quarta-feira, 15 de maio de 2013

Os peitos polêmicos de Angelina Jolie


E madame Angelina Jolie, que resolveu inventar a mastectomia preventiva? Sei não, mas isso ainda vai dar muito pano para manga.

Ainda não digeri bem a coisa, mas me parece, a princípio, extremamente radical, se bem que com as técnicas de reconstituição plástica que existem hoje, a operação toda deve ter o efeito de um simples implante de silicone nos seios.

O problema é mais de ordem filosófica do que plástica. Primeiro, a estatística de 87% de chances dela desenvolver um câncer de mama, foi baseada em quê, além da análise do DNA? Como diria Delfin Neto, as estatísticas podem ser precisas, mas a interpretação delas é que é o busílis. Um sujeito com a cabeça dentro de um forno ligado e os pés em um freezer estatisticamente tem uma média de temperatura corporal ideal, mas na prática ele vai morrer.

Depois, será que não há nenhum outro tipo de prevenção que não seja tão radical? Se a moda pega vamos ter um bando de gente indiscriminadamente mutilada andando pelas ruas. Digo indiscriminadamente porque todo mundo sabe que a medicina hoje é um grande negócio onde o que menos importa é a dignidade do paciente, em detrimento da fama e dinheiro dos médicos.

Espanta também o aparente atraso médico no que diz respeito ao combate ao câncer quando outros ramos da medicina evoluem tanto, principalmente e sintomaticamente os ramos que lidam com a vaidade das pessoas, como a dermatologia, cosmetologia e a cirurgia plástica, o que por si só já é uma evidência que a prática médica virou comércio.

Enfim, vamos esperar para ver o que diz o mundo sobre a decisão da Angelina.

6 comentários:

  1. Ha duas decadas,uma inglesa cuja a mae, duar irmas, tias e avo morreram devido a cancer da mama, lutou na justica para conseguir a mastectomia. Levantou muita polemica.
    Nao sei o desfecho do caso.
    Quando e o dinheiro do contribuinte a questao se torna mais complexa. Por outro lado aqui na Europa a mamografia esta a disposicao de todas as mulheres. O SNS manda um convite para fazer mamografia todos os anos.
    Quando o historico da paciente e pleno de cancer na familia, eu posso entender.
    Quantona Jolie, ela pagou tudo do bolso dela e certamente ja tera um belo e perfeito par de seios sanos.
    Aqui nao existe o risco dos medicos fazerem a mastectomia assim como assim, ja no Brasil ...
    Vc tem razao,

    ResponderExcluir
  2. Ha outro detalhe importante, o que foi certo no caso Jolie nao significa que sera para outras mulheres.

    ResponderExcluir
  3. E mais um detalhe, a vida e o corpo sao dela e ela faz o que quiser hehehehhehehe

    ResponderExcluir
  4. Hehehehehe
    Exatamente, o corpo e dela e o dinheiro tambem. Agora ela que seja ainda mais humana e distribua dinheiro para aquelas mulheres que vivem nas favelas, nos bairros de lata e embaixo de pontes, pois o cancer nao e seletivo e nao consulta declaracoes de impsto de renda.
    As mulheres que podem certamente depois da declaracao da Jolie certamente compraram uns anos mais de vida e quanto as outras? Bem certamnte continuarao a sonhar em ser a bela Jolie.
    Afffff!!!!! Comeco a acreditar que ela deveria ter calado.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que ela fez certo em fazer, pois acompanhou a doença da mãe e é sempre muito melhor fazer uma cirurgia preventiva do que uma de emergência. E também acertou ao tornar público, porque esse é um drama que aflige muitas mulheres e ela passou força a muitas que podem estar tendo de fazer obrigadas para se salvarem. Não há maneira melhor de ser bonita do que estando VIVA!

    ResponderExcluir