sábado, 16 de novembro de 2013

Para que servem as cotas raciais

Você é negro e tem um filho? Se é, tudo bem, se não, imagine-se um.

O que você faria se, ao cobrar um melhor rendimento do seu filho na escola, ele argumentasse que não precisava estudar porque, mais cedo ou mais tarde, ele iria conseguir tudo na vida - faculdade, emprego público e até ser deputado - pelo sistema de cotas, mesmo sendo uma toupeira?

4 comentários:

  1. Muito provavelmente o pai nunca iria cobrar coisa alguma do filho. Pense nisso.

    ResponderExcluir
  2. Cobra sim, Theresa. Conheço muita gente que, apesar de origem humilde, tem valores morais até melhores que os nossos. Isso independe de raça ou de situação social. A proporção de delinquentes parece muito maior porque, infelizmente, só eles são notícia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aliás, se me permite, a quantidade de "maus e bons" cidadãos é igual em qualquer parte do mundo, da Bélgica ao Afeganistão. A diferença é que em países civilizados a fiscalização é severa, a justiça é justa e ágil e a cana é dura, o que obriga o mau caráter a pensar dez vezes antes de delinquir.

      Alguém tem dúvidas que com esse banana que foi eleito prefeito de NY acriminalidade vai subir horrores?

      Excluir
  3. Sem qualquer sombra de duvidas que existe gente humilde com moral, nunca duvidei, as minhas duvidas nao englobam as pessoas humildes, brancas ou negras, redondas ou quadradas. Conheco bem o eleitorado. Certissimo Ricardo,nao existe lugar no mundo onde o numero de pessoas decentes e boas seja o total.
    A mentalidade é a roda da carroca.
    Pensando sobre o pai do menino ficticio, cheguei a conclusao de que o pai nao cobraria porque a mentalidade de tirar proveito de tudo e enganar a todos ou passar a perna no "estado" nao sabendo que eles proprios sao o estado é um esporte muito praticado no Brasil. Aqui tambem tem os que tentam passar a perna no estado, alguns conseguem, necessitam de advogados e juristas que conhecem bem as portas e as janelas da lei e assim podem sempre encontrar uma saída.
    Continuo a crer que a maioria dos pais nao cobram e nao cobrarao muito dos filhos.
    NO teu meio social suponho que os pais sentam com os filhos quando estes tem algum problema na escola por exemplo, ou querem saber todas as licoes que terao de fazer etc, etc.
    Voce e muitos outros podem ajudar os filhos com os deveres e as duvidas, mas a maioria do povo brasileiro nao pode, pois sabemos da mazela da analfabetizacao e a falta do habito de ler nao alarga o conhecimento geral de ninguem, a literacia é essencial para um desenvolvimento intelectual, nao incluir revistas como aquelas do meu tempo, tipo Capricho etc, etc.
    Literatura que porte conteudo e abra os horizontes é a uma necessidade, mas tera que ser bem-vinda ao contrario nao havera o minimo de interesse.

    Nao sei muito sobre a cirminalidade em NY, sei que é muito menor que em Chicago e que durante os ultimos anos a criminalidade em NY baixou substancialmente, pelo menos é o que ouvi na CNN tempos atrás.

    ResponderExcluir