (Cuba é um exemplo porque aqui todos tem direitos iguais, com relação a alimentação e saúde por exemplo, o que o país tem é dividido em parte iguais para todas as pessoas, o problema agora é a falta de alimentos porque para garantir que todos tem acesso a mesma quantidade toca muito pouco, ( a dois meses estamos comendo 5 bolachas um copo de café pela manhã, uma concha de arroz e um pedaço de abobora e uma concha de feijão meio dia, um pãozinho de 30g e um pouquinho de iogurte a noite).
  • ·         Influencia do vírus (A H1 N1) gripe Porcina, e outras enfermidades estão circulando pelo país e as autoridades estão com suas atenções voltadas a este fator o que é prioridade.
  • ·         Crise energética cuba é movida através de grandes geradores a diesel, o país está com grandes dificuldades de petróleo e esta havendo racionamento de energia para garantir que não falte energia por um período de tempo grande.
  • ·         Turismo em baixa, cuba é um país turístico hoje cerca de 80% da economia é gerada pelo turismo, e em este período de ciclones e furações o turismo está em baixa e falta dinheiro (o turismo faz com que o custo de vida aqui seja muito alto para estrangeiros porque todos tentam te explorar pensando que tu és rico).


Por fim para que meus resultados até agora fossem satisfatório eu tive que usar um pouco de dinheiro que sei que muito de vocês me enviaram, que meu pai com todo esforço do mundo me mandou, foi investido em alternativas para contornar estas e outras situações. Portanto agora é importante aproveitar da situação de está no governo de Brotas a frente da prefeitura e com um bom numero de vereadores, pensar em uma alternativa para me dar um suporte financeiro neste período (gostaria de lembrar que minha formação representa uma vitoria de Brotas porque eu ganho porém a sociedade de brotas também, uma vês em que ganhará um jovem médico e um político com uma formação internacional no campo socialista).

Sei que até agora todos tem feito muito para me ajudar, porem companheiros peço um pouco mais. As dificuldades de está estudando em um país estrangeiro, em um país “solidário” porem pobre, que passa por situações muito especiais é necessários esforços muito grandes para sair vencedor. Estou determinado a se for necessário ter que comer apenas uma vês por dia, dormir 2 horas, passar os seis anos sem ir ao Brasil, e muitos outras coisas por minha formação, e garanto que o farei, porque o objetivo, é ser mais que um medico é está entre os melhores já formados em cuba, e para isso necessito que vocês me ajudem.

Não quero nada de graça, pois sei que quando estiver trabalhando terei um bom salário, quero que o Partido, ou a Prefeitura, um deputado, o qualquer que seja a via me garanta uma quantidade de dinheiro por mês para que possa sobreviver contornar problemas (que só quem está aqui pode saber do que me refiro), e assumindo o compromisso de devolver este dinheiro depois que estiver trabalhando (não quero representar um gasto e sim um investimento). Desde quando eu saí do Brasil já havia uma proposta de um contrato não sei algo parecido, gostaria que voltasse a discutir o assunto e aguardo com muita esperança a resposta, acho que com um pouco de esforço de todos é possível. Um forte abraço a todos.

Às vezes se possível liguem, falar com um amigo ajuda a superar as dificuldades. (00xx53 [etc])

“Ser culto é a única forma do ser humano ser verdadeiramente livre.” José Martí.

3 comentários:

  1. Ele não tentou uma faculdade no Brasil? Ou tentou e não passou? E Cuba foia resposta? Com estas condições? Está aprendendo o que? Medicina é que não deve ser.

    ResponderExcluir
  2. http://www.tvi24.iol.pt/503/sociedade/medicos-medicos-brasil-ordem-dos-medicos-brasil-referendo-tvi24/1452752-4071.html

    O governo petista quer medicos ibericos trabalhando em "buracos" esquecidos por Deus. As condicoes sao atrozes e parados no tempo. Os buracos parecem Portugal na decada de 20.
    Arrepiante, vi o video ontem dos locais para onde irao os profissionais de medicina ibericos. Que horror.

    ResponderExcluir
  3. ANALFABETO É POUCO!

    AFEEEEEEE

    ResponderExcluir