quinta-feira, 16 de maio de 2013

Bolivarianismo faz tanta cagada que acaba deixando o povo sem papel higiênico


Para variar, a minha conexão está uma bosta, mas vamos lá porque felizmente (ou infelizmente, sei lá) tem coisa para rir, e é da desgraça alheia, pelo menos enquanto nós, brasileiros, ainda não estamos definitivamente bolivarianizados - não demora muito e a gente chega lá.

A piada pronta de hoje vem lá do país do ex-presidente que virou “pajarito” onde o déspota do momento - não sem antes inaugurar um mausoléu de 140 milhões de dólares para  Simon Bolivar - anunciou ter importado 50 milhões de rolos de papel higiênico, há meses em falta na Venezuela - assim como o açúcar, a farinha, o óleo e a vergonha nas fuças.

Como se não bastasse o disparate do povo venezuelano ter problemas para limpar suas bundas vivendo em um país que tem o maior volume de reservas de petróleo cru do mundo* (eu falei “cru do mundo”, mas é pena que Chávez a transformou em “cu do mundo”, e sem papel higiênico...), o ministro do Comércio daquela espelunca que se chama governo justificou a falta de papel como um “aumento exagerado na demanda motivado por uma campanha midiática gerada nos últimos meses com intenções de desestabilizar o país”. E eu que não sabia que campanhas midiáticas dão caganeira...

Como diria Karl Kraus, “certas épocas não podem ser satirizadas, pois são satíricas em si mesmas e, nelas, a piada é indiscernível da realidade”. Simplesmente não há o que comentar sobre essa situação e muito menos sobre a justificativa do ministro. Só posso deixar aqui uma sugestão aos venezuelanos: façam como seu companheiros de infortúlio, os cubanos, que costumam esgotar as edições do Granma, o único jornal da ilha, quando falta papel higiênico. E façam mais: usem a constituição elaborada por Chávez, afinal ela tem 350 artigos e, em formato A4 dá 74 páginas ou 37 folhas. Já é um adianto, além da possibilidade dos venezuelanos descobrirem a legítima função daquele besteirol.

* Segundo o relatório anual da Organização do Países Exportadores de Petróleo (Opep), divulgado em setembro passado, a Venezuela ultrapassou a Arábia Saudita em volume de reservas de petróleo cru. Com 296,5 bilhões de barris em seu solo, a Venezuela torna-se o número um no ranking dos países com maiores reservas de petróleo, posto ocupado tradicionalmente pela Arábia Saudita, que caiu para o segundo lugar, com 264,5 bilhões de barris.

2 comentários:

  1. Nao da para limpar o fiote com petroleo penso eu. Que plantem ortigas.
    E mesmo triste, nao podem comer petroleo, portanto nao irao precisar limpar nada.
    Sao grandes os imbecis bolivarianos, veem na Coreia do Norte um simbolo e um incentivo. Por la ate canibalismo dizem existir.

    ResponderExcluir
  2. Por outro lado poderao usar as folhas do livro daconstituicao bolivariana. Somente os militantes certamente terao acesso a tao precioso documento.

    ResponderExcluir